TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Indústria Em Diversos

Por:   •  21/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.552 Palavras (11 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 11

Nome da escola

NOME DO ALUNO

Série

TRABALHO DE FÍSICA

Indústria 4.0

Cidade- Estado

ano

ÍNDICE

  1. Introdução ....................................................................................................................03
  2. Indústria 4.0 .................................................................................................................04
  1. Utilidade da Indústria 4.0 .......................................................................................04
  2. Setores que utilizam a Indústria 4.0 .......................................................................05
  3. A física na Indústria 4.0 .........................................................................................05
  4. Mão de obra ...........................................................................................................06
  5. Os impactos no mundo ...........................................................................................06
  1. A indústria 4.0 no Brasil ..............................................................................................08

a. Educação com tecnologia .........................................................................................08

  1. A indústria 4.0 em Vargem Alta ..................................................................................10
  1. Encontrando a tecnologia 4.0 no cotidiano ............................................................10
  1. Conclusão .....................................................................................................................11
  2. Referências bibliográficas ............................................................................................12
  3. Anexos .........................................................................................................................13

INTRODUÇÃO

   A indústria 4.0 nos mostra que é um grande erro pensar que a tecnologia se desenvolveu ao mais alto nível da indústria.

   Resumindo, é uma continuação das melhorias nas máquinas, processo que começou com a Primeira Revolução Industrial e nunca mais parou.

   Neste trabalho, vamos  explorar o mundo da Indústria 4.0 e seu impacto na vida de todos nós. O progresso tecnológico é inevitável, por isso não deve ser considerado algo ruim.

   Em vez disso, devemos tentar entender esse momento e, a partir daí, fazer melhor uso dos efeitos positivos e minimizar os efeitos negativos.

   Esse conhecimento é especialmente importante para gerentes e empresários.

   Afinal, na maioria dos casos, são eles os responsáveis ​​pela implementação do jornalismo na prática. Seja na linha de produção, nos processos internos da empresa, ou nos produtos e serviços comercializados.


INDÚSTRIA 4.0

   Também conhecida como a Quarta Revolução Industrial, a Indústria 4.0 é um novo conceito de indústria que engloba inovações tecnológicas, controle e tecnologia de informação usados no processo de manufatura. Isso significa que a mão de obra humana está sendo substituída cada vez mais. A tecnologia da robótica de hoje está projetada para desempenhar divcersas funções cada vez mais complexas, aumentando a produção e correndo menos riscos.

   Essa substituição resultou em um modelo chamado de fábricas inteligentes, tendo a capacidade e autonomia para agendar manutenções, prever falhas nos processos e se adaptar aos requisitos e mudanças não planejadas na produção.

   O termo industria 4.0 se originou a partir de um projeto de estratégias do governo alemão voltadas à tecnologia. Em 2012, eles apresentaram um relatório de recomendações para o governo alemão, planejando a implementação e desenvolvimento desse novo projeto. Então, em Abril de 2013 foi publicado na mesma feira um trabalho final sobre seudesenvolvimento.

Utilidade da Indústria 4.0

   A proposta da Indústria 4.0 é mudar a forma como produtos e serviços são gerados, ligando o “mundo real” ao “mundo virtual”. Por exemplo, os sistemas ciberfísicos facilitam a troca de dados em tempo real entre máquinas e dados, e permitem um gerenciamento mais eficaz de toda a cadeia de produção.

   Essa produção inteligente gerada pela Quarta Revolução Industrial conecta as diferentes etapas do processo com as partes interessadas (como clientes, fornecedores e parceiros). Para isso, foram crtiados seis princípios:

1. Tempo real: têm a capacidade de coletar e processar dados e tomar decisões qualificadas em tempo real.

2. Virtualização: Como os sensores estão espalhados pela fábrica, é recomendado que a fábrica inteligente seja virtualizada. Portanto, todos os processos podem ser rastreados e monitorados.

3. Descentralização: Uma vez que a máquina tem a capacidade de se autoajustar, avaliar as necessidades da fábrica em tempo real e fornecer informações do ciclo de trabalho, a própria máquina é responsável pela decisão.

4. Orientado a serviços: Este é um conceito em que o software é orientado para fornecer soluções como um serviço relacionado a toda a indústria.

5. Modularidade: Permite que os módulos sejam acoplados e desacoplados de acordo com os requisitos de fábrica, o que proporciona grande flexibilidade ao alterar as tarefas.

6. Interoperabilidade: pegando emprestado o conceito da Internet das Coisas, máquinas e sistemas podem se comunicar uns com os outros.

Setores que utilizam a Indústria 4.0

   O modelo da indústria 4.0 se expandiu pelas empresas do mundo todo. Porém, alguns setores estão sendo mais atingidos, como:

  • Construção Civil – Problemas causados ​​por baixa produtividade, má gestão e pouca durabilidade de materiais e resíduos são comuns, pois costumam causar grandes perdas. Portanto,o objetivo atual é desenvolver novas tecnologias construtivas, principalmente para investir em soluções de automação comercial, com o objetivo de evitar ao máximo a interferência humana.
  • Indústria Farmacêutica – No mercado farmacêutico, a Indústria 4.0 permite a automação dos processos da empresa. Essa vantagem leva a custos operacionais e procedimentos manuais reduzidos.
  • Fornecimento de Energia – Devido a inúmeras questões ambientais, muitas empresas precisam adotar uma gestão sustentável. Nesse sentido, o desenvolvimento de novas alternativas de fornecimento de energia tem como foco os modelos de energia renovável, pois ajudam a reduzir custos e protegem o meio ambiente.
  • Agroindústria – O mercado agrícola integrado é um dos maiores mercados do Brasil e, portanto, um dos mais desenvolvidos. Nesse sentido, são utilizadas ferramentas que auxiliam no aumento da produtividade e beneficiam a bioeconomia.

A Física na Indústrtia 4.0

   Na prática, os sistemas ciberfísicos funcionam da seguinte maneira: os sensores geram dados sobre funções específicas da máquina ou do sistema, e computadores e redes integradas monitoram os processos físicos. Essas informações são replicadas em ambiente digital e têm retorno imediato e contínuo, portanto, em uma demonstração em ambiente virtual ou atuador em ambiente físico, a conclusão pode afetar ambas as partes. É importante enfatizar que esses dados devem ser confiáveis ​​e seguros para que possam tomar decisões com um nível de risco aceitável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (492 Kb)   docx (487.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com