TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Toyota De Produção

Pesquisas Acadêmicas: Sistema Toyota De Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/2/2015  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2

Foi logo após a segunda guerra mundial que o Japão enfrentando uma grande falta de recursos, que o engenheiro chefe da Toyota motor campany S.R. Taiichi Ohno começou a colocar em pratica um sistema criado pelo fundador da empresa S.R. Sakichi Toyota e seu filho Kichiro Toyota. Este sistema consistia em aumentar a eficiência com continua eliminação de desperdícios.

Este procedimento confrontaria outras montadoras que produziam em massa, ao invés de produzir por exemplo cem modelos da cor branca a Toyota produzia lotes de dez veículos com cores diferentes e modelos variados. Para executar este sistema foram desenvolvidos alguns processos como o cambam que consiste na colocação de uma placa visível nas peças ou parte das peças de uma linha para indicar a entrega de uma determinada quantidade de peças, quando todas as peças se esgotassem o mesmo aviso é levado ao inicio da linha onde dar-se inicio ao circulo devendo-se assim começar a nova produção das peças, outro sistema de suma importância e o Just- in- time, que significa que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes do tempo exato da necessidade, pode se dizer que é o pilar do que a Toyota chama de produção enxuta, isto esta diretamente ligado a produção por demanda ou seja só se produzia aquilo que o mercado fosse absorver, outro sistema é o Poka yobe que tem como principio o (não custo) que por exemplo impede que a chave de ignição seja removida se o veiculo estiver em par neutro, evitando além de acidentes custos gerados pelo mau uso dos clientes.

Outro fator importante no sistema Toyota foi a automação inteligente conhecida como judoca, onde o toque humano é de fundamental relevância, onde os operários conhecem o funcionamento de varias máquinas, assim quando uma oferece alguma irregularidade imediatamente detecta-se o defeito, para o funcionamento conserta-se imediatamente e depois se estuda as causas para que não ocorra novamente.

Então podemos afirmar que os japoneses da Toyota observaram o mercado, as montadoras existentes e conseguiram desenvolver produtos com excelência na qualidade e custo reduzido, levando á pratica a frase que diz que nem sempre quem faz primeiro faz melhor, programaram sistemas de desperdícios zero, qualificaram funcionários, o que hoje chamamos de polivalentes, analisam cada processo da produção para enxugar onde for possível sem perda da qualidade.

Vem do Japão a idealização destas ideias.

(utilização)- separar o necessário do desnecessário, eliminar do espaço o que seja inútil;

(ordenação)- colocar cada coisa em seu lugar, e organizar o espaço de trabalho de forma eficaz;

(limpeza)- limpar e cuidar do ambiente de trabalho constantemente;

(autodisciplina)- aperfeiçoar e padronizar a aplicação dos vincos anteriores, incentivar esforços de aprimoramento.

Para uma compreensão geral do Sistema Toyota de Produção pode afirmar que não é impossível administrar com sabedoria, que temos que observar o que já existe e sermos criativos para desenvolver métodos que nos permitem a realização de qualquer trabalho com custo baixo e qualidade total, o mundo tem seis bilhões de consumidores esperando sempre que empresas como a Toyota campany atendam e entendam suas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com