TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de Gestão Ambiental

Por:   •  29/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.756 Palavras (16 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 16

Universidade Anhanguera – Uniderp[pic 1]

Centro de Educação a Distância

Projeto Interdisciplinar Aplicados aos Cursos Superiores de Tecnologia

Prointer II

Sistema de Gestão Ambiental (SGA)  

Michael Molon – Tutor Presencial

 

Ana Cláudia Bittencourt Fortes – 0192580495 – Tecnologia em Gestão Comercial

José Carlos Selister Walter – RA 0183587906 – Tecnologia em Gestão Financeira

Luis Henrique Roglin – 1600356968 – Tecnologia em Gestão Comercial

Sabrina Vargas Francisco – 0168571348 – Tecnologia em Gestão Comercial

Tecnólogo em Gestão Financeira

Direito Empresarial; Tecnologias de Gestão e RSMA  

Caxias do Sul, Outubro de 2015.

RESUMO

                          Este trabalho tem como objetivo apresentar um projeto experimental de um Sistema de Gestão Ambiental segundo a ISO 14001 em uma empresa do ramo de construção civil, tema central deste projeto. Os dados foram levantados e analisados sobre o ponto de vista científico, bibliográfico e prático. Foi utilizada a pesquisa descritiva (fontes primárias) e a pesquisa bibliográfica (fontes secundárias), para a elaboração deste projeto, todo o estudo foi feito com o representante da empresa, onde o mesmo foi exposto a alguns questionamentos. Após a obtenção das respostas e análise dos dados apresentados, mostrou-se a importância de um sistema de gestão ambiental, suas vantagens e uma possível certificação no futuro. A confecção deste projeto preocupou-se em mostrar a importância de um SGA em uma empresa, tendo em vista o cenário atual de desenvolvimento e expansão da construção civil na cidade de Flores da Cunha.

SUMÁRIO[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

 INTRODUÇÃO        4

  DESENVOLVIMENTO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA         5

1.1  A Gestão Ambiental Exemplo          5

1.2  Sistemas de Gestão Ambiental         5

1.3  Resíduos de Construção e Demolição – RDC Exemplo          6

1.4  Construção Civil Exemplo          6

1.  OBJETIVO GERAL          7

2.  METODOLOGIA        7

  CONCLUSÃO        11

  REFERÊNCIAS         12


INTRODUÇÃO

Ao ser levantada uma ideia de implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) segundo a norma NBR ISO 14001/96 , surge uma pergunta: por que a empresa decide realizar tal implantação? De um modo geral as pessoal possuem resistência a fatores que possam resultar em mudanças, de alguma forma tentam inibir tais ações manifestando opiniões contrárias a implantação dessas mudanças.

Nas últimas décadas as organizações voltadas a proteção do meio ambiente e a sociedade vem implementando ações que demonstram a preocupação com a qualidade do meio ambiente. Através destes órgãos de controle ambiental a sociedade tenta impor as empresas uma maior conscientização quanto aos cuidados com o meio ambiente, criando normas e leis que obrigam as empresas a cumprirem tais critérios para a obtenção da certificação.(LORA, 2000).

O conceito de sistema de gerenciamento ambiental surgiu no início da década de 1990 e foi formalizado pela British Standard Institution(BSI) na norma BS7750, a qual foi o embrião da série ISO 14000.

O grande diferencial na utilização de um Sistema de Gestão Ambiental de acordo com a NBR 14001 é a regulamentação, transformando as empresas que utilizam ou implantam este modelo de gestão. Com o mercado consumidor cada vez mais exigente obriga as empresas a implementarem inovações quanto a preocupação com o meio ambiente, para tanto num primeiro momento pode haver aumento nos custos para implantação do sistema mas com a continuidade do processo estas melhorias tornam a empresa mais competitiva nos mercados mais globalizados e preocupados com investimentos  de natureza ambiental.

A Brasile Incorporadora Ltda, fundada em Fevereiro de 2011 em apenas 04 (quatro) anos no mercado, recebeu um Troféu destaque empresarial no ramo da Construção Civil.

Frente aos dados levantados justifica-se a elaboração desse projeto com a seguinte pergunta: Qual será a importância de implantar um sistema de Gestão Ambiental em uma empresa da Construção Civil?

   

DESENVOLVIMENTO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

  1. A Gestão Ambiental Exemplo  

                     Para Seiffert (2010), o surgimento de novas normas, assim como a crescente busca por parte das empresas de uma imagem ambientalmente mais adequada, vem sendo induzido por uma mudança de hábitos de consumo, patrocinada pelo crescimento da preocupação ambiental, a qual repercute negativamente na compra de produtos provenientes de produtores identificados como ambientalmente inadequados. De acordo com (Arora e Gangopadhyay Minini2010), a mudança de hábitos do consumidor representa uma questão-chave de um elemento objetivo que despertou nas organizações o interesse pela Gestão Ambiental.

  1. Sistemas de Gestão Ambiental

                     Para Scherer (1996), a Gestão Ambiental é uma parte integrante do sistema administrativo geral da organização. A formulação de um SGA é um processo interativo e contínuo. A estrutura, responsabilidade, práticas, procedimentos, processos e recursos para a implantação de políticas , objetivos e metas ambientais podem ser coordenados em conjuntos como outros esforços de outras áreas administrativas.

Entende´se que, um Sistema de Gestão Ambiental fornece a ordem e a consistência necessária para uma organização trabalhar suas preocupações ambientais, através da alocação de recursos, atribuição de responsabilidade e avaliação contínua de suas práticas, procedimentos e processos.

                     Segundo NBR ISO 14001 (2010), Sistema de Gestão Ambiental é a parte do sistema de gestão global, que inclui estrutura organizacional, atividades de planejamento, responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos para desenvolver, implementar, atingir, analisar criticamente e manter a política ambiental. Com isso as empresas certificadas com a ISO 14001 descobriram que gerenciamento de riscos, redução de custos, desempenho ambiental melhorado, economia de energia e imagem corporativa, são alguns dos benefícios obtidos com a certificação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (256.3 Kb)   docx (103.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com