TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Lutas

Monografias: Trabalho De Lutas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2014  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 2

Karatê

O kumitê (luta) do karatê shotokan acontece numa área de 8x8 metros, com duração de 1 minuto e 30 segundos a 2 minutos, não tendo divisão dos lutadores por peso3. A maior parte das lutas é decidida em poucos segundos, 80% dos combates acabam em menos de 50 centésimos4. Portanto, o karateca para desferir um golpe utiliza a força rápida, o metabolismo ATP-CP e depende de uma adequada tomada de decisão para efetuar o golpe eficaz5. Segundo Nakayama6, existem três maneiras do atleta de karatê fazer o ponto na disputa: 1º) atacar o oponente, 2º) esperar o ataque do adversário e antecipar a sua tarefa ofensiva com um golpe e 3º) defender o golpe e contra-atacar com uma técnica ofensiva eficiente.

A maioria dos pontos do karatê shotokan acontece através de soco, o kizami zuki e o gyaku zuki7. Essas informações são conclusivas na literatura do karatê8,9. Enquanto que os chutes que geram mais pontos são o mae geri e o mawashi geri1. Isso acontece porque esses chutes o karateca está de frente para o oponente e são golpes muito rápidos para desferir com o membro inferior.

Porém, existem poucos estudos desse esporte informando como ocorre a ação ofensiva, ou seja, através do ataque, por antecipação ou defendendo e contra-atacando10. Sabendo dessa lacuna, o objetivo do estudo foi determinar a ação ofensiva (ataque, antecipação, defende e contra-ataca) e o golpe que ocasiona ippon e waza-ari. Disponivel em (efdeportes.com)

Jiu Jitsu

As categorias de idade são definidas pela idade que o atleta completou ou completará no ano de

realização da edição de cada campeonato.

Nas categorias adulto, master e senior, não há limite máximo de idade, mas apenas limite mínimo.

As categorias obedecem aos limites de idade e tempo regulamentar de luta estabelecidos.

Cada categoria terá os atletas distribuídos em chaves.

As chaves funcionam em sistema de eliminação simples, onde o atleta perdedor em cada luta é eliminado e o vencedor passa à próxima fase de disputa da chave.

A única exceção ao sistema de eliminação simples é a chave de três (composta por apenas três atletas) disponivel em(http://www.cbjj.com.br/docs/regrasibjjf-1aedicao.pdf)

Aiquidô

Como muitas artesmarciais, o aikido é visto não só como

Um sistema de autodefesa,mastambémcomo ummeio de desenvolvimento humano (Figura 23). Atualmente, existem vários sistemas de aikido, mas o aikido tradicional não tem campeonatos, torneios ou concursos.

Para MoriheiUeshiba, o objetivo do aikido

não é a derrota dos outros,mas a derrota das características negativas que inibem a mente em cada um e que inibem o seu funcionamento efetivo (GOODMAN, 2000).

Oaikido é uma disciplina que procura não ir ao encontro da

violência com a violência, mas prefere olhar para a harmonização

e restrição de umadversário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com