TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Temperamentos Tipos de personalidade – Os quatro arquétipos da beleza

Por:   •  5/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.194 Palavras (5 Páginas)  •  1.192 Visualizações

Página 1 de 5

Temperamentos

Tipos de personalidade – Os quatro arquétipos da beleza

          A palavra temperamento deriva do latim temperamentum, que literalmente significa ‘mistura de coisas em determinadas proporções’.

          Os quatro temperamentos têm características específicas e trazem traços, formas e cores predominantes, que podem ser usadas para criar uma imagem harmoniosa.

          Na maioria dos indivíduos, coexistem dois ou mais temperamentos, sendo extremamente raro encontrar alguém que represente um único temperamento de forma pura, porém vale a pena lembrar que qualquer indivíduo pode passar pelos quatro temperamentos em um dia.

          Cada temperamento, possui ligação com um elemento da natureza (terra, água, ar e fogo), a seguir, a breve descrição da criança de cada um dos temperamentos.

          Autor do livro “Visagismo: harmonia e estética”, Philip Hallawell se baseou nos arquétipos de personalidade definidos pelo psicanalista Carl Jung para definir temperamentos de beleza. São quatro tipos: a sanguínea, a colérica, a fleumática e a melancólica:

Sanguínea: elemento - ar

          Rosto angular, hexagonal ou losango. Nariz pronunciado, boca grande, andar leve e apressado, sempre usando as pontas dos pés. Pele quente, tipo primaveril.

Cabelo dourado, castanho médio, ou claro.

Cor: amarelo.

Extrovertidos e sensíveis, se caracterizam pela energia. Essas pessoas gostam de estar no centro das atenções e são luminosas e vibrantes, também inquietas.

Dinâmicas, festivas, motivadoras, curiosas e amam novidades; os sanguíneos são indivíduos que não passam desapercebidos, pois são espontâneos e gostam de interagir. Além disso, costumam fazer gestos largos falar bem em público.

          No entanto, têm dificuldade em se estruturar, se concentrar e de ser constante, o que pode levá-los a serem superficiais. Por isso frequentemente não terminam o que começam e são dispersivos e desorganizados. Às vezes são inconvenientes, por causa do entusiasmo excessivo. São desligados e “esquecidos” e com tendência a sofrer acidentes. 

Colérica elemento - fogo

         Poderoso, passional, emotivo.

Rosto: Esta beleza é caracterizada pelos traços retos, rosto retangular ou quadrado, o queixo pronunciado, olhos grandes e lábios grossos.

Cor: vermelho,

Pele quente, outono. Determinado, persistente, forte, dominador. Geralmente apresenta olhos fundos.

          Forte, determinada, e com muito senso de justiça, marcada pela atitude. Poderosas e passionais, as pessoas com esse tipo de beleza se saem bem como líderes, especialmente por serem tão independentes e expressarem tanta força.          Cheias de atitude, pessoas de beleza colérica esbanjam autoridade, têm opiniões que expressam e defendem com força e paixão, o que faz com que pareçam intransigentes e autoritários. O olhar é intenso e eles transmitem muita energia, embora pareçam mais explosivos e tirânicos.

          Os coléricos são pessoas fortes, poderosas, determinadas e decididas. São emotivos e intensos. Podem ser explosivos, mas não guardam rancor. São fiéis, corajosos, generosos e prezam a lealdade.

          Atuam em linha reta, perseguindo objetivos, e são obstinados, com tendência a serem teimosos.

          Terminam o que começam, são motivados por desafios e podem ser insensíveis na busca dos seus objetivos. São dominadores, impacientes e intolerantes e podem ser arrogantes e orgulhosos. São líderes que podem se transformar em tiranos.

Fleumática: elemento - água

Rosto redondo, oval ou quadrado.

Cabelos escuros, preto e marrom.

Cor: roxo.

Espiritualizado, com senso de diplomacia, tranquilo e apaziguador, submisso, indeciso, retraído, introvertido. Amigável e diplomático.

Possui pálpebras pesadas e lábio inferior projetado, os dentes são quadrados e espaçados.

          Tem natureza mística, ligada às coisas essenciais da vida, misteriosa e étnica, transmite paz e alegria, se caracteriza pela serenidade e espiritualidade, são acolhedoras e diplomáticas, aparentam ser pouco ambiciosas e mais altruístas, essas pessoas tendem a não incomodar os demais, pois não gostam de ser incomodados, não gostam de confrontos e ficam satisfeitos com pouco, seu rosto é sereno, por vezes é enigmático também. As formas são arredondadas e delicadas.

          Precisam de segurança, portanto não gostam de riscos. São constantes e fiéis. São amorosos e carinhosos e transmite um senso de satisfação e bem-estar. São adaptáveis e flexíveis, enquanto a sua comodidade não seja afetada.

          Isso pode torná-los acomodados, desinteressados e, até indolentes. Tendem a fugir de responsabilidades. Frequentemente deixam as escolhas para os outros, pensando que estão sendo agradáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (117.3 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com