TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHAR EM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Projeto de pesquisa: TRABALHAR EM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.460 Palavras (14 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 14

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Administração

Tutor: Souza

Francisca Maria Carvalho Divino RA: 446916

TRABALHO SOBRE PLANEJAMENTO ESTRATEGICO

São Luís – MA

2014

O planejamento é a ação que organizar planos a serem conduzidos por uma direção por meio de um processo continuo de decisões que são coordenadas para serem realizadas dentro de um determinado tempo. Para a execução de um planejamento diversos fatores e componentes devem ser levados em consideração como o tempo que ele deve ser executado, que atividades devem ser elaboradas para a execução do planejamento, observando um fator necessário para o planejamento, o tempo de duração. De acordo com Lacombe e Heilborn (2003) o planejamento pode ser visto como a determinação da direção a ser seguida para alcançar um resultado desejado ou como a determinação do consciente de cursos de ações, isto é, dos rumos.

De modo que o planejamento é são decisões tomadas no tempo presente, a maneira que desencadeará na realização ou conclusão dos planos, o planejamento também são essas decisões. Como anteriormente citado diversos fatores e componentes contribuem para o desenvolvimento do planejamento. Os principais fatores do planejamento estão diretamente ligados ao tempo, que são a durabilidade do planejamento, se o mesmo é de longo ou curto prazo e a previsibilidade do futuro.

A importância do prazo varia de acordo com as dificuldades a serem superados, no entanto o planejamento é uma tomada de decisões que devem ser tomadas com sabedoria. De acordo com Lacombe e Heilborn (2003) é necessário que exista um equilíbrio entre as vantagens e desvantagens de cada prazo. Observar as vantagens e desvantagens coloca em evidencia a capacidade do administrador em lidar com os obstáculos que podem surgir, e a partir disso observar a importância do longo prazo. Pois mediante a superação dos obstáculos do curto prazo, a possibilidade do longo prazo passa a ser uma possibilidade real e atingível.

Nos planos de longo prazo, então demonstra ao administrador a sua incapacidade de prever o futuro e a facilidade de influencia dos fatores que circulam ao redor do planejamento, o que levanta, então, os questionamentos sobre as possibilidades de um prazo longo. Lacombe e Heilborn, então afirmam que o estabelecimento de prazos tem-se que considerar o porte da empresa e maturação dos investimentos. E de acordo com o porte da empresa a durabilidade dos prazos, mesmo que tenha a mesma quantidade de anos podem variar entre si, sendo longa para uma e curta para outra.

O planejamento é a ação que permite mapear os caminhos permitindo assim a percepção da realidade de modo que se constrói um referencial possível do futuro. A ideia ou objetivo do planejamento é atingir os seus objetivos pré-estabelecidos. As ações promovidas pelo planejamento não dão plena certeza da conquista dos objetivos, dado que o futuro é incerto e está sujeito a alterações não previstas. De acordo com Lacombe e Heilborn (2003), a precisão dos planos varia na proporção inversa do tempo de projeção, significando que quanto maior o prazo menor é a precisão. A incerteza que acomete o longo prazo sugere uma necessidade maior na flexibilidade dos planos. A flexibilidade pode ter um alto custo, no entanto, é necessária, como um seguro contra as incertezas que acometem os planejamentos de longo prazo.

De acordo com Oliveira (1998), para um planejamento obter sucesso ele deve obedecer a seus princípios gerais e específicos. É necessário observar que os objetivos específicos variam de acordo com o tipo de planejamento. De acordo com Oliveira (1998), os princípios gerais se resumem em quatro (4) princípios que são:

I- A contribuição dos objetivos, onde a empresa em seu planejamento visa seus objetivos. Onde cada objetivo é estabelecido em uma hierarquia e em uma intenção de alcance total, tendo em vista a interligação entre eles.

II- O principio da precedência do planejamento, de acordo com esse objetivo, ele corresponde a uma função administrativa, no entanto, este é o objetivo que dá sentido as funções pré-existentes do sistema administrativo.

III- O principio da grande abrangência e penetração, pois um planejamento está sujeito a modificações, e essas modificações correspondem a diversas necessidades que a empresa necessitar passar, tais modificações podem acontecer nas pessoas, sistema ou tecnologias relacionadas a empresa.

IV- O principio da eficiência, eficácia e efetividade. A eficiência e eficácia são conceitos que diferem entre si, de modo que pode se conseguir um sem ser detentor do outro, no entanto os resultados podem ser alterados de modo que a efetividade pode ser comprometida, sendo assim, é necessário haver um equilíbrio para que haja excelência na conquista dos objetivos de um planejamento.

Os princípios específicos podem variar de acordo com os tipos e planejamentos. O planejamento de uma empresa varia de um setor hierárquico para outro, sendo assim necessários diversos tipos de planejamentos. Os tipos de planejamentos são operacional, tático e estratégico. Neste trabalho dar-se-á o enfoque no planejamento estratégico.

O planejamento estratégico é o planejamento que dá direção à empresa, adaptando-a ao seu meio ambiente. Este tipo de planejamento é executado pelos setores da alta administração de uma empresa, como os diretores. O planejamento estratégico objetiva a obtenção de um bom nível de otimização na relação da empresa com seu ambiente na condição de formular estratégias que elevará e consequentemente melhorará as condições internas e externas.

De acordo com Maximiano (2012), o planejamento estratégico é um processo de elaborar uma estratégia. Em essência, o processo de elaborar uma estratégia consiste em definir ou redefinir o modelo de negócios e seus desempenhos esperado com base na analise do desempenho atual desse modelo e ameaças e oportunidades do meio ambiente. O planejamento estratégico designa uma analise do ambiente de uma empresa e por meio desta cria uma consciência das suas oportunidades (e ameaças), de modo que poderá perceber seus pontos fracos e fortes objetivando, assim, o cumprimento de seus objetivos estipulados durante a elaboração do planejamento. O planejamento estratégico de é o planejamento comandado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com