TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE MARKETING ESTRATÉGICO

Pesquisas Acadêmicas: TRABALHO DE MARKETING ESTRATÉGICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  1.166 Palavras (5 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 5

Sumário

1. Formulação Estratégica 4

2. Situação Atual de Mercado 4

2.1. Macroambiente 4

2.2. Microambiente 6

3. Análise Swot 6

3.1. Pontos Fortes 6

3.2. Pontos Fracos 6

3.3. Ameaças 6

4. Objetivos e Metas de Marketing 6

5. Estratégia de Marketing 6

6. Programas de Ação Controle de Resultados 6

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7

Sumário Executivo

A empresa São Paulo Alpargatas, que fabricas as Havaianas foi fundada com sede em São Paulo em 1907, pelo escocês Robert Fraser, a fábrica muda-se para Campina Grande-PB em 1985 graças a incentivos fiscais fornecidos pelo governo do estado, incentivos estes que continuam sendo recebidos pela fábrica e pelo escritório, até os dias atuais.

As Sandálias Havaianas surgiram em 1992, inspirada na típica sandália japonesa Zori, por isso as havaianas possuem um solado que reproduz palha da arroz, reproduz sua inspiração.

O slogam “Havaianas as Legitimas” foi criado em 1970, pois nesta época já se tentava copiá-la.

Nos anos 80 foi considerado um item as cesta básica do brasileiro e nesta época mais de 80 milhões de pares/ano já eram vendidos.

Já, no início dos anos 90, os consumidores viravam a parte branca para baixo, na tentativa de criar uma sandália de cor única, o que levou o fabricante a utilizar cores vibrantes, logo, a ser apresentadas por artistas consagrados, que reforçavam a frase “Havaianas, todo mundo usa”, e a partir daí, manteve-se sempre inovando em cores e até modelos, lançando até mesmo uma linha baby.

Pegando carona da copa do mundo de 98, lançou um modelo com uma bandeira do Brasil na tira, que logo se tornou objeto de desejo principalmente no exterior.

Em 2007 iniciou a segunda fase de expansão internacional da marca, fixando-se em NY, um ano depois ganhou sede em Madri.

Hoje a marca está presente em mais de 150 mil pontos de venda em todo o Brasil, exporta para mais de 80 países e oferece produtos que vão muito além das clássicas sandálias.

Como qualquer empresa, a Alpargatas, busca com as Havaianas manter-se no mercado em posição de destaque, mantendo a maior lucratividade e melhor posicionamento possível. Lutando principalmente contra as imitações e o mercado chinês.

Este Plano de Marketing, tem por objetivo, demonstrar as estratégias de posicionamento utilizado pela empresa Alpargatas, referente as Havaianas, que em 1980 era commoditie, e hoje é uma referencia quando se o assunto é marketing e posicionamento.

1. Formulação Estratégica

A empresa Alpargatas, apresenta essencialmente os seguintes princípios:

Missão:

Conquistar os consumidores por meio de marcas e produtos diferenciados e de alto valor percebido, criando valor para acionistas, empregados, fornecedores e clientes, e atuar com responsabilidades social e ambiental.

Visão:

Ser uma empresa global de marcas desejadas nos segmentos de calçados, vestuários e acessórios

Valores:

Comprometimento:

Responsabilidade e compromisso com seu papel individual na realização dos objetivos e dos resultados finais da empresa, sejam resultados financeiro, de produto ou de serviços, privilegiando sempre o trabalho em equipe.

Respeito às pessoas:

Construção de um ambiente meritocrático com boas condições de trabalho e oportunidades de desenvolvimento, estimulando a satisfação e o orgulho de contribuir com a empresa.

Empreendedorismo:

Foco no crescimento e na criação de valores, impulsionados pela iniciativa, inovação e transformação de ideias em oportunidades de negócio.

Satisfação dos consumidores:

Conquista da lealdade dos consumidores em razão da clara percepção de superioridade da proposta de valor das suas marcas.

Ética:

Comportamento baseado em princípios de honestidade, integridade e respeito às leis na condução dos negócios e dos relacionamentos.

2. Situação Atual de Mercado

2.1. Macroambiente

Considerando que as Havaianas são um produto designado ao uso pessoal, para ambos os sexos e todas as idades, segundo IBGE, a população do Brasil atualmente é de 203.173.477 de pessoas.

O segmento calçadista produz 800 milhões de pares por ano, sendo 45% feminino, 15% infantil, 40% masculino e esportivo. A estimativa de crescimento de 2013 para 2014 é de 7% a 8% (baixo, devido ao carnaval tardio, eleições e copa do mundo)

As principais forças do Macroambiente:

- Ambiente Demográfico: As considerações deverão ser aplicadas em índices brasileiros, e nos principais países onde a marca está fixada /ou mundial. O crescimento populacional, projeção do crescimento, interferem diretamente no oferta de produtos e nas oportunidades de aumento do consumo.

- Ambiente Econômico: Inflação e crise podem implicar diretamente nos gastos dos consumidores, pois diminuem o poder de compra.

- Ambiente Natural: Os períodos de incidência do verão nos países de maior influência do produto, influenciam na fabricação (que acontece no Brasil).

A matéria prima (Borracha) é oriunda de recursos naturais que são diretamente afetadas pelo clima, ou material sintético que podem depender dos recursos de petroquímicas que são recursos não renováveis. A energia também é um fator importante, pois grande parte do processo de produção pode depender dela. A escassez de qualquer destes itens podem interferir na capacidade produtiva e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com