TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Em Grupo

Dissertações: Trabalho Em Grupo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  1.162 Palavras (5 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

O mundo passou por transformações nas últimas décadas e foram necessárias, dentre várias opções, políticas econômicas e sociais para retomarem o desenvolvimento dos Estados nacionais capitalistas.

2 DESENVOLVIMENTO

Durante o Século XX, o Brasil e o mundo viveram momentos de grande destaque, como o pós-guerra e um difícil cenário político com a ditadura em vários países, inclusive o Brasil.

Ainda durante esse período iniciaram as discussões sobre a descentralização do poder do Estado brasileiro e o resgate do crescimento econômico do mundo capitalista.

Esse resgate se deu com a reestruturação capitalista da economia onde fábricas começaram a aumentar seus lucros com a diminuição dos empregados no momento que o desenvolvimento tecnológico avançava, substituindo o ser humano por máquinas capazes de produzir mais e melhor.

O Estado nacional inicia um processo de transformação no momento que é proposto a inversão da organização do desenvolvimento econômico que antes era de cima para baixo, ou seja, o planejamento era feito pelo Estado, porém com a nova proposta, os municípios passariam a assumir grandes responsabilidades nas tomadas de decisões.

O município possui um espaço territorial específico, utilizando-se de políticas próprias, com problemas e soluções sociais e econômicas determinadas. O Estado passa a ser:

“agente de desenvolvimento econômico, apontando quais os seus desafios recentes em face às transformações ocorridas na economia capitalista e do papel desempenhado pelos Estados nacionais (...)” (VITTE, 2006, p.78)

As políticas brasileiras são inúmeras eis que não só a União as promove, mas também os Estados e os municípios. Entretanto, podemos citar algumas como geração de emprego, isenção fiscal para empresas, programas de incentivo a educação e etc.

O desenvolvimento local possui políticas para estimular o crescimento econômico e social de um determinado território como:

“As de economia solidária, dos arranjos produtivos locais, dos sistemas locais de inovação, do desenvolvimento local integrado e sustentável (...)” (VITTE, 2006, p.79)

Para SWINBURN, GOGA e MURPHY o desenvolvimento econômico local tem como propósito

“construir a capacidade econômica de uma determinada área para melhorar sua perspectiva econômica e a qualidade de vida de todos. Este é um processo pelo qual os parceiros públicos, o setor empresarial e os não governamentais trabalham coletivamente para criar condições melhores ao crescimento econômico e geração de emprego.” (SWINBURN, GOGA e MURPH, 2006, p.01).

O Plano Diretor Urbano de nosso Município, Carlos Chagas-MG tem como preâmbulo o Desenvolvimento sustentável que não deixa de ser uma política do Município para promover o crescimento social, estrutural e econômico desde que utilize os recursos naturais com responsabilidade.

A Prefeitura Municipal de Carlos Chagas-MG possui ações em diversos campos, entretanto o setor agropecuário é o mais auxiliado, devido sua grande importância para a economia local, vejamos alguns exemplos:

1. A execução e acompanhamento do Programa Municipal de Mecanização Agrícola para pequenos produtores da comunidades;

2. Promovendo a assistência técnica aos pequenos produtores através de convênio com a EMATER-MG;

3. Auxílio no melhoramento genético dos bovinos com a utilização da inseminação artificial;

4. Possui convênio com o IEF (Instituto Estadual de Florestas) para a implantação do programa PROMATA (Projeto de Proteção da Mata Atlântica).

Além dessas, existem convênios com empresas locais para manutenção de estradas de terra, auxílio financeiro da prefeitura no único Hospital da cidade, projetos da cooperativa de crédito com os menores carentes na sua capacitação profissional, por intermédio da Fundação JFIRMO, a inclusão digital promovida pelo sindicato dos produtores rurais com os funcionários das propriedades rurais e seus filhos e etc.

A CDL (Câmara de dirigentes Lojistas) de Carlos Chagas promove palestras e cursos de capacitação, bem como promove seminários de melhoramento administrativo para seus associados.

A secretaria de desenvolvimento do nosso Município é administrada pelo Secretário Valmi Alves de Souza, Engenheiro agrônomo, tem como colaboradores técnicos Ronaldo Barreto de Souza (Técnico agropecuário), Paulo César Tomich Taroni (Técnico agropecuário), Luciana Carvalho Lima (Engenheira Florestal).

Esses e os demais funcionários da administração pública se deparam diariamente com diversas barreiras no plano de desenvolvimento local, como estradas, no período chuvoso, em péssimas condições para estudantes e escoamento da produção, município muito extenso territorialmente dificultando a assistência gratuita de certos profissionais, êxodo rural e falta da diversificação de outras culturas.

Potencialmente o município dispõe de várias vantagens como alta fertilidade da terra e água em abundância, bem como energia na grande maioria das propriedades. Um projeto que quando finalizado traria ainda mais desenvolvimento seria o asfaltamento da estrada que liga o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com