TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto Serviço Social

Resenha: Texto Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  Resenha  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 2

Os fatores que contribuíram o para o surgimento do Serviço Social no Brasil foram: População numerosa, migração para a zona urbana e transição da economia brasileira. Neste contexto surge o trabalho do assistente social.

O que podemos perceber é que, ao longo dos anos, o trabalho do assistente social torna-se cada vez mais necessário. Muda os regimes políticos e os governos, mas não muda o crescente número daqueles que precisam de uma assistência social especializada, através das várias instituições existentes. Onde houver desigualdade social sempre haadesverá a necessidade do trabalho do assistente social como mediador dos menos favorecidos levando aos gestores do nosso pais suas reivindicações e seus clamores.

Relacionando o texto lido com o filme tempos modernos, podemos perceber a similaridade com a questão social tanto brasileira como americana, a partir do surgimento da industrialização.

A Revolução industrial trouxe muitas consequências para a sociedade, como por exemplo: desemprego, fome, violência, exclusão social, exploração da mão-de-obra, entre outros exemplos de desigualdade social.

No filme tempos modernos Charles Chaplin nos mostra de forma cômica a dura realidade dos trabalhadores daquela época. Em meio a mecanização, exploração da força de trabalho, fragmentação da vida social e manifestações trabalhistas, o ator deixa claras as condições de trabalho impostas a classe operaria.

Passaram-se décadas, porem a necessidade de políticas públicas continua sendo um os grandes entraves, com relação a atuação assistencial. Pois, os gestores do nosso pais precisam dar mais disponibilidade para os assistentes sociais atuarem, para amenizar as consequências causadas pela as desigualdades social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com