TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese Reflexiva As Tranças De Bintou.

Trabalho Escolar: Síntese Reflexiva As Tranças De Bintou.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  1.385 Palavras (6 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 6

I - INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar a produção individual interdisciplinar para o 5° semestre do curso de pedagogia da UNOPAR Polo de Rio Negro.

O caráter interdisciplinar da produção abrange as disciplinas Ensino de Arte e Música, Ensino e Alfabetização II, Fundamentos da Gestão Educacional, Ensino da Matemática na Educação Infantil, Ensino da Natureza e Sociedade, Seminário V.

Em primeiro momento apresenta-se a relação entre teoria e prática a partir do texto científico “Uma abordagem integrada da aprendizagem” e o video “As tranças de Bitou, em uma síntese reflexiva.

Após a síntese reflexiva apresenta-se, quatro atividades praticas tendo como ponto de partida o video as “Tranças de Bintou” para cada área do conhecimento.

II -síNTESE REFLEXIVA

O principal objetivo das abordagens integradas é promover conexão entre conceitos a serem ensinados visando o conhecimento global, rompendo as barreiras entre as disciplinas que são trabalhadas de forma fragmentada sem relacionarem-se com a realidade, experiência e meio social do aluno.

É necessário que o professor trabalhe interdisciplinarmente, buscando se apropriar das relações que se estabelecem com outras ciências. Esta abordagem parte da necessidade de se relacionar as questões curriculares a um contexto mais amplo, que alcance outros setores da vida em sociedade.

A interdisciplinaridade possibilita a compreensão da relação teoria e prática que contribuem para uma formação crítica e responsável, estimulando a criatividade e promovendo a integração dos saberes, através da aprendizagem podemos mudar comportamentos.

O vídeo “As tranças de Bintou” é a história de uma menina, que tinha como seus modelos de beleza sua irmã e uma amiga as quais tinham tranças nos cabelos. Mas segundo os costumes de sua tribo as meninas deveriam usar apenas “Birotes” para arrumar os cabelos, segundo explicações da avó da menina, seria uma forma das meninas não se preocuparem muito com a vaidade e aproveitarem sua infância, Bintou poderia usar tranças na sua juventude.

O texto aborda diferentes temas como questão cultural, as angústias enfrentadas pelas crianças durante seu desenvolvimento e crescimento e a maneira como o adulto experiente pode ajudar neste processo. Sua avó através de uma atitude criativa resolve o problema de Bintou amarrando laços com pequenos pássaros em seus birotes, sem desrespeitar os costumes locais ela melhorou a autoestima da menina que passa a se aceitar.

Embora não conste no texto onde se localiza a aldeia, algumas características das ilustrações como arquitetura das cabanas, tipo de solo e vegetação levam a crer que a história acontece na África.

São vários os elementos que podem ser trabalhados de forma interdisciplinar como conteúdos nas diferentes áreas do conhecimento, como a alimentação, o respeito e o conhecimento das diferenças culturais (multiculturalismo) e étnicas, autoconhecimento, relações interpessoais, biodiversidade, moralidade (regras de convívio) com colegas, família, professores, pessoas idosas, trocas de experiências baseadas na vida do aluno, valorização do ser humano como único, pois biologicamente somos todos iguais, mas temos características diferentes que não nos tornam melhores do que os outros.

Ainda dentro da proposta é possível trabalhar danças típicas, festas e rituais, moda, arquitetura, o corpo humano o meio ambiente.

O video “As tranças de Bintou” permite trabalharmos de forma interdisciplinar por intermédio de atividades que se relacionem com o tema abordado pela história a etnia, a cultura africana e afro-brasileira.

Também é possível o trabalhar interdisciplinarmente sobre o corpo humano dando destaque para as diferenças físicas entre as pessoas e para as razões da cor da pele, textura do cabelo, do formato do nariz e da boca.

Informações sobre a melanina (pigmento que dá coloração à pele) podem ser trabalhadas de forma lúdica, comparando-a a outras formas de pigmentação presentes na natureza, como cor de folhas, flores e frutos, cor dos animais, além da cor de rios e mares, do arco-íris.

Trabalhar tema como a escravidão do negro no Brasil de forma lúdica de fácil compreensão pelos alunos.

Todas as atividades seriam propostas após a leitura do livro As tranças de Bitou e uma roda de conversa sobre as diferenças culturais, étnicas.

Alfabetização: Jogo da memória com Fotos 3x4

Objetivo: Relacionar imagem com escrita; ampliar o conhecimento sobre a escrita, desenvolver o raciocínio lógico-matemático, perceber como temos características diferentes.

Fotografar os alunos imprimir com seus nomes escritos embaixo com letra de imprensa colar as fotos em quadrados de EVA todos do mesmo tamanho cortar as fotos ao meio algumas na horizontal outras na vertical e encapar com contact.

Ensinar os alunos a encontrar os pares, primeiro com as cartas viradas para cima, depois de familiarizados com o jogo virar as cartas com a fotografia para baixo ensinar as regras do jogos e jogar. Depois questionar como eles concluem como as partes se completam.

Avaliação: Observar a compreensão das crianças sobre o jogo, conseguem cumprir as regras do jogo, identificam e associam as peças, já reconhecem a escrita dos nomes, fazem associação entre imagem e escrita, melhoraram o raciocínio lógico.

Atividade Artes: Cantiga Escravos de Jó.

Objetivo: Estimular a imaginação, trabalho em equipe, memória, atenção, concentração, a autodisciplina e respeito pelos outros através da musicalização

Resgatar e ampliar o repertório de cantigas tradicionais brasileiras e vivenciada em nossa região,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com