TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO MARI EDUCAÇÃO ESCOLA E FAMILIA

Monografias: TRABALHO MARI EDUCAÇÃO ESCOLA E FAMILIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  2.030 Palavras (9 Páginas)  •  641 Visualizações

Página 1 de 9

O Uso das novas tecnologias na mediação escolar é cada vez mais um fator preponderante para o processo de ensino e aprendizagem. Sem dúvida essas novas tecnologias são cada vez mais visíveis e imfluênciam profundamente rumo a educação, pois elas são um meio de apoio, que utilizamos para que os alunos aprendam e com isso nos pedagogos possamos desenvolver hábilidades que permitam o acesso e o controle dessas novas tecnologias e seus efeitos. Para isso faz necessário á elaboração de projetos pedágogicos amplos, direcionados á formação de professores que utilizem essas novas tecnologias no processo educacional, visando assim á formação de um cidadão que compreenda as influências e aplicação destas tecnologias.

Mas, cabe lenbrar que somente á formação do professor não resolve todas as complexidades da utilização das novas tecnologias. É necessário a existência da politicas públicas para garantir á escola a apropriação destas novas ferramentas para que professores, alunos, gestores e comunidade possam utilizá-las na perspectiva da relevância social a que elas se propõem.

Assim este processo de formação supõe uma competência que não se desvencula da realidade mas que permite interagir nos diferentes aspectos da tarefa docente, estabelecendo a mediação entre o pedagógico, técnico-cientifico ,sociopolitico e cultural, que como diz Levv (2000, p. 79),

O professor torma-se o ponto de referência para orientar seus alunos no processo individualizado de aquisição de conhecimento e, ao mesmo tempo, oferece oportunidades para o desenvolvimento do processo de construção coletiva do saber através da aprendizagem cooperativa. Sua competência deve deslocar-se, no sentido de incentivar a aprendizagem e o pensamento, sua atividade será centrada no acompanhamento e na gestão da aprendizagem.

Entende-se que hoje o grande desafio para os professores assumirem uma nova ação docente mediada pela tecnolologia é bem dificil, pois já lidam com alunos que já possuem conhecimento tecnologicamente avançado, onde outros se encontram em plena esclusão tecnologica, sem oportunidade de vivênciar essas novas tecnologias e de aprender nesta nova realidade. Acompanhar e aproveitar o progresso e as experiências de uns, garantindo, ao mesmo tempo o acesso de outros que não tem conhecimento a essas novas tecnologias, é tarefa dificil, mas porém não está somente na competência do professor. Pois também contam com a ajuda dos gestores escolares que são os profissionais responsáveis pela organização e orientação administrativa e pedagógica da escola, na qual resulta na formação da cultura e no anbiente escolar, e assim mobilizando e estimulando no desenvolvimento, da construção do conhecimento e da aprendizagem.

A gestão escolar, por sua vez, situa-se no plano da escola e trata de atribuiçôes sob sua esfera de abrangência. Também orienta-se para assegurar aquilo que é próprio de sua finalidade (promover o ensino e a aprendizagem), viabilizando a educação como direitos de todos. A gestão escolar acontece e se desenvolve em todos os espaços da escola, de forma intregada, inclusive dentro da sala de aula. No interior da sala de aula ela se efetiva pelo projeto político-pedagógico da intituição, a organização e o planejamento das atividades indicadas pelo professor em seu plano de trabalho docente também podem se tornar fonte privilegiada de novos subsídios para o estabelecimento de politicas internas no espaço escolar.

De acordo com Vieira, (2005) interessante saber que a gestão educacional e a escola se articulam mutuamente, mesmo com suas especificidades.

O gestor tem importante papel a desempenhar nas mudanças a serem desenvolvidas nas organizações escolares, juntamente com seus professores, pais, alunos, comunidade, sabendo agir de acordo, influenciados pela realidade social, política e econômica ao qual fazem parte, do meio onde acontece a educação. Exige-se assim um trabalho de corresponsabilidade, onde a busca das resoluções dos problemas encontrados no dia a dia da escola se resolvam por meio de diálago, que possui diferentes olhares, do estabelecimento de parcerias e a valorização de cada indivíduo

De acordo com Prnim e Vieira(2002 p.13). ‘’Sempre que a sociedade deponta-se com mudanças significativas em suas bases sociais e tecnologicas, novas atribuição são exigidas á escola’’. Sendo assim, o papel da escola deve está de acordo com a sociedade atual, ou seja, a escola ela precisa assumir as características de uma instituição que atenta as exigencias geradas por esse fatores.

Pois quando falamos sobre o papel dos educadores frente á gestão democrática do ensino público, encontramos seu princípio constitucional fortalecido pela LDB n.9.394/96 na busca de implementar na ação dos gestores a prática associada a uma visão emancipadora, definindo que: a função social da escola é gerada pelas demandas da sociedade do conhecimento, e a necessidade de se promover interfaces com a comunidade exige um gestor capaz de indentificar e implementarem espaços de aprendigagem compatíveis com uma educação participativa que assegure a contrução de uma escola solidária, democrática e competente.

Como gestor profissional da Escola deve reunir em seu perfil profissional caracteristicas que possibilitem; observar, pesquisar e refletir sobre o cotidiano escolar, de forma a aprimorá-lo constantemente, pois hoje existe um descontentamento claro em relação ao trabalho realizado pelas instituições escolares, com isso surge um anseio por uma maneira diferente de fazer educação. Diante a essa realidade, o gestor escolar deve pautar seu trabalho na transparência adminitrativa, onde sua atuação é fundamental para buscar assegurar a eficiência do sistema administrativo e pedagógico, opinar e propor uma ação a ser contruída na escola, juntamente com a elaboração do projeto político pedagógico e a implantação do Comselho Escolar

Os condicionamentos politícos e sociais que interferem no cotidiano escolar promovem a integração com a comunidade, contruindo relações de cooperação que favoreçam de redes de apoio e a aprendizagem recíproca. Faz-se também necessário que este este gestor esteje envolvido nas proposicões de planejamento de ações que, voltada para o o contexto socioeconômico e cultural do entorno escolar, imcorporem as demandas e os anseios da comunidade local aos propósitos pedagógicos da escola.

Por isso, devemos valorizar a gestão participativa que se apresenta como forma de fortalecimento institucional e de melhorias nos resultados de aprendizagem dos alunos, podendo articular e executar as politicas educacionais, possibilitando na qualidade de lider ou mediador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com