TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Mecânica- Ferramentas

Trabalho Universitário: Trabalho De Mecânica- Ferramentas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  1.660 Palavras (7 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 7

Índice

• Introdução 2

• Objetivo 2

• Tipos de Ferramentas 2

1. Metais 2

2. Madeira 3

3. Eletricidade 5

• Máquinas Ferramentas 6

• Bibliografia 7

Introdução

O termo ferramenta deriva do latim ferramenta, plural de ferramentum. É um utensílio, dispositivo, ou mecanismo físico ou intelectual utilizado por trabalhadores das mais diversas áreas para realizar alguma tarefa.Ferramenta é qualquer instrumento que se usa para a realização de um trabalho. As ferramentas que operam em uma máquina são chamadas máquinas-ferramenta. Pequenas ferramentas a motor assemelham-se tanto a ferramentas de mão como a máquinas-ferramenta. Os dois principais tipos de ferramentas são as ferramentas para trabalho em madeira e as ferramentas para trabalho em metal.

Objetivo

O objetivo das ferramentas são auxiliar no trabalho, fornecendo mais facilidade na sua realização, pois com elas é possível realizar menos esforço e economizar tempo.

Tipos de ferramentas

• Ferramentas tradicionais para Metais

.

• Machado

Um machado é uma arma branca, ferramenta essa originária de outra arma branca, o martelo, sendo um martelo que tem pelo menos uma das extremidades amoladas e própria para o corte, sendo portanto um martelo concebido para o corte e derrubamento de árvores, e outras ações. Tradicionalmente, é construído mediante a fixação de uma cunha perpendicular a um cabo de madeira, podendo o cabo ser de metal, como extensão de seu corpo.

Por ser cunha mesmo mal amolado consegue fender pela transferência de energia. A técnica correta na utilização do machado como ferramenta de corte consiste em golpeá-lo em dois planos alternadamente com 15° entre estes, para que os cavacos possam soltar-se.

• Formão

Formão ou cinzel é um instrumento manual que possui numa extremidade uma lâmina de metalresistente muito aguçada em bisel, usado para entalhar ou cortar (madeira, ferro, pedra etc.), geralmente com auxílio de um martelo. Esse termo vem do latim popular arcaico "císellus": "cortar".

• Para Madeira

• Broca

Brocas são ferramentas cortantes utilizadas para fazer furos cilíndricos. São usadas através de uma ferramenta chamada berbequim (furadeira, no Brasil), que faz com que a broca gire e corte o material, perfurando-o. Existem vários tipos de brocas tipo H, N, W, brocas chatas que são usadas para perfuração de materiais rígidos a baixas profundidades, também existem brocas helicoidais que podem ter dois gumes de corte e um gume a mais que liga os dois gumes principais o gume secundário de corte.

• Lima

Lima é uma ferramenta manual ou mecânica formada por uma haste dura de aço com ranhuras, usada para desbastar outras peças, sejam elas de metais mais moles, como o alumínio ou o latão, ou de outros materiais como a madeira.

As limas são ferramentas de aplicação geral, freqüentemente utilizadas em combinação com serrotes e talhadeiras.

Existem vários tipos de limas, quer quanto à sua forma, quer quanto ao fim a que se destinam:

• quanto à forma, as limas podem ser chatas, paralelas, de meia-cana, redondas, quadradas ou triangulares, de forma a ajustarem-se à superfície sobre a qual vão trabalhar;

• quanto ao fim a que se destinam, as limas podem dividir-se em: bastardas, de segundo corte ou murças. As limas bastardas destinam-se a cortar uma grande quantidade de material excedentário. As limas de segundo corte destinam-se a fazer a aproximação à forma desejada. As murças destinam-se ao acabamento perfeito da peça trabalhada. As limas bastardas, possuem um intervalo entre os dentes superior ao da lima de segundo corte, sendo este intervalo menor ainda na lima murça. As limas para madeira, chamam-se usualmente grosas e o intervalo entre dentes é superior ao das limas bastardas. Existem limas especiais, de tungstênio e adiamantadas, de finíssima espessura, utilizadas na limpeza de platinados.

• Martelo

O martelo (do latim medievo pombas pretas, derivado das formas clássicas marculus ou martulus) é uma arma branca antiga, de madeira ou metal e uma ferramenta usada na indústria para se golpear objectos. Possui, conforme o uso ao qual se destina, inúmeros tamanhos, formatos e materiais de composição, tendo todos a característica comum do formato, que consiste de um cabo ao qual se fixa a cabeça através do alvado ou olho. Tem seu uso variado, indo do direito à medicina, da carpintaria à indústria pesada, da escultura à borracharia e do desporto às manifestações culturais.

Ao cabo do martelo, podem ser adicionadas correntes, sendo utilizado dessa forma em combate nas guerras antigas, bem como nas Olimpíadas da Grécia antiga, em uma prova de arremesso do martelo por homens e mulheres guerreiras, fazendo parte do chamado "pentaclo militar grego de Esparta", que envolvia o uso simultâneo do arco e flecha, do dardo e/ou lança, do disco de bronze (arma branca, de arremesso), do martelo e da esgrima (luta com a espada).

• Plainas

Plaina é uma ferramenta geralmente utilizada em carpintarias para nivelar e determinar a espessura das peças e para a sua fabricação1 .

Conforme o seu tipo as plainas podem fazer desde o desbaste grosseiro duma peça serrada até ao afagamento final.

Essencialmente a plaina consiste num corpo de madeira ou de metal com uma base plana que sustém

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com