TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Significados do Envelhecimento Ativo Para idosos: Contribuições da Psicologia

Por:   •  14/9/2020  •  Projeto de pesquisa  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

FACULDADE ESTÁCIO DE MACAPÁ[pic 3]

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO E DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

MARIA GRACIETE COELHO MOREIRA

FORTE DE MACAPÁ: PONTO HISTÓRICO A PRESERVAR.

MACAPÁ-AP

2020

FACULDADE ESTÁCIO DE MACAPÁ

MARIA GRACIETE COELHO MOREIRA

FORTE DE MACAPÁ: PONTO HISTÓRICO A PRESERVAR.

Projeto de pesquisa do Curso de Pós-graduação Lato Sensu da Faculdade Estácio de Macapá, como requisito avaliativo para a conclusão do Docência do Ensino Superior.

Orientadora: Prof. Dr. Dagoberto

MACAPÁ-AP

2020

RESUMO

Palavras-chave:

  1. INTRODUÇÃO
  1. JUSTIFICATIVA

Em 1764 a construção da Fortaleza de São José de Macapá (FSJM) é iniciada, o imponente monumento tem a fundamental importância para o desenvolvimento da Vila e posterior a consolidação da cidade de Macapá, como é enfatizado por CANTO (2011). Nesse sentido, o ponto histórico urbanístico é de grande relevância para história política, econômica e social do estado do Amapá.

Tendo em vistas a importância histórica desse monumento para o estado bem como, sua influência para a comunidade o curso psicologia propõem-se desenvolver uma atividade com visitas técnicas, fórum de discursos e palestras feitas pelos acadêmicas de Psicologia ao entorno do monumento com objetivo de discutir junto a sociedade e aos acadêmicos a respeito  da história do forte e suas influências. Além, disso, também prevê, uma pesquisa aplicada Interdisciplinar em que os acadêmicos serão divididos em células de estudo para que assim possam contribuir de forma ampliada novos saberes.

Portanto, esse projeto de extensão, apresenta uma relevância para toda a comunidade sobre a história do Amapá tais como: Preservação cultural, onde pode se destacar a arquitetura com seu belíssimo projeto arquitetônico, a sociologia mostra a importância do forte para a formação de cidade e identidade de população local, ciência ambiental com seus inúmeros projetos de preservação do meio ambiente. Essas informações obtidas na visita ao forte poderão ampliar aos acadêmicos, a história do Amapá e para toda sociedade amapaense as contribuições que a Fortaleza de São José de Macapá pode proporcionar para acrescentar nos conhecimentos.

 

3. OBJETIVOS

3.1. PRIMÁRIO

 – Discutir a importância da fortaleza de São José, agregando valores científicos que possam contribuir de forma ampliada para novos saberes.

3.2. SECUNDÁRIO

– Conhecer os fatos histórico do forte para o estado do Amapá

– Ressaltar valores científicos que atribua novos saberes ao monumento.

– Relacionar valores científicos aos fatos históricos e sua importância para sociedade.

O PERÍODO POMBALINO E A FUNDAÇÃO DA VILA DE SÃO JOSÉ DE MACAPÁ

Segundo Camilo (2009), o Marques de Pombal, ministro e déspota esclarecido, ao enviar e nomear seu legitimo irmão como governador geral do estado do Grão-Pará e Maranhão (1751), tratou de organizar os negócios na colônia e promover as bases de militarização e povoamento das regiões ameaçadas.

Para Ravena (1999), os principais ingredientes dessa alquimia de conquista e povoamento lusitano ultramarino estavam no planejamento e no improviso. Este último foi perceptível desde a chegada dos primeiros 432 açorianos (1751) para a fundação da Vila de Macapá. A falta de dinheiro para os transportes e para a alimentação dessa gente em Belém se fez como exemplo claro de improvisação. Nesse sentido, a vila de São José de Macapá estava sendo preparada para ser fundada e obedecer à lógica comportamental do processo de militarização – fortificações – capazes de oferecer segurança às possessões territoriais portuguesas na Amazônia colonial (CAMILO, 2009).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (92.9 Kb)   docx (29 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com