TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tomografia por emissão de positrons (PET-CT)

Resenha: Tomografia por emissão de positrons (PET-CT). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Resenha  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 2

Tomografia por emissão de pósitrons (PET-CT)

A tecnologia PET-CT integra a Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET) com a Tomografia Computadorizada de Alta Resolução (CT). É um exame de imagem não invasivo, indicado para pacientes com doenças ontológicas, cardíacas, neurológicas, inflamatórias ou infecciosas.

Em um único procedimento diagnóstico é possível avaliar simultaneamente as condições funcionais (metabolismo dos tecidos) através do PET e as informações anatômicas (morfologia dos órgãos) através da CT de alta resolução. A associação entre as duas tecnologias permite um ganho de sensibilidade significativo em várias situações clínicas.

Em pacientes com câncer permite mudanças significativas na abordagem médica em cerca de um terço dos casos, possibilitando decisões terapêuticas mais precisas, seguras e com melhores resultados.

É uma modalidade de diagnóstico por imagem que permite o mapeamento de diferentes substâncias químicas no organismo. Dentre elas, o 2-[F18]-fluoro-2-deoxi-glicose, chamado de FDG, é o traçador mais utilizado e o único disponível no Brasil, sendo o Flúor-18 o elemento radioativo e a glicose o composto químico. O FDG é uma substância similar à glicose que é um açúcar, uma das principais fontes de energia celular. Uma pequena quantidade deste açúcar radioativo é injetada no paciente e, após um período de captação, são realizadas as imagens. O PET scan capta os sinais de radiação emitidos pelo Flúor-18 transformando-os em imagens e determinando assim os locais onde há presença deste açúcar, demonstrando o metabolismo da glicose. O metabolismo da glicose é importante, pois a grande maioria das células tumorais apresenta utilização acentuada de glicose como fonte de energia, em comparação com as células normais. Equipamentos de última geração apresentam uma tomografia computadorizada (TC) acoplada ao PET scan, conjunto híbrido chamado PET-CT, unindo assim duas modalidades de imagens bem estabelecidas em um só exame.

A grande vantagem do PET/CT está na aquisição de duas modalidades de imagens a partir do mesmo referencial, isto é, o paciente não é deslocado entre um exame e outro, facilitando assim a fusão de duas imagens para a identificação das regiões analisadas.

A principal desvantagem do equipamento de PET/CT é o seu alto custo e a meia-vida de alguns emissores de pósitrons serem curtas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com