TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Comportamental

Monografias: Teoria Comportamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  1.037 Palavras (5 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 5

TEORIA COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO

Dinamizando a Empresa por meio de Pessoas

O surgimento da Teoria Comportamental

A partir de 1947 através da influência dos psicologos Behavioristas que lançaram a Psicologia Organizacional na qual o comportamento das pessoas dentro das organizações passa a ser analisado de maneira mais profunda e abrangente buscando-se com isso entender as caracteristicas da natureza humana que influenciam suas atitudes e suas ações dentro das organizações. Surgi aí, a Teoria Comportamental da Administração.

Ela na realidade, é um grande avanço em relação a abordagem humanística proposta pela teoria das relações humanas que tinha uma visão romântica e utópica, tratando os aspectos motivacionais do comportamento humano de maneira superficial e insuficientes para entender a complexidade da naturera humana.

Definição: "A Teoria Comportamental é a mais democrática de todas as Teorias Administrativas, sendo fundamentada sobre as características da natireza humana."

A Hierarquia das Necessidae de Maslow

Maslow, defendia que o comportamento do indivíduo de uma maneira gerak era influenciado pela satisfação ou frustação de suas necessidades pessoais refletindo na sua maneira de agir diantes do grupi e da sociedade. Maslow, classificou de maneira hierárquica as necessidades Humanas, em dois grupos:

Nececcidades Primárias

Necessidades Secundárias

Necessidades Primárias

Necessidades Fisiológicas

São as Necessidades relacionadas á própria natureza humana, visando o sobrevivencia e preservação da propria especie, tais como: a fome, a sede, o repouso, a necessidade sexual, etc. Ou seja, são as necessidades basicas do ser humano.

Necessidades de Segurança

São as necessidades ligadas ás questões do bem estar do indivíduo, buscando manter sua segurança e sua estabilidade onde ele procura gugir e se distancias de situações de perigo ou de situações que possam levá-lo á privações.

Necessidades Secundárias

Necessidades Socias

São as necessidades inerentes a vontade so indivíduo e se relacionar com outras pessoas, através da sua participação da sua aceitação, de poder ser compreendido e de principalmente, de poder ser amado pelo grupo social ao qual pertença. O homem é, acima de tudo,um ser social que precisa conviver com outras pessoas para poder sobreviver. Sua frustação, leva a pessoa á solidão e nã adapta-se socialmente.

Necessidade de Estima

São as necessidades de reconhecimento e de valorização por parte do grupo ao qual o indivíduo pertença além da necessidade de Auto-Reconhecimento. É a busca pelo prestígio social, pelo status. Sua frustação pode levar o indivíduo ao desânimo e á atitudes compensatória.

Necessidades de Auto-Realização

São as necessidades relacionadas com as vontades oriundas do amadurecimento do indivíduo que passa a desenvolver e a buscar atividades ligadas ao seu próprio potencial com a atividade desempenhada. É fazer aquilo, quem semore teve vontade de fazer e nunca fez.

Importante:

Para Maslow, só buscamos atingir as necessidade de nível superior na Pirâmide, quando e somente quando as necessidades do nível imediatamente inferior, já tiverem sido satisfeitas.

Quando uma necessidade já satisfeita deixa de ser atendida abandonamos a necessidade do nível superior no qual nos encontramos e voltamos nossos esforços para restabelecermos a satisfação perdida, esquecendo a necessidade do nível superior na qual estávamos.

A Teoria dos dois fatores de Herzberg

Para Herzberg existem dois fatores que influenciam o comportamento humano dentro do ambiente de trabalho são eles:

Fatores Higiênicos/Extrínsecos

Fatores Motivacionais/Intrínsecos

Fatores Higiênicos ou Extrínsecos

São os fatores relacionados ao ambiente de trabalho ao qual a pessia pertene não estando ligados ás necessidades pessoais de cada um e sim a situações geradas pela empresa por isso não são consideradas como geradoras de satisfação apenas insatisfação quando não são atingidas, efeito semelhante ao alcançado pelas vitaminas e analgésicos. Refletem como a pessoa se sente em relação sua empre.

Ex.: salário, benefícios socias, condições de trabalho,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com