TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

"A Importância Do Currículo Para A Organização Do Trabalho Pedagógico Na Escola",

Exames: "A Importância Do Currículo Para A Organização Do Trabalho Pedagógico Na Escola",. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  2.538 Visualizações

Página 1 de 2

UNOPAR – CURSO SOCIOLOGIA

Disciplina – Filosofia da Educação e Pensamento Pedagógico.

Aula 4 – A Estrutura organizacional da escola.

2º semestre 2014

Aluna = Juscirlei Dalmolin.

Escreva um texto sobre “A importância do currículo para a organização do trabalho pedagógico na escola”, a partir do texto de Ilma Passos.

“A importância do currículo para a organização do trabalho pedagógico na escola”

Muito se fala na importância do currículo na organização escolar e muitas são as definições. Trabalharemos aqui com conceitos de Ilma Passos Veiga e a importância elencada por ela do currículo no processo de ensino aprendizagem e da organização deste.

Currículo, segundo Veiga, “é uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que esta construção se efetive; a transmissão dos conhecimentos históricos produzidos e as formas de assimilá-los, portanto, produção, transmissão e assimilação são processos que compõem uma metodologia de construção coletiva do conhecimento escolar, ou seja, o currículo propriamente dito. Neste sentido, o currículo refere-se à organização do conhecimento escolar.” (Veiga, 2002)

Ainda segundo Veiga, alguns pontos devem ser analisados sobre currículo já que este não é neutro, ele passa uma ideologia e cabe a escola identificar e desvelar esses componentes ideológicos que são utilizados para a manutenção de privilégios. É necessária uma análise interpretativa e critica, tanto da cultura dominante, quanto da cultura popular, pois o currículo também expressa uma cultura.

O currículo não pode ser separado do contexto social, pois ele é historicamente situado e culturalmente determinado. O currículo deve reduzir o isolamento entre as diferentes disciplinas curriculares agrupando-as de forma mais ampla.

A autora comenta também sobre controle social “já que o currículo formal (conteúdos curriculares, metodologia e recursos de ensino, avaliação e relação pedagógica) implica controle”. (Veiga 2002). Pois, as normas e os valores dominantes, são passados aos alunos no ambiente escolas, no material didático e mais especificamente por intermédio dos livros didáticos, na relação pedagógica, nas rotinas escolares o que resulta no chamado currículo oculto.

Observando o que a autora nos fala sobre o currículo, ele não é algo neutro, mas carregado de ideologias muitas vezes ocultas. Cabe a escola e aos professores, já que são estes que vão repassar os conteúdos aos alunos, estar atento a estas ideologias e ensinar aos alunos a analisa-las de forma critica e consciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com