TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

Por:   •  6/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.784 Palavras (8 Páginas)  •  664 Visualizações

Página 1 de 8

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

............................................................................................................

Introdução

Conceito de Treinamento de Pessoal

O treinamento é um processo educacional de curto prazo que utiliza procedimentos sistemáticos e organizados pelos quais as pessoas de nível não gerencial aprendem conhecimentos e habilidades técnicas para um propósito definido. (CHIAVENATO, 2009, p. 40).

Vivemos em uma sociedade onde as mudanças ocorrem constantemente, e diferente não é com o universo empresarial. As organizações sempre estão passando por mudanças que são impostas muitas vezes de modo repentino pelo mercado. Contudo, uma empresa é feita por pessoas e se a cultura empresarial precisa se adaptar frente a essas mudanças, os colaboradores que são o núcleo de qualquer organização também precisam. Ou seja, cada um busca se aprimorar para adquirir maior experiência de acordo com o processo que lhe é proposto.

Diante a proposta de levantamento de necessidades de treinamento apresentamos um relatório analítico tabulado da empresa Neo Geo World Entretenimentos e Empreend, do ramo de diversão e entretenimento, uma empresa de pequeno porte com número estimado de cento e cinquenta colaboradores situada na cidade de Guarulhos-SP.

O questionário foi aplicado ao número de 05 funcionários, registrados no cargo de líder de setor, nas dependências  do parque, tendo como período de empresa de 03 meses à 08 anos.

Gráfico 1-  As líderes aceitam e colaboram com as tarefas designadas à elas.

4 Funcionários – Sim

1 Funcionário – Não respondeu

[pic 1]

Gráfico 2- A liderança executa funções diferentes do cargo?

  03 Funcionários -  não executam

  02  Funcionários - executam 

[pic 2]

Gráfico 3- As lideranças conseguem atingir seus objetivos.

4 Funcionários – Sim

1 Funcionário – Não

[pic 3]

Gráfico 4- Opinião da liderança a respeito da supervisão.

4 Funcionários - Òtimo

 1 Funcionário – Bom

[pic 4]

Gráfico 5- Como o líder vê seu relacionamento com supervisor.

2 Funcionários – Òtimo

3  Funcionários - Bom

[pic 5]

Gráfico 6- Como a liderança ver seu relacionamento com os demais funcionários.

1 Funcionário – Bom

4  Funcionários - Ótimo

 [pic 6]

Gráfico 7- As líderes acham necessário mudanças para melhoria de suas tarefas.

2  Funcionários –  Sim

2 Funcionários – Não

1 Funcionários -  Talvez

[pic 7]

Gráfico 8- A liderança  acha o treinamento  suficiente para seu desempenho?

3 Funcionários –  Sim

1 Funcionários – Não

1 Funcionários -  Não optou

[pic 8]

Gráfico 9- O que a liderança acha de seu desempenho na visão da supervisão.

4 Funcionários - Boa

 1 Funcionário – Ótima

[pic 9]

Gráfico 10 - Sobre a repartição das tarefas a liderança está satisfeita.

4 Funcionários - Sim

 1 Funcionário – Não

[pic 10]

Propondo um treinamento técnico

        

De acordo com Gramigna (2007, p.18) ”missão define a razão da existência da empresa, indica os rumos para a excelência, revela sua essência. Orienta na tomada de decisões, na definição de objetivos e na formulação de estratégias”.

Sabemos que o ambiente de trabalho é um dos pontos fundamentais a serem aperfeiçoados para se obter um melhor desempenho dos colaboradores.

Este tipo de treinamento tem como objetivo preparar os funcionários para pensar e agir de acordo com a visão, missão e valores que a empresa possui. Uma análise é feita para determinar o perfil de comportamento de cada profissional e destacar as capacidades que precisam ser aperfeiçoadas.

Toda empresa busca de seus colaboradores proatividade para impetrar  todo projeto estratégico estabelecido desde seu surgimento para o mercado até sua responsabilidade para o agrado de seus clientes, que sim, são peças fundametais.

 Segundo Gramigna (2007, p. 19) “valores são normas, princípios ou padrões sociais aceitos por um grupo, uma instituição ou uma sociedade”.

Os valores representam os princípios éticos que norteiam todas as suas ações, normalmente os valores são compostos de regras morais que simbolizam os atos de seus administradores, fundadores e colaboradores em geral. Nossas regras princípais é ética profissional, respeito ao cliente, legalidade, profissionalismo absoluto, confiança e credibilidade. Todos precisam estarem certos de que só desempenhar funções não basta, necessitam ter companheirismo.

Ao analisar os gráficos, percebemos uma divisão de opiniões quanto à treinamento técnico e comportamental. Tornando visível  que as líderes confiam em seu desempenho quanto a função exercida como satisfatória, mas acordam que pode sim haver aperfeiçoamento quanto ao treinamento.

 Por meio da execução de análise via questionários conseguimos comprovar, ou apresentar situações e necessidades para desenvolver um treinamento que possa vir a sanar as necessidades técnicas de tal função, sendo que  este método  nos leva a colher dados pessoais que descrevem em si posições em diversos momentos, opiniões, atitudes, valores, desempenho nas tarefas  e comportamento no trabalho com os demais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (583.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com