TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saúde e Envelhecimento Ativo

Por:   •  31/5/2018  •  Artigo  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 2

Saúde e Envelhecimento Ativo

Ao abordar o tema Envelhecimento Ativo, convém antes, descrever o envelhecimento nas suas várias dimensões e referir os fatores que a podem influenciar.

O envelhecimento é definido como um processo de diminuição orgânica e funcional, não decorrente de doença, e que acontece inevitavelmente com o passar do tempo, portanto compões um processo natural influenciada pelos agravos à saúde e estilo de vida.

Quando se fala no envelhecimento, há que a dividir em três dimensões: a biológica, a cronológica e a social.

A dimensão cronologia tem haver com o número de anos vividos, por exemplo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma pessoa idosa é aquela que tenha 60 anos ou mais, e essa é uma realidade que não pode ser alterada. No entanto, quando se fala na dimensão biológica, esta, está relacionada com as alterações estruturais e funcionais, que pode sofrer influências de fatores externos. Por essa razão, a idade biológica nem sempre coincide com o avanço cronológico e com a perda social.

A OMS define o Envelhecimento ativo como o processo de otimização das oportunidades para a saúde, participação e segurança, para melhorar a qualidade de vida das pessoas à medida que envelhecem. Esse conceito de Envelhecimento Ativo procura transmitir uma mensagem mais abrangente do que envelhecimento saudável, e reconhecer, que alem da idade e dos cuidados com a saúde, muitos outros fatores individuais, familiares, sociais, ambientais, climatéricos, de desenvolvimento de conflito, influenciam e determinam o modo com os indivíduos e as populações envelhecem.

Por outras palavras, a promoção da saúde, através da atividade física regular, de uma atividade mental estimulante, uma alimentação saudável, com pouco sal, sem abuso de bebidas alcoólicas ou outras substâncias nocivas, e sem tabaco, conjuntamente com uma vida afetiva e de relações sociais equilibrada, fraterna, caridosa e satisfatória, e de uma gestão do estresse da vida diária, faz ganhar anos à vida e qualidade de vida para os anos que se seguem.

Sendo assim, o Envelhecimento Ativo, é manter uma atividade física regular e adaptada ao estado de saúde, mas também deve passar por atividades que estimulam as capacidades mensais, cognitivas e sociais   como a leitura, treinos de memória, aprendizagem de novos conhecimentos, atividades manuais, o convívio com pessoas de outras gerações, participação em atividades de grupo, conhecimento de novos lugares e trabalho voluntário.

O que se pretende é que a pessoa idosa, além de ter uma boa condição física, mental e cognitiva, possa também desenvolver o sentido de pertença a uma comunidade, o sentimento de ajuda e de se sentir útil, traduzindo-se em mais saúde, mais funcionalidade, mais autoestima e mais qualidade de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (30.6 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com