TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema De Informações Gerenciais

Trabalho Universitário: Sistema De Informações Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  4.594 Palavras (19 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 19

Universidade Anhanguera-UNIDERP Centro de Educação a Distância

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

MÓDULO: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

Bruno Uzeyka RA: 376845

Cecília Lopes Oss Emer RA 376849

Eládio Nereu Bloss RA: 376852

Joziane Maidana RA: 355363

Atividades Práticas Supervisionadas

Professor Interativo: Marcel Cibim

Professor Presencial: Edson Luis Ziembowicz

Santa Rosa, 04 de novembro de 2014.

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS ETAPA 1

Sistemas de informações é o processo de transformação de dados em informações. E, quando esse processo esta voltado para a geração de informações que são necessárias e utilizadas no processo decisório da empresa, diz-se que esse é um sistema de informações gerenciais (SIG). Na definição de O’BRIEN (2004, p. 6) “sistema de informação é um conjunto organizado de pessoas, hardware, software, redes de comunicações e recursos de dados que coleta, transforma e dissemina informações em uma organização”.

O executivo, em suas tarefas diárias, tem de se ajustar aos dados, pois, em geral, os dados nunca são insuficientes ou abundantes de forma absoluta; o que ocorre é a escassez de alguns dados relevantes e o excesso de outros dispensáveis.

À medida que aumenta a complexidade interna na empresa e no ambiente que ela atua, o processo de tomada de decisão tende a tornar-se, também, mais complexo. Para atender a essa situação de maneira adequada, os executivos necessitam de sistemas de informação eficientes e eficazes, que processem o grande volume de dados gerados e produzem informações validas.

Essas informações devem propiciar a identificação dos problemas e das necessidades organizacionais nos vários níveis da empresa, estratégico, tático e operacional -¬, bem como fornecer subsídios para avaliar o impacto das diversas decisões a serem tomadas.

Para começar, devemos distinguir dado de informação. Dado é qualquer elemento identificado em sua forma bruta que, por si só, não conduz à compreensão de determinado fato ou situação. Portanto, o executivo deve obter o conhecimento com base no dado transformado, o que lhe propicia um processo dinâmico ou um elemento de ação. Informação é o dado trabalhado que permite ao executivo tomar uma decisão.

Como exemplo de dados numa empresa, citam-se quantidade de produção, custo da matéria-prima, número de funcionários. A informação seria o resultado da análise desses dados, ou seja, capacidade de produção, custo de venda do produto, produtividade dos funcionários, etc. Essas informações, ao serem utilizadas pelo executivo, podem afetar ou modificar o comportamento existente na empresa, bem como o relacionamento entre as várias unidades organizacionais.

Outro aspecto a salientar é que a forma de apresentação da informação pode afetar sua utilização e, portanto, a própria utilização de um sistema para a tomada de decisão. Para tanto, são necessárias algumas considerações sobre o sistema de informações gerenciais e o uso da informática. Com referência ao uso da informática nas empresas, podem ser identificadas duas situações extremas:

» empresas em que a informática se situa como uma intrusa, causando-lhes muito mais problemas e conflitos do que as soluções esperadas;

» empresas que possuem a informática totalmente integrada a seus objetivos e que a atualizam na melhoria da eficiência, eficácia e efetividade organizacionais, bem como consideram a informação como importante ativo, não só para atividades operacionais e de controle, mas principalmente, como suporte das decisões táticas e estratégicas.

Tecnologia da informação: a TI tem uma função diferente em cada nível de maturidade da empresa. As empresas no nível inicial visem a TI como uma despesa e não como um investimento. No segundo estágio a TI passa a ser importante para a redução de custos e controle de processos. No terceiro estágio, a empresa tem uma dependência maior da TI, porém seu crescimento dentro da organização é menor que o crescimento dos negócios. No quarto estágio, a organização vê a TI como uma parceira que pode ajudar no desenvolvimento de novos negócios e melhorar os processos atuais. No quinto estágio de maturidade, a empresa encara a TI como um diferencial competitivo, tanto nos processos como na tomada de decisões.

Desta forma, é importante os agentes de TI agirem como agentes de mudança para motivar a transformação dos negócios. São algumas atividades de apoio da TI nas organizações: controlar os custos operacionais da organização, melhorar a atratividade e crescimento das relações com os clientes, aumentar a vantagem competitiva, melhorar a agilidade e flexibilidade, agregar inteligência aos produtos e serviços, introduzir inovações rapidamente, dentre outros.

A informação tem o seu papel de destaque como instrumento fundamental para garantir um processo de tomada de decisão eficaz. O aspecto essencial da informação para Arantes (1998) é o fato de ela constituir uma importante fonte de conhecimento da empresa, porem, não substituem a sabedoria e a inteligência humana; apenas auxiliam a organizar o conhecimento.

Como forma de garantir a qualidade e a confiança nas decisões tomadas é indispensável que os gestores tenham acesso a informações que contemplem o comportamento dos ambientes internos e externos, ou seja, da análise criteriosa dessas duas variáveis. A análise do ambiente interno esta relacionada aos pontos fortes e pontos fracos da empresa e é a forma pela qual a organização, depois de analisar o ambiente externo, se volta para dentro e identifica as necessidades de recursos requeridos para que possa atingir seus objetivos.

A análise externa é a maneira pela qual a organização olha o ambiente externo e identifica as oportunidades que pretende auferir. Daí, ser fundamental o acompanhamento das mudanças ocorridas no ambiente externo e a simultânea

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com