TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade, Direito E Cidadania

Monografias: Sociedade, Direito E Cidadania. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 4

1ª QUESTÃO

Faça uma análise comparativa entre a cultura de massa, cultura popular e indústria cultural.

Resposta:

A cultura popular é uma expressão que caracteriza um conjunto de costumes e conceitos específicos da sociedade, de uma nação ou região, pois é a cultura no sentido geral, definida por aspectos históricos de valores estéticos e morais, transmitida de geração para geração.

Ao contrario da cultura popular, a cultura de massa não está ligada a nenhum grupo social especifico, pois é produzida para a população em geral a despeito de heterogeneidades sociais, étnicas, etárias, sexuais ou psicológicas e é transmitida de maneira industrializada, ou seja, e veiculada pelos meios de comunicação de massa, são os gostos universais influenciados pela mídia.

Já a indústria cultural, utiliza os meios de comunicação, transforma as manifestações culturais em produtos, é o conjunto de empresas, instituições e redes de mídia que produzem, distribuem e transmitem conteúdo artístico – cultural com o único objetivo de adquirir lucros.

2 ª QUESTÃO

Com base na aula 01- Indivíduo e Sociedade compare os tipos de sanções que permeiam a nossa Constituição Federal. Fundamente sua resposta

Resposta:

Temos dois tipos de sanções que estão ligadas a nossa constituição. As legais, que são basicamente os direitos e deveres exigidos a serem cumpridos pelo individuo, ou seja, as leis prescritas, nas quais se define a infração e se estabelece a penalidade correspondente tendo como exemplo as multas de trânsito.

Já as espontâneas emergem em decorrência de uma conduta não adaptada à estrutura do grupo ou da sociedade à qual o indivíduo pertence. São sanções que não se manifestam legalmente, mas a sociedade espontaneamente se manifesta castigando a quem se comporta de forma discordante em relação a determinados valores e princípios, embora não codificadas em lei, essa sanção é muitas vezes mais intimidadora. Um bom exemplo de sanções espontâneas é qualquer forma de punição aplicada pela família ao indivíduo.

3 ª QUESTÃO

Jorge Daher (2008) afirma em seu artigo ser um equívoco considerar as políticas públicas para a juventude, ações direcionadas somente a um segmento da sociedade ou grupo de interesse, a exemplo das cotas aos negros ou afrodescendentes. Diante do exposto, produza um texto dissertativo apresentando os seus argumentos sobre as principais políticas afirmativas implantadas no País.

Resposta:

O Brasil é um país com inúmeras desigualdades sociais, pois apesar de ser de maioria negra, o preconceito racial está muito presente no dia a dia da população.

A forma que o governo encontrou para minimizar esses atos foi tratá-los como crime o que não resolveu a situação pois a falta de educação ainda é muito grande na população.

A lei das cotas nas universidades que era para ser algo bom, também se tornou uma forma de preconceito pois só a minoria consegue usufruir desse serviço, ou seja, boa parte da população tem que pagar se quiser estudar.

4ª QUESTÃO

“Um dia após ser alvo de racismo na cidade de Huancayo, Peru, a 376 km da capital Lima, o volante Tinga desembarcou no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com