TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ser social

Por:   •  10/9/2015  •  Resenha  •  279 Palavras (2 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 2

ATRIBUIÇÕES ACERCA DO HOMEM COMO SER SOCIAL, ATIVO E HISTÓRICO

O homem é visto como ser social, ativo e histórico que estabelece relações com outros homens. Essas relações vão surgindo de acordo com o desejo de atender aos seus interesses próprios e suas relações grupais.

Surgiu na década de 80 o movimento de avaliação critica quanto ao trabalho do psicólogo escolar levando em conta a dinâmica de intervenção inserido nesse contexto, detectando problemas relacionados a aprendizagem, visto que esse problema envolve muitas questões, onde as mesmas precisam ser avaliadas no sentido sócio-histórico .

Antes o modelo clinico, era tido de maneira restrita, com o rompimento do mesmo, as questões de problemas relacionados ao comportamento e trabalhos educativos que seriam de obrigação do professor, foram atribuídas separadamente a cada profissional especifico, garantindo o devido espaço ao profissional Psicólogo , apto a utilizar de seus conhecimentos de forma mais especifica e eficaz para contribuir no desenvolvimento educacional, possibilitando um avanço na realidade existente.

A psicologia adquiriu seu status científico em 1879 com a inauguração do Laboratório de Psicologia em Leipzig, na Alemanha, por Wilhelm Wundt. Este médico, fisiologista, interessava-se por desenvolver estudos sobre a psicofisiologia dos processos mentais, ou seja, sobre os processos elementares da consciência.

O importante é que o psicólogo dentro da escola se integre a equipe escolar e pedagógica , discutindo as políticas educacionais inseridas, produzindo junto com a gestão formas de relações democráticas dento do âmbito educacional, discutindo questões que envolvam relações sociais e pessoais interligadas a escola, família,professores,alunos , funcionários e a sociedade, analisando questões relevantes a atuação quanto as soluções problemáticas escolares que envolvam todo a realidade educacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (40 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com