TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc Logística Sustentável

Por:   •  10/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.322 Palavras (14 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 14

FACUMINAS- FACULDADE DE MINAS

PÓS GRADUAÇÃO EM LOGÍSTICA

WESLEI GONÇALVES DA ROCHA

LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL

CORONEL FABRICIANO

2020

Weslei Gonçalves da Rocha

LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de Pós Graduação em Logística, da Faculdade de Minas – Facuminas.

Orientador: Núcleo Pedagógico.

CORONEL FABRICIANO

2020

Sumário

1.        TEMA        4

2.        PROBLEMA        4

3.        JUSTIFICATIVA        4

4.        OBJETIVOS        5

4.1        Objetivo Geral        5

4.2        Objetivo específicos        5

5.        INTRODUÇÃO        6

6.        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        7

6.1        Conceitos de logística sustentável        7

6.2        Marketing Verde        10

6.3        Casos de implantação da logística reversa        11

7.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

REFERÊNCIAS        15


RESUMO

A logística sustentável ou verde é a área da logística que se preocupa com os aspectos e com os impactos da atividade logística ao seu entorno (ambiente e comunidade). Essa parte da logística mostra os recursos naturais como finitos e por isso seu objetivo é atender os princípios da sustentabilidade ambiental e minimizar seus impactos durante todo o processo. A preocupação com esses impactos ambientais causados pelas atividades produtivas vem ganhando conhecimento do consumidor, que pouco a pouco, tornam-se consciente do risco ambiental que as empresas veem gerando. No entanto, as organizações na buscam atingir cada vez mais este perfil do novo consumidor, adotam como estratégia afim de um diferencial competitivo, iniciativas ligadas à responsabilidade e qualidade ambiental. No processo logístico convencional sua atribuição é realizar um controle que vai desde a matéria-prima até a entrega do produto ao consumidor, já no caso do processo logístico reverso a preocupação é com o recolhimento deste produto para seu ponto de origem, proporcionando o retorno ao ciclo produtivo ou descarte adequado. Com o crescimento destes processos dentro das organizações, o trabalho visa mostrar a importância pela redução dos impactos ambientais, como os benefícios e obstáculos oferecidos às organizações que implantam o processo reverso na busca pela conscientização do desenvolvimento sustentável em todas as etapas e para toda a sociedade.

Palavras-chave: Logística sustentável; Desenvolvimento sustentável; Responsabilidade ambiental.

  1. TEMA

O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) para obtenção do título de Pós Graduado em Logística apresentado a Faculdade Facuminas.

  1. PROBLEMA

Atualmente, há uma crescente preocupação com a preservação dos recursos ambientais e com a busca de certificações. São encontrados diversos estudos e teorias que tratam de produtividade, logística empresarial e qualidade na produção baseada em matérias primas primárias, e o tema logística reversa, apesar da sua importância, ainda não possui uma literatura tão ampla quanto o gerenciamento do fluxo tradicional de materiais.

A hipótese a ser verificada neste estudo é que a logística reversa se torna um diferencial para a empresa que a tem como política. Apesar de, num primeiro momento, a implantação dessa medida ter como propulsor o atendimento às leis ambientais, as empresas descobrem que seu uso passa a ser uma fonte de redução de custos e aumento do marketing perante aos clientes.

  1. JUSTIFICATIVA

A procura por novos modelos de ação que atendam as necessidades de clientes e fornecedores é uma atitude permanente nas organizações modernas. As ferramentas utilizadas para conquistar o mercado são as mais diversas e, seguramente, muitas delas passam pela implantação da Logística Reversa.

Tendo em vista o aumento da preocupação ambiental e a aplicação de métodos operacionais que visem a utilização "racional" dos recursos naturais e a reutilização e reciclagem dos materiais terem aumentado nos últimos anos, a presente pesquisa faz um apanhado geral a respeito de assuntos como Ecologia, Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social.

Temas que ganharam maior amplitude nos últimos trinta anos e são considerados como catalisadores de ações que buscam a preservação ambiental e a melhor qualidade de vida, tendo, como um de seus resultados, o surgimento da Logística Reversa.

Pelo fato do assunto de logística reversa ser, ainda, pouco difundido no meio acadêmico, mas por ser muito importante na realidade das empresas atualmente, resolveu-se desenvolver o tema.

  1. OBJETIVOS

Neste capítulo são descritos o objetivo geral do presente trabalho, bem como os objetivos específicos que nortearão o presente trabalho.

  1. Objetivo Geral

Estudar a implementação da logística reversa em empresas juntamente com o seu retorno diante da sociedade em marketing.

  1. Objetivo específicos

a) Conceituar a logística reversa;

b) Destacar a importância da PNRS;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (123.5 Kb)   docx (212.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com