TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Esportes De Lutas

Artigos Científicos: Trabalho De Esportes De Lutas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  1.409 Visualizações

Página 1 de 2

1) Qual a diferença entre lutas e esportes de lutas?

2) Qual foi a primeira necessidade do surgimento das lutas e como elas foram associadas posteriormente?

3) Qual é a origem do termo “arte marcial”?

4) Qual é o princípio mais importante do tratado de Sun Tzu, considerado o mais antigo tratado de guerra existente, que remonta à turbulenta época dos Estados Guerreiros na China, no século 1º a.C.?

RESPOSTAS

1. A luta em caráter esportivo pode ser definida como um combate corpo a corpo entre dois ou mais combatentes com o objetivo de vitória. Mais também pode ter significados variados luta por sobrevivência, onde uma pessoa enferma tenta sobreviver, luta contra a fome, luta por objetivos como terminar o ensino superior etc...

Esportes de Luta são a junção das artes marciais com os sistemas de combate propostos pelas instituições esportivas dos dias atuais. Era muito difícil, e até mesmo arriscado o praticante demostrar suas habilidades em uma prática com ausência de regras. Nos esportes de luta cabe à instituição definir regras tanto de combate como conduta além de qualquer outro detalhe relacionado, com o objetivo de assegurar segurança e igualdade a todos e o bom desenvolvimento da prática, sendo as categorias divididas por sexo, idade, peso e classes, para que exista equilíbrio entre os participantes.

2. A primeira necessidade da criação de práticas de lutas se deu basicamente em função da autodefesa e defesa de seus pertences e territórios. Posteriormente foram sendo associadas a manifestações como rituais (muitos de povos indígenas), ao preparo de guerreiros na Grécia e a atividades físicas na Europa.

3. Tem sua origem na arte da guerra. O termo é vinculado ao Deus da guerra, para os romanos Marte e na mitologia grega Ares. Nos dias de hoje o termo artes marciais tem como função definir os sistemas de combate de origem oriental e ocidental, com ou sem a utilização de armas de combate.

4. A imagem de Sun Tzu e a forma de um general que tem como maiores qualidades o segredo, a dissimulação e a surpresa. Seu tratado traz como mais importante o princípio: é melhor ganhar a guerra antes mesmo de desembainhar a espada. Muitas vezes, a vitória arduamente conquistada guarda um sabor amargo de derrota, mesmo para os próprios vencedores.

Nesse sentido, para alcançar a glória e o sucesso não se pode perder de vista os seguintes fatores: a doutrina, o tempo, o espaço, o comando, a disciplina.

Essa segunda passagem demostra as características firmemente defendidas por Sun Tzu que sempre foram marcas de sua doutrina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com