TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Grupo

Ensaios: Trabalho De Grupo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  7.733 Palavras (31 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 31

O INCENTIVO AO HÁBITO DA LEITURA NO

5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Viana Cleverson Ricardo

Oliveira Jean de

Miranda Valdenildo de Jesus

Sales Waldecir de

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar o desenvolvimento da leitura, sabe-se que é um processo contínuo que se desenvolve no ambiente escolar e familiar. Diante disso é que se resolveu desenvolver este trabalho propondo mudanças no que diz respeito ao ato de ler, criando estratégias que motivem os alunos do 5º ano do ensino fundamental adquirir o hábito da leitura. O tema deste trabalho é o incentivo ao hábito da leitura no 5º ano do ensino fundamental e a linha de pesquisa é docência nas séries iniciais. Justifica-se a realizar e desenvolver este trabalho, haja vista que muitos alunos já estão no final das séries iniciais e não tem o hábito de ler. Será que a escola tem desenvolvido o seu papel com eficácia? Quais são os motivos que levam o aluno a não se interessar pela leitura? Será que os pais estão incentivando seus filhos a praticar a leitura em casa? O objetivo deste projeto é desenvolver no educando o hábito de ler, através da parceria da escola com os pais. Este trabalho foi desenvolvido da seguinte forma. Foi apresentado aos alunos diversos tipos de literatura, onde os mesmos levaram o livro para casa e leram para os pais, após terem lido os alunos fizeram uma síntese do livro escolhido, que teve a assinatura dos pais no final. Os recursos necessários foram: livros da biblioteca da escola, papel, lápis, cadernos para anotar a síntese do livro, bolsas de TNT, confeccionados da escola para o aluno levar o livro e o caderno de anotação.

PALAVRAS-CHAVE: Incentivo 1. Hábito da leitura 2. Propostas Inovadoras 3. Parceria com os pais 4. Desenvolvimento da aprendizagem 5.

Abstract

Abstract This article aims to analyse the development of reading, it is known that is a continuous process that develops in the school and family environment. Before it is decided to develop this work proposing changes with regard to the Act of reading, creating strategies to motivate students in the fifth grade of elementary school to acquire the habit of reading. The theme of this work is to encourage the habit of reading in fifth grade of elementary school and the line of research is teaching in initial series. It is justified to carry out and develop this work, given that many students are already at the end of the initial series and does not have the habit of reading. Does the school has developed its role effectively? What are the reasons that lead the student to not be interested in reading? I wonder if the parents are encouraging their children to practice reading at home? The goal of this project is to develop in the student the habit of reading, through a partnership with school parents. This work was developed as follows. Was presented students with various types of literature, where they took the book home and read for parents, after having read the students made a synthesis of the book chosen, that had the signature of their parents at the end. The necessary resources were: school library books, paper, pencils, notebooks to jot down the synthesis of the book bags of TNT made the school for the student to take the book and the book of note. This work was developed as follows. Was presented students with various types of literature, where they took the book home and read for parents, after having read the students made a synthesis of the book chosen, that had the signature of their parents at the end. The necessary resources were: school library books, paper, pencils, notebooks to jot down the synthesis of the book bags of TNT made the school for the student to take the book and the book of note.

Key words: Incentive 1. Habit of reading 2. Innovative proposals 3. Partnership with parents 4. Learning development 5.

Introdução

Este projeto de ensino será desenvolvido no âmbito escolar e familiar. Sabe-se que a leitura é um processo contínuo que se desenvolve no ambiente escolar e familiar. Diante disso esse projeto propõe mudanças no que diz respeito ao ato de ler, criando estratégias que motivem os alunos do 5º ano do ensino fundamental adquirir o hábito da leitura. O tema deste projeto é o incentivo ao hábito da leitura no 5º ano do ensino fundamental e a linha de pesquisa é docência nos anos iniciais.

Justifica-se a criar e desenvolver esse projeto haja vista que muitos alunos já estão no final dos anos iniciais e não tem o hábito de ler. Faz-se necessário que a escola busque meios que promovam o educando, e que o aluno se instrumentalize para exercer sua cidadania e ter uma visão diferenciada dos demais.

Ao desenvolver o hábito de leitura contínua, tal processo favorece a reflexão crítica, imaginativa e desperta o interesse formando indivíduos capacitados.

Tal problemática tem levado a questionamentos: Será que a escola tem desenvolvido o seu papel com eficácia? Quais são os motivos que levam o aluno a não se interessar pela leitura? Será que os pais estão incentivando seus filhos a praticar a leitura em casa? O objetivo deste projeto é desenvolver no educando o hábito de ler através da parceria da escola com os pais.

Este projeto de ensino será desenvolvido da seguinte forma: apresentar aos alunos diversos tipos de literatura, onde os mesmos irão levar o livro para casa e ler para os pais, após ter lido o aluno fará um uma síntese do livro escolhido, que terá a assinatura dos pais no final da tarefa proposta.

Os recursos necessários serão: livros da biblioteca da escola, papel, lápis, cadernos para anotar a síntese do livro, bolsas de TNT disponibilizadas pela escola para o aluno levar o livro e o caderno de anotação.

A avaliação acontecerá durante todo o processo, através de observação e acompanhamento dos alunos pela professora e se houve ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.8 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com