TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Comportamental

Dissertações: Teoria Comportamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2013  •  4.743 Palavras (19 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 19

TEORIA COMPORTAMENTAL

O enfoque comportamental na administração teve seu início no momento em que as organizações adotaram uma perspectiva de que o comportamento humano era fator primordial e decisivo, tanto na produtividade como no desempenho da empresa, pois são seres dotados de sentimentos, emoções, medos, expectativas, e tudo isso influencia diretamente em seu rendimento dentro do local onde trabalha. A Teoria das Relações Humanas foi o impulso inicial para que se desenvolvessem outros estudos e outras teorias a respeito do tema, que aos poucos foram complementando e suprindo faltas e¬/ou falhas que eram detectadas na aplicação às realidades das organizações. A Teoria Comportamental representa um dos maiores avanços nos estudos das ciências do comportamento e busca em sua essência soluções flexíveis e democráticas para a solução de problemas.

Kurt Lewin, pioneiro no desenvolvimento das dinâmicas de grupo, foi um dos nomes que impulsionaram o desenvolvimento de teorias do comportamento. Entender a organização como um sistema social, permite avaliar as pessoas como seres que têm sentimentos, emoções e atitudes e constatam que esses fatores influenciam de maneira significativa em seu rendimento em seu local de trabalho.

A abordagem comportamental atua junto a outras ciências do comportamento como a sociologia organizacional e, principalmente, da psicologia organizacional.

No estudo do comportamento humano devem ser levadas em conta quatro importantes proposições:

1. Cada ciência, disciplina ou campo do conhecimento oferece uma contribuição especializada para cada um dos temas que interessam ao enfoque comportamental.

2. Nenhuma ciência tem a propriedade exclusiva dos aspectos específicos do comportamento organizacional, porque as fronteiras entre todas elas não são muito claras.

3. Muitos aspectos do comportamento humano não são observáveis diretamente nem passíveis de definição inquestionável.

4. Não há verdades absolutas e muito menos conhecimentos definitivos sobre o comportamento humano de forma geral.

“Comportamento é a maneira pela qual um indivíduo ou uma organização age ou reage em suas interações com o seu meio ambiente e em resposta aos estímulos que dele recebe”. (Chiavenato, 2004)

Segundo Chiavenato as ciências do comportamento trouxeram à teoria administrativa uma variedade de conclusões a respeito da natureza e características do ser humano, a saber:

1. O homem é um animal social dotado de necessidades;

2. O homem é um animal dotado de um sistema psíquico;

3. O homem tem capacidade de articular a linguagem com o raciocínio abstrato;

4. O homem é um animal dotado de aptidão para aprender;

5. O comportamento humano é orientado para objetivos;

6. O homem caracteriza-se por um padrão dual de comportamento.

A preocupação com a estrutura organizacional se desloca para a preocupação com os processos organizacionais e também do comportamento das pessoas na organização para o comportamento organizacional como um todo. É adotada a visão de que “o ser humano é a medida de tudo” e que ele estava no centro do processo administrativo, pelo fato de possuírem características que diferenciam as pessoas umas das outras e que elas têm comportamentos coletivos, nas organizações sociais.

A Teoria Comportamental da Administração (também conhecida como behaviorista) teve como nomes principais Hebert Alexander Simon, Chester Barnard, Douglas McGregor, Rensis Likert, Chris Argyris, Abraham Maslow, Frederick Herzberg e David McClelland, todos estes trouxeram valorosas contribuições para o desenvolvimento dessa teoria e foram importantes estudiosos dessa área.

Têm como características oposição à Teoria Clássica, complementação e adequação à realidade da época, já que de certa forma criticava as visões ingênuas da Teoria das Relações Humanas, utilizando seus conceitos fundamentais apenas como ponto de partida, apresentando diferenças significativas.

A publicação do livro O Comportamento Administrativo, de Hebert A. Simon, em 1947 marcou o início da Teoria Comportamental, criticou a Escola Clássica e fez algumas observações a respeito da teoria imediatamente anterior, fazendo as devidas correções.

Motivação

O estudo da motivação é um dos temas centrais do enfoque comportamental, porque é necessário compreender os mecanismos que movimentam as pessoas, para poder explicar como elas se comportam, baseado em seus comportamentos individuais. Os administradores, segundo os behavioristas, devem saber que a motivação pode ser utilizada como uma importante ferramenta para melhorar a qualidade dentro das organizações.

A motivação tem três propriedades, a saber:

1. Direção: direção (objetivo) para a qual a motivação leva o comportamento;

2. Intensidade: magnitude da motivação;

3. Permanência: duração da motivação.

As teorias sobre a motivação, que explicam o desempenho das pessoas em situações de trabalho, dividem-se em dois grupos:

• Teorias de Processos: procura explicar como funciona o mecanismo da motivação.

• Teoria de Conteúdo: procura explicar quais são os motivos específicos que levam as pessoas a agir.

Comportamento

Comportamento: procedimento, atuação. (Silveira Bueno)

Qualquer atuação ou manifestação observável das competências e características individuais, como falar, pensar, escrever, decidir ou não fazer nada, é exemplo de comportamento. (Maximiano, 2009)

O comportamento é sempre motivado por alguma causa interna ao próprio indivíduo (motivos internos) ou alguma causa externa, do ambiente (motivos externos). Motivação, neste modelo, é sinônimo da relação de causa e efeito no comportamento das pessoas. Motivação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com