TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TPI - Gerenciamento de Escopo e Qualidade

Por:   •  16/5/2022  •  Resenha  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE PARTICIPAÇÃO INDIVIDUAL – REUNIÃO ONLINE

Matriz de análise

Disciplina:  Gerenciamento do Escopo e Qualidade

Turma:

Nome do Aluno: Rayane Vilaca

Introdução

Nesta resenha, serão apresentados os conceitos fundamentais do gerenciamento do escopo e qualidade (módulos 01 e 02), assuntos estes, abordados na ROL 01, ocorrida em 31 de março de 2022 às 19h00min. Além disso, como anexo a este documento, se encontra o resultado da dinâmica em grupo para o Case “Viagem a Paris, onde se aplica a ténica É / NÃO É / FAZ / NÃO FAZ.

Elabore uma resenha crítica sobre 1 (uma) das reuniões semanais de até 1,5 páginas. O aluno deverá abordar na resenha, com exemplos, a dinâmica usada na ROL da sua escolha.

O genrenciamento do espoco é um conjunto de processos responsáveis por planejar, definir e guiar as atividades de execução para a entrega de um produto mínimo viável (MVP). Sabe-se que existem dois tipos de conceito do escopo, sendo o escopo do produto e o escopo do projeto, para o um gerente projetos estes dois conceitos devem estar claros para que se possa definir e executar de forma correta seu plano de gestão reduzindo possíveis falhas e insucesso do projeto. O escopo do produto está relacionado as características e funções (requisitos) que o produto e/ou serviço deve apresentar ao seu cliente. Já o escopo do projeto está relacionado as ações que o time deverá desenvolver para realizar a entrega do produto/serviço contratado pelo cliente.

Diante deste cenário e seguindo as novas tendências e práticas emergentes, está cada vez mais comum a adoção da metodologia de Lean no gerenciamento do escopo, onde visa uma melhor produção com redução dos desperdícios com o foco maior nas necessidades do negócio e atenção aos resultados. Partindo-se deste princípio, o PMBOK 2017, apresenta um “Novo” Triângulo do Gerente de Projetos com focos em liderança, estratégia e gerenciamento do negócio, e as técnicas de gerenciamento do projeto.

Em conjunto com o gerenciamento do escopo há também o gerenciamento da qualidade que complementa, através da adoção de técnicas/ferramentas, os trabalhos do gerenciamento do escopo, para garantir que o produto/serviço contratado pelo cliente seja entregue dentro dos padrões estabelecidos na contratação. Para isso, a qualidade foca na trilogia da perfeição: eficiência, eficácia e produtividade, e trabalha de duas formas: prevenção e inspeção, sempre visando o produto e processo. Dessa forma, dentre as inúmeras práticas e ferramentas para o gerenciamente da qualidade, nesta aula, abordamos o Ciclo PDCA, 5 Whys, Regra 80/20, 3Ms, entre outras.

Pelo exposto, concluí-se que o gerenciamento do escopo e qualidade estão interligados, e o emprego adequado destes conceitos/técnicas são fundamentais para um bom desenvolvimento do projeto, produzindo um produto/serviço dentro da qualidade esperada pelo cliente. Pelo

Descreva suas dúvidas, caso não tenha compreendido algum tópico

Sem dúvidas.

Considerações finais

Para um planejamento e gerenciamento do escopo, deve-se coletar os requisitos, definir o escopo, criar a Estrutura Analítica do Projeto (EAP) e validação do escopo. A partir da coleta e definição das informações supracitadas, o papel do gerente do projeto é garantir que todas as ações sejam executadas de acordo com estes princípios, e para medir estes esforços aplica-se as técnicas/ferramentas para medição da qualidade do produto/serviço a ser entregue/gerado.

Um bom gerenciamento do escopo e qualidade, está sempre em busca de uma melhoria contínua, visando a entrega dos produtos/serviços customizado com foco na satisfação do cliente.

        [pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (206 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com