TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria comportamental

Seminário: Teoria comportamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Seminário  •  1.148 Palavras (5 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 5

Passo 1

O grupo utilizará a Teoria Comportamental para melhorar o clima organizacional da empresa do Sr. Bread. A Teoria Comportamental que surgiu a partir dos trabalhos da Escola das Relações Humanas, a Teoria da Administração passa a apresentar novos pontos.

• A abordagem comportamental (ou Behaviorista):

– salienta a presença das ciências do comportamento humano,

– busca soluções mais humanas e flexíveis para os problemas organizacionais,

– Adota posições explicativas e descritivas (versus normativas e prescritivas das teorias anteriores).

A teoria predomina a ênfase nos indivíduos, mas dentro de um contexto organizacional. Com todos esses fatos tornou se necessário o estudo da motivação humana.

O grupo ira apresentar duas teorias que vai ajudar o Sr. Bread a identificar as necessidades em conhecer o comportamento dos seus funcionários para melhorar a qualidade de vida em geral na organização e motivá-los. Que são:

Hierarquia das Necessidades de Maslow

Maslow apresentou uma teoria da motivação segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, visualizada por meio de uma pirâmide. Segue abaixo Pirâmide para melhor compreensão:

A hierarquia das necessidades de Maslow se fundamenta nos aspectos:

– Somente quando um nível inferior de necessidade está satisfeito, é que o nível superior surge no comportamento humano,

– Entretanto, quando alguma necessidade de nível mais baixo deixa de ser satisfeita, ela

Volta a predominar o comportamento,

– Cada indivíduo possui sempre mais de uma necessidade como impulso motivacional atuando em seu organismo,

– A frustração de uma necessidade pode se tornar uma ameaça psicológica,

– Nem todos os indivíduos chegam ao topo da pirâmide de necessidades.

Teoria dos dois fatores de Herzberg.

A Teoria dos dois Fatores de Herzberg identificou dois fatores que orientam o comportamento humano em situação de trabalho:

• Fatores higiênicos – ou extrínsecos,

• Fatores motivacionais – ou intrínsecos.

1 - Fatores Higiênicos ou fatores extrínsecos: São fatores administrados e decididos pela empresa, por isso, estão fora do controle das pessoas. Os principais fatores são: salário, benefícios sociais, tipo de chefia ou supervisão, condições físicas e ambientais de trabalho, políticas e diretrizes da empresa, clima de relacionamento entre a empresa e os funcionários, regulamentos internos, etc.

2 - Fatores Motivacionais ou Fatores Intrínsecos: São fatores que estão sob o controle dos indivíduos, pois estão relacionados com aquilo que ele faz e desempenha. Envolvem sentimentos de crescimento individual, reconhecimento profissional e auto-realização.

Os fatores higiênicos e motivacionais são independentes e não se vinculam entre si.

A satisfação no cargo depende dos fatores motivacionais a insatisfação no cargo depende dos fatores higiênicos.

Se o Sr. Bread aplicar estes conceitos de motivações a organização terá um clima organizacional excelente e um ambiente de trabalho estável, mas não basta só isto, ele também terá que desenvolver suas habilidades como líder e conduz sua equipe, transformando-o numa equipe que gera resultados, motivam - dos e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.

O grupo relacionou alguns vídeos citados abaixo de motivações e lideranças para ajudar na motivação dos funcionários da Q Pão e desenvolver atitudes e habilidades de liderança para o Sr. Bread.

http://www.youtube.com/watch?v=9nmHMjZV6Vk

Aborda a importância do trabalho em equipe no alcance de metas. Quando o time possui um objetivo comum, os esforços devem ser direcionados para a realização. Aborda inclusive, o papel do líder, que deve motivar sua equipe, acreditar que ela é capaz e mostrar o caminho a seguir. A metáfora do vídeo, também se aplica a gestão das organizações, revelando a importância do planejamento estratégico e dos modelos de gestão para alcançá-lo o sucesso.

http://www.youtube.com/watch?v=FkPQ3jScJds

Excelente vídeo de motivação e liderança, este vídeo ira ajudar o senhor Bread a nunca desistir dos seus funcionários, quando eles acharem que estão sendo derrotados, ajudá-lo, motivá-los, tocar em seus corações e fazê-los darem o Maximo deles.

http://www.youtube.com/watch?v=4z0Cls14Hs8

Vídeo motivacional para ser utilizado em palestras / workshop para lideres e gestores. Este vídeo irá ajudar o Sr. Bread a entender os conceitos de trabalho em equipe, trabalho para resultados, saber escutar, dê opinião aos seus funcionários etc.

http://www.youtube.com/watch?v=Ds5HD74uzlQ

Este vídeo vai auxiliar ao senhor Bread a entender três estilos de liderança que são:

Líder Coercitivo: Liderança através da coerção, violência, que pode se verbal ou física, neste estilo de liderança a relação entre líder e liderado é instável.

Líder Conselheiro: Os líderes conselheiros sobressaem na delegação de poderes; eles dão aos funcionários tarefas desafiadoras, mesmo que isso significa que as missões não serão executadas rapidamente.

Líder Agregado: O líder agregado aspira por manter os colaboradores felizes e cria harmonia entre eles. O estilo conduz para cima a flexibilidade; amigos confiam no outro, permitindo inovações.

Passo 2

O Sr. Bread deve entender a configuração de sua organização para garantir a harmonia de suas partes e seu funcionamento eficaz, onde a estratégia é a parte mais importante, que é representada pelo presidente e seus auxiliares diretos, a supervisão direta é o mecanismo de coordenação dos departamentos. Como uma tradicional padaria que esta na sua família há três gerações deve ter um ambiente relativamente simples, embora dinâmico, com o qual uma única pessoa consegue lidar, permitindo um acesso direto ao chefe e a proximidade com a missão. Sendo que sua principal vantagem é a velocidade da decisão, que depende de uma só pessoa.

Um modelo inovador de gestão administrativo seria a implantação da Abrangência da ética na administração, buscando mostrar para seus funcionários os problemas existentes dentro da organização devido à falta de comunicação e cooperação. Adotando á necessidade de informar sobre os riscos de alguns produtos que a empresa oferece para seus consumidores como, por exemplo, álcool, cigarro etc. Dando um treinamento de qualidade para seus funcionários, onde saberão se comunicar da melhor maneira possível com seus clientes, fornecedores, distribuidores e todos os que a organização atende.

Como proprietário o Sr. Bread tem que estar com as obrigações dos funcionários definidas, também se deve saber que tipos de compromissos a empresa pode exigir de seus funcionários e se os mesmos devem participar das decisões que afetam a empresa. Essas decisões fazem parte da administração e políticas internas que são afetadas por essas questões éticas.

A Q Pão como uma organização tem uma responsabilidade social que deve ser passada para seus funcionários, onde todos devem trabalhar juntos, pois o principio da responsabilidade social baseia-se na premissa de que as organizações são instituições sociais que existem com autorização da sociedade, utilizando os recursos da sociedade e afetando a qualidade de vida. O código de ética deve ser implantado para orientar suas ações sociais e definir suas políticas de responsabilidade social, pois esse conjunto de normas e conduta vai oferecer diretrizes que ajudaram nas decisões e estabelecer a diferença entre certo e erradas. Um dos métodos que pode ser adotado é incluir o ambiente em suas praticas administrativas, pois todas as necessidades humanas precisam ser atendidas por algum tipo de produto ou serviço que cobra um preço da natureza, sendo que o proprietário da Q Pão deve conhecer o desenvolvimento sustentável, legislação ambiental e auditoria ambiental.

...

Baixar como  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »