TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS EM IDOSOS, ENVELHECIMENTO ATIVO E A INSERÇÃO DO IDOSO EM MEIO AOS JOVENS Fernando de Oliveira Lima

Por:   •  23/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  971 Palavras (4 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE - CCBS

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DO DESPORTO – DEFD

PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS EM IDOSOS, ENVELHECIMENTO ATIVO E A INSERÇÃO DO IDOSO EM MEIO AOS JOVENS

  • Fernando de Oliveira Lima
  • Frederico Machado Santos
  • Guilherme Oliveira Câmara
  • João Gabriel Prates Mesquita
  • Robert Wagner Ruas Oliveira

MONTES CLAROS – MG

MARÇO/2018

  1. INTRODUÇÃO

Cada vez mais a população idosa vem crescendo, e junto a ela, houve um crescente aumento na busca de práticas de atividades físicas, não somente entre jovens e adultos, mas também na população da terceira idade. Essa busca se dá pelo maior conhecimento sobre como as atividades físicas beneficiam a nossa saúde, isso deve principalmente pelo aumento desse tema nas mídias, que hoje são muito mais acessíveis.

A atividade física na terceira idade, também carrega um papel a mais além dos benefícios a saúde, o fator de envelhecimento ativo na sociedade é de suma importância para as pessoas nessa faixa etária. “De fato, as evidências de que vida fisicamente ativa pode contribuir para a melhoria das funções físicas, mentais e sociais da pessoa que envelhece acumulam-se, podendo-se mesmo afirmar que são fartas.” (FARINATTI, P. 2016, p.721). Essas práticas podem estar diretamente ligadas e serem feitas no momento de lazer da população idosa, e essas práticas como lazer são as maiores contribuintes para a inserção dos idosos a uma melhor vida social.

1.1 OBJETIVO

Evidenciar os benefícios das práticas de atividades físicas na população da terceira idade, inserir socialmente a população da terceira idade em meio aos jovens e interligar essas práticas ao momento de lazer dos mesmos.

1.2 JUSTIFICATIVA

A prática de atividades físicas beneficiam de diversas maneiras o bem-estar e saúde das pessoas, e no âmbito da população da terceira idade, é notório que essas práticas apresentam algo além de somente saúde e bem-estar. Essa praticas auxiliam de outras maneiras para um melhor envelhecimento.

2.METODOLOGIA

2.1 TIPOS DE PESQUISA

  • Fichas de avaliação
  • Questionários
  • Relatórios de desenvolvimento

Realizada sob pesquisa qualitativa, longitudinal e comparativa.

2.2 POPULAÇÃO

Conjunto de idosos relativamente com a mesma faixa etária, todos com limitações físicas e que buscam melhorar a saúde e o bem estar físico. E jovens com relativamente a mesma faixa etária.

2.3AMOSTRA

De 50 a 100 idosos, 65 do sexo feminino e 45 do sexo masculino. A faixa etária varia de 60 a 85 anos. As características mais comum entre eles são a falta de flexibilidade e pouca coordenação motora. 30 jovens, sendo 15 do sexo masculino e 15 do sexo feminino, na faixa etária de 18 a 24 anos.

2.4 INSTRUMENTO

Serão utilizados como instrumentos fichas de avaliação, questionários sobre a prática de atividades físicas de cada participante, relatórios de comparação do período que começou a realizar as atividades até a finalização de todo o processo.

2.5 PROCEDIMENTO DE COLETA DE DADOS

Serão realizadas em uma praça da cidade, e com uma tenda para a avaliação dos participantes. Todos deverão se identificar com documento original com foto, e apresentar um exame médico que permite a prática das atividades. Só assim serão inscritos no programa de saúde.

2.6 ÉTICA DA PESQUISA

Os cuidados éticos respeitam as normas da RESOLUÇÃO  466 do CNS, especificamente no 3.1. Que diz respeito a todos os participantes de eventual atividade na área da saúde reconhecendo a vulnerabilidade e permanência, ou não, na pesquisa por intermédio de manifestação expressa, livre e esclarecida.

O ENVELHECIMENTO ATIVO

“Envelhecimento ativo é o processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas.’’ (OPAS, 2005).

PROJETO IDOSO ATIVO

Desenvolver práticas que insiram o idoso socialmente nas atividades físicas, com intuito de melhorar a sua saúde e bem-estar em geral.

ATIVIDADES

Atividade 1 :Caminhadas coletivas entre pessoas de diversas faixas etárias

Essa prática tem como principal objetivo oferecer uma integração de pessoas de faixas etárias diferentes, promovendo uma comunicação, que, dificilmente seria possível fora desse contexto, e promover a prática de um exercício aeróbico que oferta diversos benefícios para a saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (220 Kb)   docx (122.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com