TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia da Informação e Comunicação

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.921 Palavras (8 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 8

1 - Introdução

A tecnologia tem estado presente em cada vez mais na vida social. Se por um lado a tecnologia vem produzindo inovações cada vez mais notáveis, por outro ela não esta totalmente disponível a população.

Na maior parte das vezes sua utilização encontra vinculada a satisfação de interesses, contribuindo em sua maioria, para intensificar processos relativos ao aumento de capital. Desta forma, considera-se que o desenvolvimento acelerado da tecnologia e a possibilidade do se uso na meio social mostram as dimensões contraditórias presentes nas relações sociais.

Há diversos conceitos para definir Tecnologia, no superficial, o conceito de tecnologia pode ser aplicado aquilo que não existindo na natureza o ser humano inventa para facilitar seus trabalhos e tornar sua vida mais agradável. Tecnologia não é apenas ferramentas ou equipamentos tangíveis, pode constituir-se também de elemento intangíveis como procedimentos, métodos e técnicas.

Vieira Pinto, em sua conceituação, afirma que o avanço tecnológico é o processo de desenvolvimento das forças produtivas da sociedade, sendo a principal delas o trabalho. O termo “Tecnologia” tem sido usado de formas variadas, porem pode-se distinguir pelo menos quatro significados principais:

• A teoria, a ciência, o estudo, a discussão da técnica.

• Tecnologia equivalendo pura e simplesmente a técnica, onde as duas palavras mostram-se intercambiáveis no discurso habitual, coloquial e sem rigor.

• O conjunto das técnicas que se dispõe uma sociedade.

• Ideologização da técnica, onde para o autor, “pode-se dizer que a palavra tecnologia menciona a ideologia da técnica.

2 - Tecnologia e Ideologia

As presentes condições sociais,possibilitam a utilização das discussões sobre a técnica, suas relações com a ciência e o papel desempenhado na vida dos homens, para fins nitidamente ideológicos.

As idéias difundidas sobre as inovações tecnológicas atuais valorizam as alterações exercidas nas condições de vida, trabalho, cultura, lazer entre outros.

Tais idéias demonstram que as criações tecnológicas causam uma serie de alterações nas formas de convivência social, e essas alterações são acompanhadas de conteúdos ideológicos que buscam o Ocultamento do processo social em eu as tecnologias são criadas

3 - Técnica, Tecnologia e Produção.

De acordo com Vieira Pinto, a noção de técnica assume posição central na reflexão sobre a atividade criadora efetuada pelos seres humanos no mundo.A técnica e a tecnologia tem por motivo imediato a construção de mediação material que sirva à sua verdadeira função, a de constituir uma força impulsionadora do sistema de relações sociais.

A análise da tecnologia não começa por elam mas sim pelo seu antecedente, o homem que a cria. A utilidade desses dispositivos reside exatamente em poupar os homens e mulheres da realização de esforços ou em conseguir o que os movimentos do corpo desarmado não conseguiam realizar.

Os homens produzem as inovações tecnológicas em decorrência de um processo de invenção e projeção. É a sociedade e as relações sociais nela estabelecidas que oferecem a base sobre as quais se demandará a invenção, projeção e a fabricação de meios para que as finalidades buscadas pelos homens sejam alcançadas.

4 - Tecnologia, Sociedade e Historia.

Esta abordagem da tecnologia possibilita sua apreensão como produto histórico, engrenado nas próprias relações sociais estabelecidas pelos homens.

Como exemplo de analise simplificadora, pode-se tomar a postura que concebe as máquinas e computadores considerando-as capazes de substituir o esforço mental e intelectual do ser humano.

De acordo com Vieira Pinto , cada vez mais o homem deixa de realizar trabalhos muscular , colocando as maquinas para realizar todo trabalho.

Ao contrario do que muitos pensam, ao colocar as maquinas para realizar o trabalho, não estão libertando os homens do esforço muscular, mas sim acarretando a necessidade de mais intenso e difícil esforço intelectual para a produção de outra ainda mais eficientes.

5 – Tecnologia e Capitalismo

O principal objetivo da sociedade e lucrar incessantemente com as várias qualidades que a tecnologia oferece ao consumidor, mas o fato é que a sociedade capitalista sempre foi marcada pela exploração, pela desigualdade pela contradição e também com a ampliação das taxas de extração tendo a valorização do capital.

A tendência da tecnologia no âmbito do capitalismo tem sido a satisfação dos interesses da classe dominante, em detrimento das necessidades dos trabalhadores, acentuando as expressões da questão social, trata-se de um grande desafio que tem se colocado na atualidade. Mais que uma questão tecnológica e sim de uma luta política que busca colocar a serviço dos trabalhadores e produto do próprio trabalho. Sendo assim a apropriação da tecnologia pelo capital caminha no sentido de substituir os trabalhadores por maquinas e equipamentos avançados, como forma de reduzir custos ampliando a exploração e as taxas.

O modo de produção capitalista encontra-se a automação entendida como a incorporação, cada vez maior da tecnologia ao processo produtivo, levando a uma substituição freqüente de “trabalho vivo” por “trabalho morto” resultando “no decréscimo da quantidade de trabalho em relação a massa da meia produção que põe em movimento.

O desenvolvimento tecnológico tem acentuado as contradições presentes no capitalismo, constata-se o desdobramento de duas concepções antagônicas acerca do uso político que pode ser feito do computador e de suas redes, que reserva a informação estratégica a um pequeno grupo de indivíduos, de outro, uma concepção autogestionária, nas atuais inovações, no o prolongamento de antigas tendências, mas a possibilidade de uma alteração nas condições de acesso a informação.

Desta forma, não é o desenvolvimento tecnológico em si, mas o uso social que se faz dele, o verdadeiro problema, ou, em outras palavras o adversário é a base social que domina o computador.

A década de 1980 e apontada como o momento de emergência da chamada “terceira revolução industrial” desenvolvendo a informática e da tecnologia digital da base microeletrônica. No campo da comunicação teve a chamada “revolução multimídia” que em ritmo acelerado de uma linguagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (57 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com