TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tamanho Organizacional

Artigos Científicos: Tamanho Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  2.444 Visualizações

Página 1 de 2

TAMANHO ORGANIZACIONAL

O tamanho organizacional refere-se às dimensões da organização em um determinado momento. O tamanho define o volume de recursos que dispõe uma empresa. Em função de seu tamanho, a empresa pode ser dimensionada como pequena, média ou grande. Como exemplos temos no rol das pequenas empresas, as empresas individuais, as miniempresas e as microempresas. No rol das empresas grandes, existem as empresas multinacionais e as globais.

Exemplos das grandes empresas temos:

Universidade Estácio de Sá, Leroy Merlin, Coca Cola, etc.

Toda empresa pode defrontar-se com quatro tipos de situação quanto ao seu tamanho organizacional:

Crescimento (sentido absoluto): caracterizada por um aumento de tamanho, seja em recursos, seja em cobertura de mercado, etc.

Desenvolvimento (sentido relativo): caracterizada por alguma melhoria, seja em recursos, abrangência de mercado, níveis de qualidade e produtividade, rentabilidade, etc.

Sobrevivência: caracterizada pela manutenção da situação que a empresa conseguiu alcançar. A empresa pode sobreviver mantendo-se em uma situação inalterada ao longo do tempo, sem crescer e sem declinar.

Declínio: caracterizada por uma redução de suas atividades, perda de recursos ou diminuição de sua abrangência mercadológica.

O crescimento provoca mudanças e alterações tanto no tamanho como na forma de organização (desenho organizacional da estrutura) da empresa. O tamanho é uma consequência do crescimento e pode ser facilmente observado e medido, pois varia conforme o tempo e o espaço. O crescimento da empresa depende de condições externas e internas:

As condições externas do crescimento empresarial são:

Demanda pelos produtos ou serviços oferecidos pela empresa.

Oportunidades especiais, como monopólio, patentes, concessões governamentais, incentivos fiscais oferecidos pelo governo, etc.

Alto custo de entrada de outras empresas no ramo de atividade, o que pode dificultar ou impedir a concorrência.

Condições para obter os insumos necessários.

As condições internas do crescimento empresarial são:

Vantagens da produção em escala: quando a tecnologia empregada permite economias ou vantagens, proporcionando uma escala maior de operações. Escala significa elevado volume de operações. A eficiência financeira é uma decorrência das operações de maior escala.

Plena utilização dos recursos disponíveis: quando a empresa reduz totalmente desperdícios ou subutilização de recursos e alcança elevado grau de eficiência operacional por meio de programas de melhoria da qualidade, melhoria da produtividade, melhoria de processos, busca de novas e diferentes atividades para incrementar e intensificar a utilização de seus recursos.

Recursos e competências para criar novos negócios e novas oportunidades: as empresas podem desenvolver recursos e competências capazes de gerar novas oportunidades de negócios com novos produtos ou serviços ou mesmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com