TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade E Direito

Resenha: Sociedade E Direito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  Resenha  •  267 Palavras (2 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 2

SOCIEDADE E DIREITO

O homem é, realmente, um ser social por natureza, pois precisa de outro para consolidar-se como um todo e, desde os primórdios, necessitou agrupar-se para sobreviver.

Sociedade, palavra originária do latim, que significa "associação amistosa com outros", nada mais é que um conjunto de pessoas que convivem entre si de forma organizada, compartilhando os mesmos propósitos, costumes, preocupações, culturas e etc.

Somos seres sociais por diversas razões, de um lado não sabemos e não queremos ser sozinhos, mas também há de se levar em consideração que as outras pessoas influenciam sobremaneira como convivemos conosco mesmos e principalmente na maneira que agimos.

O fato é que essa convivência nem sempre é harmoniosa, pois também somos diferentes, com idéias e opiniões diferentes, possuímos uma gama de valores pessoais que não tem o mesmo peso a todos, surgindo então às dificuldades de convivência.

Para bem viver em sociedade, precisamos nos adaptar ao meio, seja internamente ou externamente, evoluindo constantemente conforme as transformações acontecem, participando ativamente do contexto social.

Para que tal harmonia ocorra é, por certo, necessário que algumas regras sejam seguidas, surgindo com isso o Direito para impor condutas e criar limites às liberdades dos homens. O Direito atua diretamente no conflito, preventivamente quando define as normas, ao mesmo tempo em que apresenta soluções no momento do conflito, buscando assegurar o bem estar da coletividade de forma justa.

De tudo, Direito e Sociedade estão completamente interligados, entrelaçados de tal forma que um não sobrevive sem o outro, pois por mais que a raça humana tenha evoluído, ainda não somos capazes de sustentar uma coexistência pacífica sem que haja um Estado organizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com