TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese Reflexiva As Tranças De Bintou

Trabalho Escolar: Síntese Reflexiva As Tranças De Bintou. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  1.612 Palavras (7 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 7

SÍNTESE REFLEXIVA

O Principal objetivo do texto uma abordagem integradas da aprendizagem é promover conexões entre conceitos, visando o conhecimento global e o rompimento de barreiras entre as disciplinas. Possibilita o aprofundamento e compreensão da relação teoria/prática e contribuem para uma formação crítica e responsável, estimula a criatividade e promove uma integração dos saberes. É Preciso que o professor torne-se interdisciplinar, buscando se apropriar das relações que se estabelece com outras ciências. Esta abordagem parte da necessidade de se relacionar as questões curriculares a um contexto mais amplo, que alcance outros setores da vida em sociedade. Com o texto você consegue extrair conceitos que causam nas crianças sensações que a ajudam a assimilar lembranças com maneiras de executar as tarefas propostas. sendo elas as atividades de matemática oferecem vias de quantificação, a música fortalece a compreensão científica de várias formas entre elas produzir sensações, a literatura produz emoções que ficam registradas, atividades artísticas estimulam a criatividade, permite o desenvolvimento cognitivo por meio das estimulações cerebrais, às dramatizações permitem a aplicação de ideias científicas por meio da imaginação, às experiências com alimentos, usam os sentidos para fortalecer lembranças de conceitos, saídas de campo validam as informações cientificas permitindo interações (HARLAN e RIVIKIN, 2000 apud ANDRADE, BATTINI

No texto “As Tranças de Bintou, abordam diferentes temas, principalmente a questão cultural de forma lúdica e reflexiva. A História nos fala sobre uma criança que tem preconceitos em relação a si próprios, pois ela não agrada de seu cabelo, não gosta do penteado que é feito todos os dias, tem o sonho de ter tranças, tem o desejo de ficar parecida com as mulheres que ela admira. anseios que surgem no processo de crescimento e é confrontado com a cultura e costumes na aldeia na qual ela vive , porém vive e uma aldeia em que existem tradições serem seguidas como lei e que nos leva a entender que a história se passa em uma aldeia localizada na África , mostra que as formas culturais de se criar as crianças dependem do meio em qual ela vive.

Fazendo um paradoxo entre a historia e o texto proposto podemos observar que no início da narrativa bintou já começa a mostrar o seu descontentamento em relação ao seu cabelo , pois ela almeja tranças, mas que em sua aldeia não é permitido para crianças. Ao se trabalhar com a literatura você proporciona a ela a recriação dos fatos e sentimentos que se passa em seu meio.

Durante a infância trazemos conosco as sensações , as lembranças, as emoções, os cheiros que nos agrada , por isso o educando ao explorar essas áreas faz com que a criatividade seja aflorada.

A História permite a exploração de conteúdos sobre diferentes componentes da identidade das crianças nos mais diversos aspectos e fases, além de comparações entre outras culturas e povos. Permite que façamos atividades reflexivas relacionando nossa realidade à história, as tradição, o que são permitidas a elas naquela cultura, fazendo uma comparação entre as nossas crianças , pois aqui cada vez mais elas tem acesso a diversas áreas de conhecimento e são cada vez mais influenciadas ao consumismo.

Podemos abordar os costumes, o respeito para com os mais velhos, pode-se trabalhar com os nomes, trabalhar a diversidade em relação ao cabelo, pode-se abordar de forma positiva valorizando as raízes africanas, utilização de pinturas e cores, corpo humano, meio ambiente, animais juntamente com leitura, escrita e oralidade.

Para contextualizar a História de Bintou nas diferentes áreas, buscando o desenvolvimento das potencialidades, mantendo o olhar atento às necessidades e aptidões individuais, considerando que cada ser é único e aprende de formas e ritmos diferenciados, o que requer esforço para a compreensão das necessidades específicas de cada

um, buscando atender ao perfil de cada necessidade.

Abordar a história com organização, objetividade e clareza, buscando despertar a curiosidade e interesse, convidando-os à pesquisa e conversas sobre os temas; verificando os conhecimentos prévios, relacionando a história com outros textos possibilitando a criação de diálogos, além do uso de diferentes recursos. Por meio de vivencias concretas facilitando o processo de descoberta e preparando-os para vivencias futuras.

Para SOUZA (2010) “a escola que queremos promover é aquela pautada na formação de um sujeito ativo e atuante, lutando pelos seus ideais e buscando uma formação melhor dentro da sociedade [...]”.

Levando em considerações as reflexões acerca da história “As Tranças de Bintou” e do texto científico “Uma abordagem integrada da aprendizagem” descrevo abaixo atividades práticas relacionadas com a história literária para cada eixo das disciplinas.

Para a área de Sociedade e natureza: promover um desfile com a turma, tendo como objetivos, trabalhar a diversidade, debater sobre as diferenças e possibilitar o reconhecimento e valorização da identidade. Solicitar previamente que as crianças tragam roupas que elas utilizem no dia a dia, pentes, escovas para cabelo, enfeites, etc. Organizar a turma para assistir ao vídeo “As Tranças de Bintou”. Promover um debate sobre as diferenças de cada um, ao final organizá-los para o desfile com diferentes vestimentas, penteados, etc. Avaliar observando a participação, interesse e execução das atividades.

Para a área de Artes: Confecção de chocalhos com garrafas de pet vazias, tendo como objetivo o desenvolvimento da potencialidade

criadora,, trabalhar a musicalidade e as cores, o som produzido. Levar para a sala um chocalhos, pedrinhas coloridas e texturas diferentes, cola, tinta, tesoura, pets vazios ,etc. Ao contar a história destacar o instrumento a ser explorado, fazendo a socialização do tema. Apresentar o chocalho e permitir sua exploração (cores, som, forma) Organizá-los para confecção de seus próprios instrumentos utilizando as garrafas: pintando, colocando as pedrinhas la dentro ,colando, desenhando e experimentando sensações. A avaliação ocorrerá

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com