TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho AP II

Por:   •  20/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.292 Palavras (6 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 6

3.2 – Disciplina: TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE RH

Avaliação de Desempenho: Conceito

A avaliação de desempenho nas organizações nos dias de hoje é como um colaborador se desempenha e se desenvolve na empresa, é um olhar interno para o colaborador, saber identificar seus pontos a melhorar e seus pontos fortes, é saber identificar quais são as áreas ele se desempenha melhor, para pode alcançar todo o potencial que a organização deseja.

‘’Avaliação do desempenho é o processo que mede o desempenho do funcionário. O desempenho do funcionário é o grau em que ele alcança os requisitos do seu trabalho.’’ (Idalberto Chiavenato: Gestão de Pessoas e o novo papel dos recursos humanos na organizações pag. 189)

Por que avaliar o desempenho?

Precisa-se avaliar para que cada um da organização saiba do seu potencial, e assim se conhecendo e sabendo aonde precisam melhorar, com a avaliação pode se decidir: aumento salarial, promoções, transferências de cargos e demissões e como o colaborador já sabe o que o seu chefe pensa em relação ao seu trabalho e muito mais fácil ele conduzir o seu trabalho conforme as necessidades da organização, alcançando metas e objetivos.

Numa avaliação sempre avaliar o individuo no seu cargo, e não a parte pessoal que é a mais avaliada hoje nas organizações.

‘’Toda pessoa precisa receber retroação a respeito de seu desempenho para saber como está indo seu desempenho’’(Idalberto Chiavenato: Gestão de Pessoas e o novo papel dos recursos humanos na organizações pag. 189)

Quem deve avaliar o desempenho ?

Há varias formas de se avaliar o desempenho segue abaixo cada uma:

Auto avaliação do desempenho

É quando o próprio individuo se avalia e próprio se monitora com ajuda do seu chefe, o colaborador avalia sua eficiência e competência no seu cargo, essa avaliação é muito eficaz para quem próprio se desafia, a bater metas e objetivos, pois suas fraquezas e seus pontos fortes o próprio sabe, podendo proporcionar ótimos resultados para seu cargo e a organização em que trabalha.

O gerente

É quando o gerente tem a responsabilidade de avaliar seu colaborador e de demostra os resultados para tal, essa avaliação muitas vezes não é fácil, pois muitas vezes o gerente não tem o conhecimento necessário para estar avaliando, e quem atua é o RH na função staff para monitorar o colaborador.

‘’Essa linha de trabalho tem proporcionando maior liberdade e flexibilidade para que cada gerente seja realmente o gestor do seu pessoal.’’ (Idalberto Chiavenato: Gestão de Pessoas e o novo papel dos recursos humanos na organizações pag. 193)

O Individuo e o gerente

É quando os dois lados se ajudam, tanto para o gerente quando para o colaborador, o gerente por si ajuda dando conselhos, treinamentos, metas – e já o individuo cobra do seu gerente recursos, promoções, aumentos, ambas as partes mostram resultado uma para a outra.

A equipe de trabalho

Muitas vezes quem acaba avaliando o colaborador são seus próprios colegas de trabalho, e com isso, avaliando, tendo dialogo, reuniões, a equipe consegue alçancar metas e objetivos impostos pela gerencia.

A avaliação 360 graus

A avaliação 360 graus é composta por todos que estão ao redor do avaliado, como chefia, gerencia, fornecedores,  acionistas, clientes externos e internos, equipe de trabalho, e com isso essa avaliação pode ser considerada a melhor, pois o avaliado irá receber resultado de todas as partes, e com isso melhorar o seu desempenho profissional, mas também é preciso saber com quem fazer, pois não são todas as pessoas que estão aptas a serem avaliadas de tal forma.

‘’Este se torna muito vulnerável se não tiver a mente aberta e receptiva  para o sistema.’’ (Idalberto Chiavenato: Gestão de Pessoas e o novo papel dos recursos humanos na organizações pag. 193) 

A avaliação para cima

É quando o colaborador avalia seu chefe, isso permite que a equipe possa alcançar ótimos resultados em relação as suas metas e objetivos, com o dialogo com o chefe é mais fácil para poder  exigir ferramenta de trabalho, novas lideranças, motivação para a equipe para se tornar um lugar agradável e de boa comunicação entre colaborador e chefe.

A avaliação de desempenho no Palácio da Comida

A avaliação de desempenho foi realizada com o objetivo de conhecer melhor  os colaboradores do Palácio da comida, afim de realizar promoções e transferências para os cargos tanto operacionais como gerenciais, com isso proporcionar feedback, diagnosticar necessidades,  corrigir falhas, identificar o colaborador com o seu cargo, e assim reorganizar os respectivos cargos.

Para se aplicar a avaliação de desempenho precisa-se saber a descrição de cada cargo, vide apêndice 01.

Após avaliar cada um dos cargos, os gerentes aplicaram a avaliação de desempenho com os cargos operacionais e os cargos operacionais aplicaram com os seus gerentes essa avaliação é conhecida como o Individuo e o gerente. Vide apêndice 2

Tabulação dos Dados

APÊNDICE 01 – Descrição de Cargos

Cargo Padeiro                                                                                                           CBO 8483-05

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (183.9 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com