TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Em Grupo

Dissertações: Trabalho Em Grupo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 2

SERVIÇO SOCIAL – TRABALHO EM GRUPO - EDI

Questão: A violência ao idoso torna-se ainda mais preocupante se o acelerado crescimento da população de idosos, apesar de ser considerado fator positivo para a história do desenvolvimento da humanidade, não ocorre em consonância com a criação de medidas que visem garantir a qualidade de vida desses indivíduos. Ao contrário do que se imaginava, esse crescimento apontou problemas de ordem social, política e econômica, fomentando a criação e o desenvolvimento da violência. Quais as medidas que poderiam acabar ou diminuir com esses problemas tão alarmantes em nossa sociedade?

A violência entre seres humanos é uma prática usual desde os primórdios dos séculos, e que acabou se instalando como um fenômeno social “comum”; quanto mais vulnerável for este ser humano, como é o caso do idoso, mais propenso está de sofrer violência física ou psicológica. Infelizmente não acreditamos em quaisquer medidas que possam acabar com os problemas da violência contra os idosos, mas, sim, minimizá-la com o seu enfrentamento efetivo, começando dentro da própria família, o que requer atitudes, mudanças de comportamentos, e muitas delas já estão em vigência como por ex: Estatuto do Idoso, Conselhos Municipais/Estaduais do Idoso, Universidades para a 3ª Idade... Porém, é preciso ainda muita atenção por parte de toda a sociedade, de todas as entidades governamentais e não governamentais.

Assim, a identificação, as denúncias da violência contra o idoso precisam ser uma prática constante e sistemática, estabelecendo-se uma rede de enfrentamento, podendo-se utilizar os Programas de Saúde Familiar, os disque-denúncia, a imprensa falada e escrita. Para respaldar essa rede de enfrentamento: investimentos para a criação de casas-lares, cursos de capacitação para cuidadores, incentivos financeiros aos profissionais capacitados para atuarem em áreas de geriatria e gerontologia, sem se perder de vista a necessidade de ações de fiscalização dos serviços prestados aos idosos.

Porém, não se poderia deixar de registrar que as raízes da complexidade da violência, não só contra os idosos, mas contra qualquer ser humano, estão fortemente fincadas nas injustiças sociais, nos fossos existentes entre as classes econômicas, no descumprimento das garantias dos direitos humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com