TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Em Grupo

Casos: Trabalho Em Grupo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2013  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO EM GRUPO – TG

Aluno(s):

Andreía Paz de Almeida RA: 1130598

Corália Alves de Souza RA: 1130330

Maria Gilvonete Correia de Melo RA: 1120762

Marylande Cristina da Costa Silva RA: 1120734

POLO MIRAMAR - MACEIÓ /AL

2012

Resposta do TG (Trabalho em Grupo)

A leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano e é por meio dela que desenvolvemos a criatividade, a imaginação adquirimos cultura, conhecimentos e valores, sem contar que nos ajuda a familiarizar-se com o mundo da escrita, enriquece nosso vocabulário, dinamiza nosso raciocínio e a interpretação. Durante a leitura descobrimos um mundo novo e o habito de ler deve ser estimulado na infância para que o indivíduo aprenda que ler é algo importante e prazeroso.

Segundo LERNER (2002) ler é entrar em outros mundos possíveis. É indagar a realidade para compreendê-la melhor, é se distanciar do texto e assumir uma postura crítica frente ao que se diz e ao que se dizer, é tirar carta de cidadania no mundo da cultura escrita (LERNER, 2002, p. 73).

A criança percorre vários caminhos para ler, dessa forma a aprendizagem deve estar acima do processo e o papel do professor e escola por sua vez será o de mediar o conhecimento, valorizando seu contexto e assim propiciar situações na qual estes deveram aprender a ler, pois a aprendizagem é uma atividade interpessoal, articulada pela interação do aluno e do professor onde ambos trazem para a sala de aula seus conhecimentos, habilidades, valores e expectativas na construção do saber.

Mas para que isso venha acontecer, professor e escola devem buscar meios para garantir esse desenvolvimento de tal competência como: O professor ser um bom leitor e utilizar várias estratégias na prática da leitura. E escola deve propiciar diversidade textual, pois os alunos precisam compreender e conhecer outros gêneros para aprecia-los e utiliza-los quando necessário.

Portanto, sobre esse aspecto, SOLÉ (1998) revela: É preciso levar em conta que o propósito de ensinar as crianças a ler com diferentes objetivos é que, com o tempo, elas mesmas sejam capazes de se colocar objetivos de leitura que lhes interessem e que sejam adequados. O ensino seria muito pouco útil se, quando o professor desaparecesse, não pudesse se usar o que aprendeu (SOLÉ, 1998, p.101).

Sendo assim, nossa expectativa é estabelecer uma relação de afeto e de comprometimento com os alunos, pois não basta somente conhecer e ensinar precisa-se entender estimular e promover ao aluno uma parceria que atue como referência para os alunos caminharem na direção da autonomia leitora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com