TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Marketing

Artigo: Trabalho De Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

O marketing político define ações e estratégias com o fim de formar uma imagem positiva de um candidato político. Através de diversos meios de comunicações são feitas promoções das mais diferentes formas.

A estratégia de internet utilizada pelo Barack Obama para se eleger em 2008, tornou-se um exemplo de como ações e ferramentas de marketing podem fazer a diferença também na política. Web site, redes sociais, vídeos para o YouTube, foram algumas das ferramentas utilizadas por Obama e sua equipe como propaganda do candidato.

O sucesso da sua campanha faz com que seu case seja replicado no mundo inteiro, inclusive no Brasil, onde há uma grande penetração da internet e das redes sociais.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.

2.1 CASO OBAMA

A eleição de Barack Obama no ano de 2008 foi um marco na história política dos Estados Unidos. Além de ter sido o primeiro negro eleito do país, ele demonstrou a importância de se adotar estratégias de marketing para uma campanha de sucesso. Obama utilizou a internet para atingir grande parte de seus eleitores, e teve grande competência para transformar cliques de computador em votos reais. Um de seus canais de comunicação foi a produção de vídeos no YouTube que geravam comícios cheios e, o que é mais importante, doações e votos.

Para entendermos melhor sua campanha devemos analisar de que forma ela foi feita e com quem, pois mesmo sendo um líder visionário, Obama contou com a ajuda de algumas pessoas. Uma delas foi Chris Hughes, rapaz de 24 anos, responsável por cuidar das estratégias de marketing na internet. Ele, juntamente com seus colegas de dormitório de Harvard, os jovens Mark Zucherberg e Dustin Moskovitz lançaram o Facebook. Um ano após, Hughes tirou uma folga do Facebook para organizar a web para Obama. Formado em historia e literatura, Hughes soube lidar com o lado humano das redes sociais, o que se traduziu em resultados concretos para a campanha.

A estratégia de internet utilizada pelo Barack Obama tornou-se um exemplo de como ações e ferramentas de marketing podem fazer a diferença também na política. Seu case tem sido replicado no mundo inteiro, inclusive no Brasil, onde há uma grande penetração da internet e das redes sociais.

A base dessa estratégia é o estabelecimento de um novo formato de comunicação, transformando cada pessoa em um protagonista, um formador de opinião, ficando por conta do político e sua equipe encontrarem esses formadores de opinião dando-lhes ferramentas necessárias para trabalharem a favor de sua campanha, foi basicamente isso que Barack Obama e sua equipe fez.

É importante destacar que o marketing digital eleitoral se diferencia dos meios tradicionais utilizados nas eleições. Isso porque as redes sociais exigem uma comunicação direcionada e interativa, além de um discurso focado para cada grupo específico. A campanha eleitoral do Barack Obama contava com uma equipe para produzir conteúdos específicos para cada grupo social, com o intuito de gerar uma conversa focada e direta com o internauta. Essa é a essência da comunicação através da internet.

2.2 PROMOÇÃO CASE GIRAFFAS

O giraffas é uma empresa que investe pesado em marketing, e a ferramenta de promoção que mais se encaixa no case da empresa é a de promoção de vendas. E dentro desse ramo da promoção de vendas o que mais está presente, são os prêmios e presentes, pois isso chama a atenção do cliente, na maioria das vezes ele não quer um desconto ou algo parecido, mas algo que vá lhe trazer outro tipo de satisfação, por exemplo: compre um lanche e ganhe uma sobremesa, e como a maioria das vezes as pessoas vão com seus filhos e ganham brinde também, é isso que o consumidor quer ser bem atendido e valorizado. Como cita no case a empresa realizou uma promoção que levou um casal para o camarote da Ivete Sangalo durante o carnaval, e essa experiência foi de grande valia porque atreves disso pode se verificar a relação do cliente com a marca, se encaixando na parte de concursos jogos e sorteios.

2.3 PROMOÇÃO CASE PORTO SEGURO

A porto seguro utiliza varias estratégias de marketing, uma delas é a promoção onde utiliza canais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com