TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Do Pedagogo Nos Espaços Educativos

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho Do Pedagogo Nos Espaços Educativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  1.110 Palavras (5 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 5

1. Instituiçõe Pesquisada:

Escola Arco - Íris

2. Tipo de Pesquisa:

Pesquisa de Campo

3. Procedimentos para Coleta de Dados:

Entrevistas e Observação Direta

A Escola Infantil Arco-Íris, Sistema de Educação Infantil, com antiga sede na rua Tenente Anastacio de Moura n° 838 - São Lucas – Belo Horizonte/MG, nasceu em fevereiro de 1981 com a finalidade de uma proposta pedagogica pautada no Educar. É uma instituição privada e atende alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Sua fundadora, atual diretora da escola, Leide Carneiro vem se especializando e buscando cada vez mais o seu desenvovimento e mudanças ocorridas na educação. O corpo docente era composto de 35 professores formados, na época, em magistério. Entre eles, as professoras Maria Lucia Alves Ferreira, nascida em 02/10/1957; Eliane Alves Coelho, nascida em 24/02/1962; Maria Laurita de Mendonça, nascida em 08/05/1961 e Vânia Lúcia Godinho, nascida em 15/11/1957. A escola está preste a completar 29 anos e reafirma a sua missão: contribuir para a formação de crianças objetivando indivíduos conscientes do seu papel de cidadão éticos, solidários e felizes.

A instituição de ensino, atualmente com sede à Rua Guaicuí n° 596 - Luxemburgo - Belo Horizonte/MG, possui um espaço físico amplo e bem estruturado, com 180 alunos na faixa etária de 02 a 06 anos de idade. É composta de 20 salas de aulas , 02 refeitórios, 01 sala de informática, 01 sala de video, 01 quadra esportiva, 01 playground, 01 piscina , 01 sala de culinária , 01 área para plantação de hortaliças, 01 área reservada para criação de peixes e coelhos e 01 sala de artes.

A Escola Infantil Arco-Íris se situa na missão de cuidar e educar, formando cidadãos críticos, reflexivos e participativos. Segundo a coordenadora da instituição, a Pedagoga Andréia Zica, a escola tem a concepção de que o currículo é o conjunto de dados relativos à aprendizagem escolar, organizados para orientar as atividades educativas, as formas de executá-las e suas finalidades.

O projeto político pedagógico é avaliado tanto no que se refere ao rendimento do aluno quanto ao desempenho do professor, acompanhando e registrando o desenvolvimento do aluno. O corpo docente se reúne para repensar questões como aulas monótonas e teóricas, o ritmo do aluno, em como utilizar o tempo para organizar todas as experiências oferecidas ao aluno considerando as questões de raça, sexualidade, cultura e diferenças.

O corpo docente da instituição, composto de excelentes pedagogos, participam ativamente da elaboração e discussão da proposta pedagogica. O coordenador pedagógico está sempre atualizado em pesquisa e bibliografia para orientar professores na busca de soluções. Planejar e coordenar projetos da área pedagógica e verificar o seu desenvolvimento. Avaliar em conjunto as ações didáticas, acompanhar o desenvolvimento pedagógico dos alunos em suas demais atividades em sala de aula, coordenar os processos de integração e adaptação dos alunos novatos, atender os pais através de entrevistas e planejar reunião de pais.

O coordenador também tem a função de acompanhar o processo individual dos alunos e contato com profissionais ( pedagogos, psicólogos, neurologistas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, e outros). Encaminhar o aluno a profissionais especializados, se necessário. Elaborar relatórios para registro do histórico do aluno e encaminhamento destes a profissionais especializados, quando necessário. Analisar e devolver a avaliação de desenpenho do professor, e verificar relatórios semestrais de desempenho do aluno.

Todos da Escola Arco-Íris , participam ativamente, dentro de suas atribuições, da realização dessa proposta que serão avaliadas sistematicamente, com objetivos de redimensionar as diferentes ações pedagógicas, quando necessário, de modo a atender de forma competente e dinâmica as exigências da sociedade moderna. É de responsabilidade da direção o acompanhamento de registro da assinatura no ponto diário.

É constatado, diante da pesquisa, que a aprendizagem das crianças é natural e a primeira coisa que se desenvolve é a formação do caráter da criança: o senso de verdade, da justiça, do companheirismo e da educação. Segundo os coordenadores das instituições, o discurso acerca da inclusão de pessoas com deficiência na escola, no trabalho e nos espaços sociais em geral, tem-se propagado rapidamente entre educadores, familiares,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com