TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tempos Modernos

Por:   •  18/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 2

Luciana A. Muratori Gross – C34499-0

Maria Angela Ribeiro dos Santos – C32DBG-5

RH – 2º Semestre

Análise sobre o filme Tempos Modernos

O filme Tempos Modernos mostra o trabalho mecanizado e a falta de preocupação com o ser humano. As empresas eram vistas como máquinas e o homem como uma engrenagem necessária ao processo produtivo.

O Filme é de 1936 e fala sobre a indústria moderna no período da Revolução Industrial. Ao chegarem à fábrica os funcionários batem o cartão de ponto e assumem seus postos de trabalho. O presidente apenas cobra para que a produção seja cada vez mais acelerada e os funcionários tinham que acompanhar o ritmo proposto pelas máquinas.

A pressão para aumentar a produção é tamanha que foi desenvolvida uma máquina alimentadora para que o funcionário perdesse o menor tempo possível para fazer as refeições, mas a tentativa foi um fracasso. Devido as cobranças e a fadiga dos movimentos repetitivos o personagem de Charlin Chaplin tem um colapso nervoso e todos acreditam que ele ficou louco. Desta forma ele é levado à uma clínica para tratamento. No desenrolar dos fatos surge uma grande crise, onde muitas pessoas ficam desempregadas e o caos se espalha.

Chaplin consegue um emprego de assistente de mecânico e recebe treinamento para exercer a função, e novamente o serviço é paralisado devido à greve.

O filme termina com a expectativa do personagem conseguir uma vida melhor.

Administração Científica e Clássica


Taylor tinha uma visão mecanicista e racionalista em relação aos empregados. Segundo ele, era possível medir o tempo necessário para execução de cada uma destas tarefas e, com isso, determinar um padrão para todos os trabalhadores, pois os homens são vistos como parte da máquina no desempenho de tarefas produtivas, onde o único objetivo é a riqueza da empresa.


Para Fayol os princípios de administração eram mais flexíveis, ele prezava o fator humano. Apesar de ter considerado a teoria de Taylor um tanto rígida, concordou que sua obra complementou a teoria de Taylor.

Taylor trabalhou a produtividade do trabalho industrial, pela eliminação do desperdício, ociosidade e racionalização. Idéia de que a eficiência aumenta com a especialização; ignorava os efeitos da fadiga, aspectos psicológicos e fisiológicos já Fayol, adota a denominação princípio, afastando a idéia de rigidez. Tudo em administração é questão de medida, ponderação e bom senso.

Durante o filme foi observado tanto traços da teoria científica, quanto da clássica, firmando a idéia de que ambas se complementavam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (81.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com