TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto sobre Modernismo

Por:   •  16/3/2017  •  Monografia  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 2

Contexto Histórico e Social

  • Oswaldo de Andrade

Conhecido como o mais rebelde e polêmico dos modernistas, Oswaldo, curiosamente tem sua vida e obras inseparáveis. O artista viveu uma grande mudança, que levou-o a retratar análises e críticas sobre a sociedade brasileira.

A economia norte-americana, durante o período da Primeira Guerra Mundial, estava em expansão. As industrias produziam e exportava em grande escala para os países europeus. Esse quadro econômico não alterou  após o fim da Guerra, as nações europeias estavam voltados para a reconstrução das indústrias e cidades, necessitando manter suas importações, principalmente com os Estados Unidos. Houve mudança apenas no final da década de 1920, quando os países envolvidos na Primeira Guerra começaram a reconstruir-se, fazendo com que diminuísse drasticamente a importação e fortalecendo a economia interna.

Com a extrema baixa nas exportações para a Europa, as fábricas americanas começaram a aumentar os estoques de produtos, em razão de não conseguirem vender. Grande parte destas empresas possuíam ações na Bolsa de Valores de Nova York e milhões de americanos tinham investimentos nestas ações.

Em outubro de 1929, percebendo a desvalorizando das ações de muitas empresas, houve uma correria de investidores que pretendiam vender suas ações. O efeito foi devastador, pois as ações se desvalorizaram fortemente em poucos dias. O número de falências de empresas foi enorme e o desemprego atingiu quase 30% dos trabalhadores.

 Nesta época, diversos países do mundo mantinham relações comerciais com os Estados Unidos, a crise acabou se espalhando por quase todos os continentes. Consequentemente, o Brasil também ficou abalado. "O Brasil era fortemente dependente das exportações de café, e tinha uma enorme dívida externa [...]", como afirma o professor de História Econômica, Renato Colistete. Grandíssimo produtor de café, Oswaldo de Andrade viu-se falido do dia para a noite.

A mudança severa em sua vida, é percebida em suas obras. A peça de teatro, "O Rei da Vela", a mais significativa das três peças que escreveu tanto pelas inovações técnicas quanto pelo retrato que faz das relações sociais, critica principalmente a decadência da economia cafeeira, a luta de classes e a burguesia industrial.  No romance  "Serafim Ponte Grande" também há pensamentos sobre a sociedade capitalista.

  • Cecília Meireles

Desde a antiguidade, o sexo dominante era o masculino, principalmente devido à força física. O homem era o provedor e o caçador que e trazia alimento à sua família ou para a comunidade em que vivia, além de fornecer segurança. A mulher dedicava a maior parte de sua vida, à criação dos filhos e aos cuidados do lar. Dessa maneira, dependia do homem, sendo subordinada e sempre controlada. Este pensamento durou por muito tempo.

Diante de uma época permeada por repressão sobre as mulheres, Cecília nasceu e viveu. Não votavam, dependiam financeiramente do marido e dificilmente desenvolviam uma carreira profissional. O papel das mulheres apresentou grandes transformações sociais, durante o século XX,  e Cecília participou dessas mudanças, através de versos que ajudaram a romper barreiras.  


...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (56.4 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com