TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Em Grupo

Monografias: Trabalho Em Grupo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  1.942 Palavras (8 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO......................................................................................................3

2 FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL..............................................4

Fundamentos e Teoria Organizacional.....................................................................5

Fundamentos e Teoria Organizacional.....................................................................6

3 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL...........................................................6

Comportamento Organizacional...............................................................................7

4 HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE....................................................................7

Homem, Cultura e Sociedade...................................................................................8

5 COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM.........................................................................8

6 CONCLUSÃO........................................................................................................9

7 REFERÊNCIAS....................................................................................................10

1. INTRODUÇÃO

Com este trabalho temos o objetivo de apresentar algumas das ferramentas utilizadas na administração, neste caso, na gestão da empresa lojas Tanger, tais como: comportamento organizacional, homem, cultura e sociedade, comunicação e linguagem, fundamentos e teoria organizacional, são os temas abordados. Até que ponto teoria e prática se relacionam e confirmam que a análise e a eficácia destas interações são indispensáveis para o crescimento da empresa.

O desenvolvimento de uma organização depende das decisões tomadas pelo gestor, para fazê-lo da forma mais pró ativa possível, o administrador necessita de informação com qualidade, então a comunicação efetiva também se mostra indispensável.

Para isso é importante que ele conheça a fundo sua organização, como por exemplo, capacidade de produção, projeção de vendas, conheça também o mercado do qual a mesma faz parte, que esteja atento ao clima organizacional, como os colaboradores se relacionam com o público interno e o externo. Uma empresa é composta por diversos departamentos que precisam estar alinhados em seus objetivos para que os mesmos sejam alcançados.

2. FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL

Administrar é o “Processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos para alcançar os objetivos organizacionais” (Maximiano, 2004, p.33), então vamos conhecer um pouco da administração da Rede Lojas Tanger.

Sua história se iniciou em 1968, na cidade de Lins, quando a Loja Arapuã encerrou suas atividades na sessão de tecidos, confecções, cama, mesa e banho para seguir no ramo de eletrodomésticos. Na época dois funcionários, Edgar Domingues e Sussumo Sato, compraram a Loja de Lins e o estoque de tecidos e confecções. Em 1969, sua razão social foi alterada para Lojas Tanger Ltda.

Em seguida foi aberta na cidade de Bauru, no ano de 1970, outra filial. A partir deste momento iniciou-se sua expansão. Em 1974, um dos sócios vendeu sua participação na empresa. A partir daí foi criado um departamento de atacado que chegou a representar mais de 50% do faturamento da empresa.

As Lojas Tanger contam com 12 (doze) filiais distribuídas em 11 (onze) cidades do interior do estado de São Paulo e 1 (uma) no interior do estado do Paraná, em Londrina. Uma dessas 12 (doze) filiais se localiza aqui na cidade de Jaú.

Essa organização gera cerca 840 empregos diretos em toda sua rede. Na filial de Lins, por exemplo, são 70 colaboradores. A estrutura organizacional pode ser dividida em:

A filial conta com 1 (um) gerente, 2 (dois) coordenadores, 46 (quarenta e seis) colaboradores no setor administrativo e mais 21 (vinte e um) no depósito.

Ao gerente e coordenadores cabem as ações estratégicas, visando otimizar ao máximo a utilização dos recursos disponíveis para o desenvolvimento e crescimento da organização. Aos departamentos de vendas e cobrança, ficam as táticas, pois são de fundamental importância junto ao cliente, tanto no ato da venda quanto na negociação de pendências. Táticas eficazes garante que a empresa consiga se manter no mercado, através da fidelização de clientes e atinja os resultados esperados.

Já aos colaboradores do depósito, são responsáveis pelo operacional, pois são eles que realizam o processo de controle de estoque, entradas e saídas de todos os itens comercializados pela empresa.

A empresa Lojas Tanger é uma média - grande empresa, ou seja, sua receita operacional bruta anual é maior que R$90 milhões e menor que 300 milhões de reais e faz parte do setor privado. Algumas das ferramentas utilizadas na gestão da rede Tanger é a análise micro e macroeconômica, pois é a partir dessa análise que os gestores tomam as principais decisões, como por exemplo, o que será prioridade, investir ou cortar gastos.

A empresa também faz o uso de métodos quantitativos para projetar suas vendas em determinado período. Desta forma é possível desenvolver estratégias para alcançar os resultados estimados. Com essa informação também é possível medir quanto será necessário investir, ou seja, qual deverá ser seu volume de compra para abastecer os depósitos, evitando que sobre ou falte produtos nos estoques.

Avaliando a estrutura organizacional, é possível identificar que a rede Lojas Tanger se encaixa na teoria da administração por objetivos (APO), que é um conjunto de procedimentos pelos quais a administração superior e as gerenciais identificam as metas e estabelecem os compromissos que cada um deve assumir para conseguir alcançá-las. (Lacombe, 2006 p. 175) Assim temos:

• Missão

A missão de uma organização corresponde ao que esta se propõe a fazer e para quem, ou seja, a empresa descreve o que ela pretende oferecer ao mercado no qual está atuando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com