TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tese de tese

Por:   •  1/4/2016  •  Resenha  •  703 Palavras (3 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

 CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ARAGUAÍNA

LICENCIATURA EM FÍSICA

       DISCIPLINA: ESTRUTURA E PROPRIEDADE DA MATÉRIA – PRATICA

PROFESSOR: DR. DANIEL AUGUSTO BARRA DE OLIVEIRA

Saltar 5 linhas

JOSIAS PIMENTEL DE ABREU, RAMOM ...

Saltar 5 linhas

RELATÓRIO DE AULA PRATICA DE QUÍMICA EXPERIMENTAL – EXPERIÊNCIA N° 1

Poe araguaina-to na última linha

Araguaína-TO

JOSIAS PIMENTEL DE ABREU, RAMOM....

Saltar 6 linhas

RELATÓRIO DE AULA PRATICA DE QUÍMICA EXPERIMENTAL – EXPERIÊNCIA N° 1

             Saltar 2 linhas

Trabalho apresentado à Universidade Federal do Tocantins campus Araguaína (UFT), do curso de licenciatura em Física Como requisito para nota parcial da disciplina de Estrutura e Propriedade da Matéria – Pratica, para ser avaliado pelo professor: Dr. Daniel Augusto Barra de Oliveira.

Araguaína-TO

Introdução

Será apresentado neste relatório os procedimentos, manuseios e testes da aula pratica de Estrutura e propriedade da matéria. Na aula foram utilizadas vidrarias e materiais específicos: pipeta volumétrica, bureta, termômetro de mercúrio, balão de fundo chato e balança de precisão.

As vidrarias e materiais possuem margens de erro. A bureta utilizada possui uma margem de erro de 0,05 ml + ou -, o termômetro tem margem de erro de 0,025 para + ou -, a balança possui margem de erro de 0,0001 g + ou -. no experimento foi calculado a densidade da agua, que por sua vez teve que ser medida possibilitando assim o aprendizado da utilização correta da balança.

Objetivos

        Conhecer os equipamentos e vidrarias disponíveis no laboratório, aprender a utilizar corretamente as vidrarias que serão mais utilizadas nas aulas experimentais. Utilizar corretamente a balança para pesar materiais químicos. Calcular a densidade da agua e a margem de erro.

Materiais e Métodos

        Nos experimentos foram utilizados equipamentos de precisão, com pequenas margens de erros. Utilizou-se para medir a agua uma bureta, foi medido 50 ml de agua (destilada). Pesou-se o balão com o intuído de saber sua massa para fins de desconto no cálculo da massa da agua. Passou então a agua da bureta para o balão. Em seguida levou-se à balança que foi tarada antes de utiliza-la para medir o peso da agua. Foi anotado o resultado, descontado o peso do balão, ainda foi feito a medição da temperatura da agua com um termômetro de mercúrio.  Após foram feitos os cálculos para se encontrar a densidade da agua. Por fim calculou-se o erro geral e o desvio padrão.

Resultado

        O balão que foi pesado é de 51,4476 g, o peso de 50 ml de agua é de 101,1481 g, ou seja, é de 49,7005 g, a temperatura da agua na primeira medição foi 26 °C. Assim a densidade da agua a 26 °C (1º medida) é de 0,99401.

Na segunda medida se obteve 101,1858 g de peso da agua, sendo assim 49,7382 g. com uma temperatura de 26 °C obteve uma densidade de 0,99476.

Na terceira medida obteve-se na temperatura de 26 °C uma massa de 101,1339 g, ou seja, 49,6863 g, sendo assim uma densidade de 0,99372.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (115.1 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com