TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema De Informações Gerenciais

Projeto de pesquisa: Sistema De Informações Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.268 Palavras (10 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 10

INSTITUTO METROPOLITANDO DE ENSINO – IME

FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS – FAMETRO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

MANAUS - AM

2014

SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

MANAUS - AM

2014

INTRODUÇÃO

TEMA 1: A Ética No Ambiente Organizacional

Um olhar retrospectivo sobre as organizações públicas mostra-nos que elas têm desempenhado um papel absolutamente crucial como estruturas organizadoras da sociedade. Elas constituem-se como uma âncora de solidificação e sustentabilidade da atividade governativa e administrativa. É no interior das organizações que queremos centrar esta apresentação, que tem como objetivo, em primeiro lugar, a par da mudança que as organizações têm vindo a sofrer, refletir e alertar para uma nova ética, oriunda das disfunções organizacionais, provocadas, na maioria dos casos e, entre múltiplos fatores, pela diversidade e crescente dos processos de trabalho que se têm vindo a instalar nas modernas organizações públicas.

A natureza e dimensão das questões éticas diferem de organização para organização, na exata medida, das diferenças, e natureza organizacional que elas assumem. E, em segundo lugar, discutir o papel que a ética pode ter, como instrumento prático, entre outros fatores, na regulação, transparência, confiança e na relação que se estabelece entre responsabilidade organizacional e individual e o fato de ser colaborador no exercício de funções públicas numa organização que tem como objetivo a prossecução do “interesse público”. Conscientes da ambiguidade que pode resultar deste conceito, tanto quanto possível, no decorrer desta reflexão, tendo em conta a sua natureza dinâmica, difícil de definir e delimitar. No entanto, tentaremos uma aproximação no contexto e enquadramento do conteúdo desta comunicação. E por fim analisaremos e proporemos, a ética aplicada às organizações como um instrumento de gestão na prossecução do “interesse público”, destacando o papel singular que as organizações públicas

TEMA 2: Resíduos Líquidos

Com o grande desenvolvimento industrial, a contaminação das águas e os problemas ambientais têm se tornado cada vez mais constantes, levando as empresas a aplicarem novas tecnologias e se tornarem mais rígidas com seus descartes de efluentes. Entre esses problemas o que mais preocupa é a contaminação das águas por efluentes industriais. Diante destes aspectos, este artigo mostrará que a descarga de efluentes não tratados nos rios, lagos e solo contribuem para a poluição do nosso meio ambiente, e ainda abordará a fiscalização e o monitoramento dos sistemas de tratamento acompanhando as características físicas, químicas e biológicas para que esses problemas sejam minimizados.

A contaminação das águas tem sido um dos grandes problemas que enfrentamos na sociedade moderna. O ponto fundamental para este fim é conciliar a produção industrial com a conservação do meio ambiente que nos cerca. A eficiência industrial é o primeiro passo para a conservação do meio ambiente.

Apesar de algumas empresas terem pouca consciência ambiental, as de grande porte e com capacidade para qualificar seu tratamento, procuram melhorar seus recursos se preocupando com a qualidade ambiental.

Esse estudo deve-se ao fato de ser uma grande motivação para as indústrias na preservação do nosso meio ambiente, pois vimos que efluentes não tratados são jogados nos rios e lagos poluindo os mesmos, sem o devido tratamento.

TEMA 1

A ÉTICA NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL

Várias denominações são atribuídas e somadas ao termo ético para designar um segmento específico de estudo, ou de aplicação. Esse exagero provoca dificuldades no entendimento de algumas questões, porque também há divergências entre as concepções encontradas nos estudos disponíveis. Por sua vasta abrangência e pelas implicações que produz o assunto não se esgotaria no espaço de um artigo. O que aqui se pretende é apresentar algumas caracterizações de ética e ética organizacional que contribuam para uma reflexão mais aprofundada e sirvam para sustentar a visão da necessidade de incentivo a uma postura ética no ambiente organizacional –, com ênfase nas possibilidades de atuação dos profissionais de comunicação organizacional e relações públicas.

A ética confere um direcionamento ao agir humano, porque dispõe no imenso corpo de textos filosóficos que dela tratam os princípios que ajudam o homem exercerem sua autonomia frente a situações que exijam posicionamentos. A ética não é um roteiro, pelo contrário, o homem é livre para fazer suas escolhas a partir de princípios que regem (ou deveriam reger) o seu agir. A ética proporciona as razões para determinadas escolhas, exigindo uma reflexão a respeito dos princípios fundamentais que criticam ou legitimam o agir humano.

Se o ser humano deve agir eticamente e as organizações são formadas por pessoas, ao buscar a credibilidade empresarial é vital as organizações adotarem uma postura baseada em princípios éticos, em harmonia com os interesses dos vários públicos. À organização cabe estabelecer alguns parâmetros, para que toda a empresa busque o “agir ético” e evitar que cada indivíduo decida unicamente de acordo com o seu exclusivo interesse.

A ética ganhou destaque nas últimas décadas devido aos impactos da globalização, ao papel da imprensa, à postura da sociedade em exigir seus direitos, ao código do consumidor, às exigências estabelecidas pela governança corporativa, às exigências dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com