TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Em Grupo

Dissertações: Trabalho Em Grupo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  1.446 Palavras (6 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 6

EMPRESA FARMÁCIA ALCOBAÇA BIOFARMA

RAZÃO SOCIAL DA EMPRESA

Farmácia Alcobaça Biofarma Ltda-EPP

NOME FANTASIA

Farmácia Alcobaça Biofarma

LOCALIZAÇÃO

Av. Marechal Castelo Branco nº 532-B, Centro – Teixeira de Freitas-Ba

HISTÓRICO DA EMPRESA

Em meados de 1968, Antônio Palmeira Paraguassú Neto, mais conhecido como Seu Antoninho da farmácia Alcobaça, herdava de seu pai a farmácia Alcobaça, empresa estabelecida numa pequena cidade do interior da Bahia chamada Ibirapuã, onde havia apenas um funcionário.

Em 1973, como a cidade não oferecia uma perspectiva de crescimento, estava estagnado no tempo, ele resolveu apostar na cidade de Teixeira de Freitas, que era uma cidade próxima, com uma localização estratégica e estava em pleno desenvolvimento. E a demanda do mercado era favorável ao segmento de negócio em que atuava, pois na época não havia muitos concorrentes.

Em 2007, visando oferecer mais comodidade aos seus consumidores, houve então a fusão entre a farmácia Alcobaça e a farmácia de manipulação Biofarma, empresa a qual pertencia a uma das filhas do empresário, surgindo então a Farmácia Alcobaça Biofarma.

Em 2009, houve alteração no comando da empresa, onde Antônio Palmeira Paraguassú Neto passou a administração para as filhas Márcia, Climéria e Fabrícia, mas não se afastou definitivamente da empresa, dando consultorias e orientando-as nas dificuldades.

O maior desafio enfrentado na trajetória da empresa foi em 2009 com a Crise na Bolsa Imobiliária iniciada nos EUA desencadeando uma crise mundial, com isso afetando a indústria farmacêutica no Brasil, onde acarretou a redução no prazo de pagamento e o limite de compras dos fornecedores, diminuindo o capital de giro da empresa.

A solução encontrada pela administração da empresa foi abrir filiais, depois de uma minuciosa pesquisa de mercado em diversos bairros da cidade, onde a concorrência era menor, pois para a matriz que é localizada no centro, já existiam muitos concorrentes.

Hoje possui 03(três) filiais no mesmo segmento (farmácia) e 01(uma) de dermocosméticos (divisão na área de cosméticos da indústria farmacêutica) e possui 27 (vinte e sete) colaboradores. O projeto da administração atualmente é o aperfeiçoamento da gestão aplicada tanto na matriz quanto nas filiais, para melhor atender o mercado cada vez mais competitivo e exigente.

QUANTO AO SETOR PRODUTIVO

Esta empresa se enquadra no setor terciário, onde este corresponde ao comércio de bens e serviços, um setor que mais demanda mão de obra qualificada no mercado contemporâneo (Desde início da crise de 2008, setor de serviços avançou 11,6%, enquanto a indústria se expandiu apenas 2%, para um PIB total de 9,3%, segundo o site O Estadão). Pois esta desenvolve um grande trabalho varejista, atendendo a demanda e exigências dos consumidores teixeirenses.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

“A estrutura organizacional é um meio de que se serve uma organização qualquer para atingir eficientemente seus objetivos”. (Chiavenato, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração cap.8, pag. 167).

Com a Farmácia Alcobaça Biofarma não é diferente, pois a mesma tem sua estrutura organizacional diferenciada, onde sua diretoria está dividida em três setores e cada setor é administrado por uma sócia. Os setores são: administrativo, comercial e técnico. Havendo um problema em um destes setores, cabe a toda diretoria e os subordinados do respectivo setor, se reunirem na busca pela solução do mesmo. Deixando claro que: “em um dado problema, a palavra que tem mais peso será a da diretoria do setor que está pendente, pois esta estará mais apta para opinar ou decidir, já que é o setor a qual dirige e conhece mais,” ressalta Climéria, diretora administrativa e financeira. Todas tem mais de um subordinado, em setores e cargos diferentes; são estes: contabilidade, auxiliar administrativo, atendimento cliente, caixa, motoboy, visitador médico, supervisão laboratorial, laboratório manipulação, atendimento de manipulados e serviços gerais.

Apesar de ser uma empresa com mais de uma diretoria, todos os colaboradores tem liberdade para opinar ou criticar, e sempre são incentivados a produzirem mais, já que recebem bônus como recompensa.

Não deixando de acrescentar que apesar de ter uma diretoria consolidada, a empresa sempre é acompanhada pelos olhos aguçados do homem que contribuiu e testemunhou esta marca chegar ao porte em que está atualmente, o Sr. Antônio Paraguassú, mesmo estando ele afastado da direção da empresa.

Para exemplificar melhor, apresentaremos um organograma com a descrição de cargos que compõe a hierarquia da empresa:

QUANTO AO PORTE DA EMPRESA (DE ACORDO COM CRITÉRIO DO SEBRAE)

O Sebrae utiliza conceito de número de funcionários nas empresas, principalmente nos estudos e levantamentos sobre a presença da micro e pequena empresa na economia brasileira, para fins bancários, ações de tecnologia, exportação e outros.

• Pequena empresa:

I) na indústria e construção: de 20 a 99 funcionários

II) no comércio e serviços, de 10 a 49 funcionários.

A Farmácia Alcobaça Biofarma, portanto está classificada como Empresa de Pequeno Porte (EPP), pois possui 27 (vinte e sete) funcionários somando a matriz e suas filiais.

ESTILO DE LIDERANÇA EXISTENTE NA EMPRESA

Liderar significa dirigir, influenciar e motivar os empregados a realizar tarefas essenciais (STONER, FREEMAN, 1994, P. 7).

Apesar de ter uma liderança com hierarquia definida e que possa vir a transparecer que seja uma organização onde seus líderes são autoritários, pois esta é bem flexível quando se trata de adquirir novos conceitos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com