TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AP II Organização do trabalho do docente

Por:   •  23/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 2

Pergunta 1: Conforme a abordagem ou tendência escolhida pelo professor, teremos diferentes implicações em sala de aula. Com isso vocês já perceberam também que o posicionamento sócio-político-educacional do professor influencia diretamente sua maneira de trabalhar com os alunos, na medida em que, de suas escolhas dependerá o sucesso na aprendizagem. Analise a tirinha abaixo e comente sobre o tipo de ensino aplicado neste caso. Qual a participação de Mafalda, como aluna? E do professor? Em qual abordagem estaremos nos apoiando ao trabalhar como no exemplo dado? Esta seria sua escolha pessoal? Por quê?

Resposta:

O tipo de ensino aplicado neste caso é o tradicional, onde a relação professor-aluno é vertical, o professor detém o poder sobre a metodologia, conteúdo, avaliação, forma de interação na aula, etc. O professor exerce o papel de mediador entre alunos e modelos culturais, sem interação dos conhecimentos entre alunos.

O papel do aluno é passivo e se limita a escutar e reproduzir os conteúdos de forma automática e sem variações, o que na maioria das vezes é considerado como indicador de que houve aprendizagem. Mas, a Mafalda espera mais, ela sente a necessidade de construir o conhecimento através da investigação, em ações impregnadas de finalidade.

Ao trabalhar na abordagem acima citada, o papel do professor está ligado à transmissão de certo conteúdo que é predefinido e constitui a existência escolar, e essa didática tradicional quase poderia ser resumida em “dar a lição” e em “tomar a lição”.

Trabalhar nesta abordagem não seria minha escolha pessoal porque acredito numa aprendizagem significativa, construída através de experiências pessoais, sabendo que cabe ao professor a orientação necessária para que os objetos sejam explorados pelos alunos, sem jamais oferecer-lhes a solução pronta.

Pergunta 2: Vamos refletir e discutir sobre a maneira como os professores estão atuando na era digital e na utilização de novas tecnologias no processo ensino aprendizagem.

Para tanto, sugiro que assistam ao vídeo “Tecnologia ou Metodologia”, para ilustrar seus comentários e sua opinião sobre o tema. O vídeo está disponível em http://www.youtube.com/watch?feature=player_derailpage&v=mKbEbKQZVQU

Resposta:

A utilização das novas tecnologias nas escolas proporciona encontrar meios para a construção de ambientes de aprendizagem significativos e contextualizados. É inevitável que para isso, o uso da tecnologia passe pela mudança de metodologias, e reforça a importância do professor no processo. O professor necessita de capacitação para o uso das tecnologias como ferramentas no processo ensino-aprendizagem.

Podemos verificar no vídeo apresentado, que o professor pede aos alunos a repetição automática dos dados que forneceu, num modelo de raciocínio elaborado, que correspondente à metodologia em que se baseia.

Sabemos que cabe ao professor a busca pela capacitação, mas também cabe às Instituições de ensino ofertá-las, pois o uso das tecnologias torna-se uma consequência de uma mudança de postura dos professores, que passam a compreender o potencial tecnológico para a construção de ricos ambientes de aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com