TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Individual Unopar 5 Semestre

Artigos Científicos: Trabalho Individual Unopar 5 Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  5.005 Palavras (21 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 21

VERA ILMA RODRIGUES DA SILVA

PRODUÇÃO INDIVIDUAL – 5º SEMESTRE

Desenvolvimento Organizacional

Gestão por competência e empregabilidade

Planejamento de carreiras

PRODUÇÃO INDIVIDUAL – 5º SEMESTRE

Desenvolvimento Organizacional

Gestão por competência e empregabilidade

Planejamento de carreiras

O Trabalho elaborado sobre as disciplinas: Desenvolvimento Organizacional, Gestão por competência e empregabilidade e Planejamento de carreiras da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR.

Professores: Elisete Zampronio de Oliveira, Ana Céli Pavão, Claudia Cardoso Moreira Napoli e Mônica Maria Silva

BRASÍLIA / DF

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.......................................................................................................03

2 DESENVOLVIMENTO............................................................................................07

3 CONCLUSÃO ......................................................................................................18

4 BIBLIOGRAFIA......................................................................................................19

INTRODUÇÃO

A gestão por competências representa uma alternativa aos modelos gerenciais tradicionalmente utilizados pelas organizações. Propõe-se a orientar esforços para planejar, captar, desenvolver e avaliar, nos diferentes níveis da organização (individual, grupal e organizacional), as competências necessárias para alcançar seus objetivos.

A proposta da Gestão por Competências é compreender quais são as competências organizacionais críticas para o sucesso empresarial, desdobrá-las em termos de competências profissionais e desenvolvê-las junto ao quadro de funcionários internos. Trata-se de uma metodologia de gestão moderna, focada nos negócios, no mercado e no desenvolvimento profissional permanente.

A Gestão por Competências direciona sua ação prioritariamente para o gerenciamento da lacuna (gap) de competências eventualmente existente na organização ou equipe, procurando eliminá-lo ou minimizá-lo. A ideia é aproximar ao máximo as competências existentes na organização daquelas necessárias para a atingir os objetivos organizacionais.

Sob essa perspectiva, minimizar eventuais lacunas de competências significa orientar e estimular os profissionais a eliminar as incompatibilidades entre o que eles são capazes de fazer (competências atuais) e o que a organização espera que eles façam (competências necessárias), alinhada a um plano de carreira bem elaborado pela organização.

O plano de carreira irá contribuir para com a valorização dos profissionais da empresa, concebendo-os como um ser humano, ser bio-psico-social, que pensa e possui talentos, conhecimentos, capacidades, anseios e necessidades diversas e é capazde contribuir e muito com a empresa.

Os benefícios da empresa que possui plano de carreira implantado e implementado são inúmeros; dentre estes, podemos destacar a seleção interna de pessoal de forma mais consciente e, portanto, tendo mais chance de acerto na escolha, a intensificação do relacionamento da empresa para com o colaborador, além de conseguir que os funcionários atuem motivados, o que contribui não só com o desenvolvimento profissional, mas também com o desenvolvimento organizacional.

Gestão de Pessoas tem enfrentado diversas mudanças em torno de suas concepções, em decorrência dos acontecimentos nos cenários, econômico, político e social.Com o surgimento da sociedade do conhecimento e da informação, que tem se desenvolvido em ritmo crescente e acelerado, torna os desafios mais difíceis de serem superados por meio da gestão tradicional de pessoas, caracteristicamente técnico-funcional. Portanto repensar a gestão de pessoas, no sentido de mudá-la de uma gestão técnico-funcional, para uma gestão de pessoa humanitária, é fundamental e estratégica para o desenvolvimento das organizações, no sentido de os colaboradores agregarem valor à organização e se constituírem cada vez mais num importante diferencial, não apenas competitivo, mas também de sobrevivência no mercado.

Desenvolvimento Organizacional procura integrar o sistema técnico, isto é, o processo e as técnicas operacionais, com o sistema humano, que se refere ao comportamento psíquico-social do quadro de pessoal. Nesse contexto, se inserem os princípios de Hersberg da "fertilização ambiental", relativos aos estímulos que devem ser criadospela empresa para gerar a adequada motivação de seus funcionários, estimulando continuamente sua criatividade e produtividade.

O ideal para a organização é o sucesso. O sucesso é o resultado de um planejamento estratégico bem elaborado, de diretrizes consistentes e claras que determinam a missão empresarial, de normas e regulamentos flexíveis, elaborados com competência e racionalidade. O ideal, fixado como meta e objetivo, possibilita à organização enxergar ou ter uma noção do futuro, permitindo prever as mudanças e preparar-se para vencer os entraves e aproveitar as oportunidades, e assim criar, promover e se desenvolver. Para que o "Desenvolvimento Organizacional" aconteça de fato e adequadamente, é necessário que haja mudança de atitude, mudança no modo de pensar, e também uma revisão das crenças e da cultura organizacional.

O desenvolvimento organizacional auxilia as organizações a realizarem mudanças coerentes e planejadas e implantadas, pois a mudança organizacional constantemente é um reflexo das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com