TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Integrados de Gestão

Por:   •  8/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  43 Visualizações

Página 1 de 4

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

                     Avaliação a Distância (AD1)

Unidade de aprendizagem: Sistemas Integrados de Gestão

Professora: Patrícia Meneghel

Nome do aluno: XXXX

Data: 06/04/2020

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

A primeira etapa de elaboração dessa avaliação a distância consiste na leitura do resumo de um artigo que está disponível para acesso na nossa midiateca, intitulado: “ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA ERP NA EMPRESA ENERGISA SOLUÇÕES: vantagens da implantação do sistema na percepção dos usuários”. Esse artigo está também disponível on line, no endereço: (http://revista.fagoc.br/index.php/forum/article/view/94/105). Toma-se como premissa que existia na organização um sistema NÃO integrado de gestão, utilizado até a implantação do que está citado no artigo.

Conforme se pode observar na leitura, a proposta do artigo é responder o seguinte questionamento: em que medida a implantação do sistema ERP contribuiu para a melhora dos processos da empresa Energisa Soluções na percepção dos usuários?

A partir do contexto das análises realizadas no artigo, e cujos resultados temos demonstrados em forma gráfica, reflita sobre as proposições abaixo e responda.

  1. Nosso livro didático faz a seguinte consideração (página 50): “Um ERP representa uma evolução considerável na informatização de uma empresa, pois, em vez de dispor de softwares ou soluções que operam de maneira isolada, passa-se a contar com um sistema integrado, no qual a informação flui de maneira organizada de um departamento e/ou processo para outro.” É possível observar a aplicabilidade desse fragmento no case relatado? Justifique sua resposta. (2,5 pontos)

Resposta: Para esse case não, apesar de que em alguns pontos podemos notar que o novo sistema é mais eficiente comparado ao antigo em relação a informações, chegamos a uma média de 46% de ‘desaprovações’ contra 38% de ‘aprovações’ e 16% ‘nem aprovam e nem desaprovam’ o sistema implantando. Neste caso podemos dizer que o sistema não obteve o resultado esperado.

  1. Com a implantação de um ERP, podemos ter ganhos tangíveis e não tangíveis. É possível observar esses ganhos na organização, com a utilização do sistema ERP? (2,5 pontos)

Resposta: De acordo com o texto e de modo geral, podemos concluir que o sistema ERP escolhido e implantado não foi eficiente num todo, já que apresentou falhas durante sua utilização.

A principal dificuldade encontrada na pesquisa realizada foi o pouco tempo de utilização do sistema pelos colaboradores e o mesmo estar em fase de ajustes. A pesquisa demonstra que a utilização do sistema ERP ficou mais rápida quanto a abertura de ordens de serviços e processamento de informações, o que possibilitaria um trabalho rápido e eficiente, se os colaboradores tivessem um tempo hábil de treinamento para a utilização da nova ferramenta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (197 Kb)   docx (101.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com