TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Status No Comportamento Humano Das Organizações

Dissertações: Status No Comportamento Humano Das Organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  1.030 Palavras (5 Páginas)  •  732 Visualizações

Página 1 de 5

INPER – INSTITUTO PARAIBANO DE ENSINO RENOVADO

ALUNO: JEAN CARLOS DA SILVA SANTOS

CURSO: ADMINISTRAÇÃO - NOITE – TURMA 23-A

DISCIPLINA: Comportamento Humano nas Organizações

ASSUNTO: Fundamento do Comportamento em grupo

STATUS

• Status e normas – Posição na qual o individuo ou grupo assume em discordar e resistir as normas da organização diante da sua posição de status dentro da mesma.

• Status e interação grupal – Indica que quem tem mais status, relativamente em um papel mais pro-ativo dentro do grupo discernindo mais as suas ideias e posições afetando assim os que possuem menos status inibindo a sua participação e interação de expor o seu ponto de vista sobre os assuntos da equipe, reduzindo desta forma o desempenho do grupo como um todo.

• Equidade do status – Como o próprio nome diz equidade é quando existe uma igualdade dentro da organização, sobre vários pontos quando não existe essa equidade surge então um desequilíbrio, onde uns se sentem injustiçados com relação a outros por não assumirem determinadas posições ou não terem privilégios digamos assim em determinado papel dentro da organização, este fato prejudica a relação interpessoal entre todos que se sentirem prejudicados por tal falta de igualdade de papeis.

• Status e cultura – Nas mais variadas culturas mundiais, o status não tem um ponto em comum, o que pode ser importante em um pais pode não ser no outro como fator de STATUS, desta forma um em alguns países da Europa por exemplo o nome da família é muito importante para ter status na sociedade em geral, já na américa do norte as conquistas pessoais tem um peso maior para elevar o status de um individuo, é isso varia de cultura para cultura, tudo é bem relativo.

• Tamanho – O tamanho do grupo é fator importante na tomadas de decisões conforme alguns estudos, pequenos grupos geralmente são mais produtivos dos que os grandes que são mais eficientes, mas na visão geral os grupos demoram muito mais tempo para chegar há um consenso nas suas decisões com relação a um único individuo fosse responsável por tal decisão. Há também o rendimento individual que cada participante da equipe, onde um pode trabalhar, pensar, agir mais do que outro ocasionando o que chamamos de folga social dentro do grupo em que esta inserido.

• Coesão - Refere-se a atração mútua entre os membros dos grupos e sua motivação em permanecer no mesmo. Um grupo coeso tem atitudes e comportamentos parecidos e isto contribui para uma melhor concordância nas decisões de metas e objetivos do grupo.

• Tomadas de decisões em grupo – As decisões em grupo são geradas com uma grande quantidade de informação e conhecimento mais completos.

• Pontos forte – O grupo é capaz de identificar, analisar e estabelecer critérios através de varias informações para chegar a solução de um determinado problema, analisando o ponto de vista de cada participante da equipe e através destes pontos chegar a um consenso comum entre todos.

• Pontos fracos – O grande consumo de tempo para se chegar a uma decisão é um dos pontos fracos nas tomadas das decisões em grupo, pois ate se chegar a um consenso entre todos os participantes, varias pontos de discordância tem que ser analisados para que no final deste processo se escolha a melhor alternativa para a solução do problema.

• Eficácia e eficiência – Decisões em grupo são mais eficazes do que se fossem tomadas individualmente, contudo eficácia não quer dizer rapidez, porque o processo decisório é bem mais lento.

INPER – INSTITUTO PARAIBANO DE ENSINO RENOVADO

ALUNO: JEAN CARLOS DA SILVA SANTOS

CURSO: ADMINISTRAÇÃO - NOITE – TURMA 23-A

DISCIPLINA: Comportamento Humano nas Organizações

ASSUNTO: Fundamento do Comportamento em grupo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com