TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema De Informações Gerenciais

Trabalho Escolar: Sistema De Informações Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  1.038 Palavras (5 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 5

As empresas estão sempre tentando melhorar a eficiência de suas operações a fim de conseguir maior lucratividade. A teoria de sistemas tem sofrido evoluções ao longo do tempo e, de maneira geral, pode-se considerar que o moderno enfoque de sistemas procura desenvolverem:

Uma teoria para lidar com a amplitude e a complexidade das empresas; Uma visão interativa do todo, a qual não permite a análise em separado das partes, em virtude das intricadas ralações das partes entre si e com o todo, as quais não podem ser tratadas fora do contexto do todo. O estudo das relações entre os elementos componentes em preferência ao estudo dos elementos em si, destacando-se o processo e as possibilidades de transição, especificados em função dos seus arranjos estruturais e da sua dinâmica. Neste contexto, sistema pode ser definido como um conjunto de partes integrantes e interdependentes que, conjuntamente, forma um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função. O sistema também pode ser considerado como o núcleo central ou o foco de estudo dentro de um processo administrativo. Existem limites do sistema, dentro dos quais se analisa como o ambiente influi ou é influenciado pelo sistema considerado.

O processo é um conjunto de atividades seqüenciais que apresentam relação lógica entre si, com a finalidade de atender e, preferencialmente, suplantar as necessidades e expectativas dos clientes externos e internos da empresa. Portanto, neste caso, devem-se estabelecer processos para os sistemas e subsistemas identificados, tudo isso de forma perfeitamente interligada.

Verifica-se que os processos são decompostos em atividades, nas quais são alocadas as informações representativas do insumo básico para a decisão voltada para os resultados da empresa.

Essa questão de interligação entre as atividades – partes dos processos administrativos - e as informações é da mais elevada importância, pois as informações devem proporcionar toda a sustentação às atividades e aos processos, bem como devem ser decorrentes destes. Com referência ao que vem primeiro: a informação ou a atividade/processo, não tenha dúvidas em afirmar que deve ser a informação, desde que esta seja, efetivamente, válida para o processo decisório na empresa.

A informação é o dado trabalhado que permite ao executivo tomar decisões. Como exemplos de dados em uma empresa podem citar quantidade de produção, custo de matérias-primas, número de empregados. A informação seria o resultado da análise desses dados, ou seja, capacidade de produção, custo de venda do produto, produtividade dos funcionários, etc.

O propósito básico da informação é o de habilitar a empresa a alcançar seus objetivos pelo uso eficiente dos recursos disponíveis, nos quais se inserem pessoas, materiais, equipamentos, tecnologia, dinheiro, além da própria informação. Nesse sentido, a teoria da informação considera os problemas e as adequações do seu uso eficiente, eficaz e efetivo pelos executivos da empresa.

Gerencial é o desenvolvimento e a consolidação do processo administrativo, representado pelas funções de planejamento, organização, direção, gestão de pessoas e controle, voltado para a otimização dos recursos da empresa.

É importante apresentar o conceito de gerencial de forma inerente ao processo administrativo porque, na maior parte das vezes, os executivos se esquecem de percorrer todos os aspectos envolvidos e ficam apenas dirigindo a empresa sem qualquer sustentação administrativa, ou seja, não planejam a situação desejada nem os meios de chegar lá; não organizamos recursos para facilitar o alcance dos resultados delineados pelo planejamento e, conseqüentemente, não podem controlar e avaliar nada, pois não estabeleceram antecipadamente os resultados a serem alcançados. Existe uma grande ligação do sistema de informação gerencial com o processo de decisões a serem tomadas em empresas, é necessário um sistema de informações eficiente para uma tomada de decisão adequada em cada situação que surge no dia-a-dia empresarial.

Nesse contexto, as informações das empresas são vitais para o funcionamento das mesmas, afetam e influenciam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com