TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas de Informações Gerencias

Por:   •  9/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  920 Visualizações

Página 1 de 3

Sistemas de Informações Gerencias - EAD

Aula 05 e Aula 06 – Responda  (Total 1,5)

AULA 5 – FASE DO LEVANTAMENTO, ANÁLISE E ESTRUTURAÇÃO DO SIG

COMPREENSÃO ACERDA DAS FASES DO DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DO SIG

Atividade: Proporcionar ao aluno a compreensão acerca das fases do desenvolvimento e implementação do SIG. Passaremos a descrever duas relevantes: fases do levantamento e análise do SIG e fase da estruturação do SIG.

Responda:

  1. Qual a importância da fase do levantamento, análise e estruturação do SIG?

  1. Sabendo as informações que farão parte do fluxo de dados, o que é possível analisar? Quais são os principais obstáculos?

R: Entradas, processamentos e, consequentemente, as saídas desejadas. Principal Obstáculo está no processo de obtenção de informações e que tipo de critérios utilizar.

  1. De acordo com Oliveira (2005), a principal maneira de consolidar esse processo é a utilização de cenários. De que maneira é possível? Existe alguma técnica para este cenário?

R: uma ou mais pessoas podem usar seu conhecimento pessoal e fatos para produzir futuras alternativas. Existem diversas técnicas para um delineamento de um cenário, dentre elas: técnica delphi, técnica do painel de especialistas, técnica do brainstorming etc.

  1. Para Oliveira (2005), o SIG deve ser estruturado conforme a filosofia de atuação da empresa, considerando sua postura frente ao risco empresarial. Como o SIG tem por objetivo envolver a empresa como um todo a estruturação dele pode ter um alto grau de complexidade. Como resolver este problema?

R: Para solucionar esse problema é possível subdividir o projeto em longo prazo em projetos menores.

AULA 6  - FASE DA IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DO SIG

ASPECTOS RELEVANTES NO CONTROLE DE AVALIAÇÃO DO SIG

Atividade: Posicionar o aluno quanto às fases de implementação e avaliação do Sistema de Informação Gerencial – SIG, bem como abordar aspectos relevantes no controle e avaliação dele.

Responda:

  1. O executivo deve tomar quais atitudes na fase de implementação e avaliação do SIG? Quais os procedimentos finais nesta fase?

R: preparar a documentação informativa necessária para os diversos usuários do SIG; treiná-los; supervisionar a implantação das diversas partes do Sistema de Informações Gerenciais; e acompanhar a implantação do SIG, consolidando um adequado processo de avaliação, tendo em vista a sua otimização ao longo do tempo. Por Fim o executivo deve desenvolver todo esse processo para verificar como e em que o SIG pode ser melhorado, comparar com os objetivos originais, além de analisar as boas e más qualidades desse sistema envolvido.

  1. Qual a conclusão desta fase?

R: tem-se a contribuição do SIG no processo de tomada de decisão e que pode ajudar o ambiente empresarial por meio de informações corretas e de qualidade, formando assim, todo embasamento para que os gerentes possam interpretar situações com maior fidelidade. Além da agilidade no acesso a essas  informações, faz com que a empresa tenha condições de se destacar e realizar total planejamento de suas ações.

  1. Para uma adequada avaliação e controle do Sistema de Informações Gerenciais, cremos que alguns itens possam ser seguidos. Tendo em vista esse fato, procuramos descreva-os. Aponte algumas das técnicas que poderão ser abordadas pelos executivos para eliminar possíveis resistências por parte dos envolvidos.

R: Analisar o planejamento estratégico de desenvolvimento do SIG e verificar os pontos de contribuição e participação das unidades organizacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (141.3 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com