TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sétimo Objetivo Do Milênio: Qualidade De Vida

Dissertações: Sétimo Objetivo Do Milênio: Qualidade De Vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 3

SÉTIMO OBJETIVO DO MILÊNIO: QUALIDADE DE VIDA

Projeto Didático desenvolvido a fim de levantar dados sobre o IMC da comunidade local, bem como a identificação do índice de obesidade, na área de Educação Física.

Introdução

A prevalência de sobrepeso e obesidade vem aumentando rapidamente no mundo, sendo considerado um importante problema de saúde pública tanto para países desenvolvidos como em desenvolvimento. Atualmente estima-se que mais de 115 milhões de pessoas sofram de problemas relacionados com a obesidade nos países em desenvolvimento.

A obesidade é uma doença crônica, que envolve fatores sociais, comportamentais, ambientais, culturais, psicológicos, metabólicos e genéticos. Caracteriza-se pelo acúmulo de gordura corporal resultante do desequilíbrio energético prolongado, que pode ser causado pelo excesso de consumo de calorias e/ou inatividade física.

O excesso de peso corporal pode ser estimado por diferentes métodos ou técnicas, como pregas cutâneas, relação cintura-quadril, ultrassom, ressonância magnética, entre outras. Entretanto, devido a sua simplicidade de obtenção, baixo custo e correlação com a gordura corporal, o Índice de Massa Corporal (IMC) tem sido amplamente utilizado e aceito para estudos epidemiológicos. Apesar de não representar a composição corporal, o IMC vem sendo utilizado como uma medida aproximada de gordura total, visto que é altamente correlacionado com a gordura corporal.

Portanto, a finalidade deste trabalho é apresentar às pessoas maneiras de auto diagnosticar seu peso e suas medidas corporais comparando resultados e analises focalizando para uma vida saudável.

Objetivos

 Realizar pesquisas sobre o cálculo do IMC;

 Efetuar o cálculo do IMC usando a fórmula da divisão do peso (em quilos) pela altura (em metros) ao quadrado;

 Identificar hábitos alimentares da comunidade;

 Alertar as pessoas sobre os perigos para a saúde de uma alimentação não saudável.

 Conscientizar a importância da boa alimentação e a prática de atividade física para prevenção de doenças;

Ações metodológicas

O projeto será desenvolvido em Etapas: primeiramente será apresentado para as pessoas a ideia principal do Projeto, sobre o que é obesidade e como identificar se uma pessoa é obesa ou não, através do cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal). O IMC é uma medida utilizada para medir a obesidade adotada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). É o padrão internacional para avaliar o grau de obesidade. O sobrepeso e a obesidade, indicados pelo IMC, são fatores de risco para doenças tais como a hipertensão arterial e o diabetes, além

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com